quinta-feira, novembro 25, 2010

Putin propõe juntar esforços para travar terrorismo e tráfico de droga na Ásia

A Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) estudam a criação de faixas de segurança anti-terrorista, anti-narcotráfico e financeira, declarou hoje o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Ao discursar na reunião dos chefes de Governo e de Estados dos países membros da OCX, que se realizou na capital tadjique, Putin sublinhou que a situação na região da OCX, e particularmente em torno do Afeganistão, exige da organização uma atenção constante para as questões da segurança, da luta contra a ameaça terrorista e o tráfico de drogas.

“Numa direção tão importante como o combate ao tráfico de droga, é necessário formar o mais rapidamente possível um mecanismo de cooperação, que inclua nele os países observadores e os parceiros de diálogo com a OCX, bem como outras estruturas internacionais que atuam na região”, acrescentou o dirigente russo.

Porém, ele sublinhou que as medidas administrativas e de força são insuficientes para essa luta.

“Uma condição importante do êxito é o desenvolvimento económico e social eficaz. Para isso é necessário realizar projetos concretos no campo das infraestruturas e energia, incentivar a cooperação em vários campos da economia”, frisou.

A OCX engloba países como a Rússia, China, Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguízia. O Irão, Índia, Paquistão e Mongólia são observadores e a Bielorrússia e o Sri-Lanka são parceiros para o diálogo.

A OTSC é uma organização militar que reúne países como Rússia, Bielorrrússia, Cazaquistão, Quieguízia, Tadjiquistão e Uzbequistão.

Na mesma reunião, Putin propôs aos parceiros da OCX a criação de um roteiro para coordenar ações nos próximos dez anos em áreas como a economia e o comércio.

O dirigente russo sublinhou o enorme potencial desses países como “corredores intercontinentais Norte-Sul e Ásia-Europa”.

6 comentários:

MSantos disse...

Putin a liderar e firmar alianças a Oriente, mas NATO, nada!

Cumpts
Manuel Santos

PortugueseMan disse...

Caro MSantos,

Mas se olhar não para a NATO, mas sim França e Alemanha, veja lá o nº de vezes que se têem estado a reunir nos últimos tempos.

Putin já está de novo com a Merkel.

As reuniões entre França, Alemanha e Rússia são uma constante.

As ligações não são só para o Oriente, agora que há muita gente que não goste de ver este eixo a crescer...

Pippo disse...

A Rússia é um país euroasiático, por isso tem sempre de orientar a sua Pol. Ext. para Ocidente e Oriente.
Ao assegurar o controlo do seu espaço asiático, a Rússia poderá dispensar a NATO de o fazer.

No fundo, só está a ser amiguinha :o)

MSantos disse...

Sem dúvida PM

E como o Pippo disse, a Rússia prima pelo movimento euroasiático continental contra o atlanticismo patrocionado pelos anglo-saxónicos.

Sobre isto ando para propôr ao JM a publicação de um texto, mas infelizmente continuo a lutar contra a escassez desse bem precioso que nos limita: o tempo.

Cumpts
Manuel Santos

Pippo disse...

... o tempo!... Um dos meus grandes problemas, quando tenho N coisas para fazer, tudo ao mesmo tempo!
Estou curioso para ler o que tem no prelo, MSantos, e para ler as críticas que lhe irão fazer, como já é hábito!

MSantos disse...

"MSantos, e para ler as críticas que lhe irão fazer, como já é hábito!"

Pippo, sejam elas válidas e honestas.

Quanto às outras, e infelizmente as habituais, trocá-las-ia para ter o tempo necessário.

Cumpts
Manuel Santos