domingo, dezembro 26, 2010

Dificuldades e beleza da chuva glaciar em Moscovo




As fotos foram tiradas e enviadas pelo meu amigo Andrei.

A chuva glaciar que atingiu Moscovo no sábado provocou o corte de energia elétrica nos arredores da capital, afetando cerca de 100 mil pessoas, o encerramento do aeroporto de Domodedovo e a perturbações nos transportes.
O corte de fornecimento de energia elétrica deve-se à rutura de cabos que não aguentaram o peso do gelo.
“Estão desligadas 72 linhas elétricas. Há várias estações que não funcionam. Nos arredores de Moscovo, neste momento, há cerca de 100 mil pessoas sem energia elétrica”, declarou à Ria-Novosti fonte da elétrica de Moscovo.
A falta de energia provocou o encerramento do aeroporto Domodedovo, um dos mais aeroportos internacionais de Moscovo, o que levou a que parte do tráfego aéreo esteja a ser desviado para o Sheremetevo.
Alguns comboios suburbanos circulam com grande atraso pela mesma razão. Em Moscovo, há árvores caídas e outras em risco de cair devido ao peso do gelo.
O chefe dos Serviços Sanitários da Rússia, Guennadi Onischenko, apelou aos moscovitas para ficarem em casa devido às ruas estarem escorregadias devido à camada de gelo existente.



“O melhor é ficar em casa com o mínimo de reservas de alimentos e não sair”, declarou ele aos jornalistas.



Segundo a Ria-Novosti, o número de pessoas que recorreram às urgências com traumatismos aumentou entre 20 a 30 por cento nas últimas 24 horas”.



A polícia de trânsito sublinhou que número de acidentes rodoviários não sofreu forte aumento, mas apelou aos automobilistas para que conduzam apenas em caso de necessidade e com o máximo de cuidado.



Segundo os meteorologistas, a chuva glaciar forma-se devido à diferença entre a temperaturas na atmosfera (a quilómetro e meio de altitude) e à superfície da Terra. Quando se registam temperaturas positivas na atmosfera, começa a chover, mas a água transforma-se imediatamente em gelo ao entrar em contacto com as temperaturas negativas cá em baixo.



Os serviços municipais estão a recorrer a produtos químicos e areia para derreter a camada de gelo que se formou nas estradas e passeios, mas a tarefa não é fácil porque caiu uma quantidade recorde de chuva glaciar: 22 milímetros nos últimos dias.



Os serviços de limpeza anunciaram que, num dia, retiraram das ruas da capital russa 270 mil metros cúbicos de neve.



2 comentários:

eleutério disse...

Isso é o "gololiod"?

Anónimo disse...

Até à Rússia já chegou esta chaga do acordo ortografico.