domingo, dezembro 26, 2010

A mulher do antigo patrão da petrolífera russa Yukos disse recear que Mikhail Khodorkovski seja condenado

A mulher do antigo patrão da petrolífera russa Yukos, Inna Khodorkovskaia, disse hoje recear que Mikhail Khodorkovski seja condenado e que continue preso até 2012, no processo cuja leitura da sentença será conhecida na segunda-feira.
"Não, não acredito [que Khodorkovski seja absolvido]. Não restam dúvidas de que o meu marido irá continuar na prisão até 2012. Depois [desta data] ninguém sabe o que irá acontecer", disse Inna Khodorkovskaia, em entrevista à revista Snob.
Em 2012 realizam-se eleições presenciais na Rússia. O atual Presidente, Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro, Vladimir Putin, prometeram tomar uma decisão conjunta sobre qual dos dois irá participar nesta corrida.
Na entrevista, Inna Khodorkovskaia considerou que Medvedev é “mais leal, mais flexível e menos duro, em comparação com o primeiro-ministro, que esteve envolvido no conflito [com Khodorkovski]”.
Para a mulher do antigo patrão da Iukos, “além de Putin, ainda há outros jogadores com um ódio ainda maior dentro deles", sublinhando que "Putin foi simplesmente infetado pelo ódio”.
A leitura da sentença do segundo processo contra Mikhail Khodorkovski e o presidente do grupo Menatep, Platon Lebedev, será lida na segunda-feira pelo juiz Victor Danilkin, do tribunal de Khomovnik de Moscovo.
Os dois empresários estão a ser julgados por “roubo de petróleo” e “branqueamento de capitais” e incorrem numa pena de mais de 14 anos de prisão.
Inicialmente, a leitura da sentença estava prevista para 15 de dezembro, mas o juiz adiou-a para 27 sem dar qualquer explicação.

Sem comentários: