terça-feira, dezembro 28, 2010

Diplomacia russa condena pressão ocidental no caso Khodorkovski

Михаил Ходоркрвский, 28 декабря 2010 года


O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia condenou, hoje, as declarações dos Estados Unidos e de alguns países da União Europeia a propósito da sentença do “caso Khodorkovski”, que começou a ser lida na véspera.
“A propósito das declarações feitas em Washington e nalgumas capitais da União Europeia sobre o julgamento de Mikhail Khodorkovski e Platon Lebedev, gostaríamos de sublinhar que se trata de uma questão da competência do sistema judicial da Rússia”, lê-se num comunicado publicado pela diplomacia russa.
Segundo ela, “as tentativas de exercer pressão sobre o tribunal são inaceitáveis”.
“O Presidente da Rússia sublinhou, numa entrevista recentemente dada aos maiores canais de televisão russos, que ninguém tem o direito de interferir com as prerrogativas dos órgãos judiciais”, sublinha-se.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia esqueceu-se de assinalar que o primeiro-ministro russo foi o primeiro a desrespeitar a opinião do Presidente Medvedev ao declarar que "o ladrão deve continuar na prisão" antes de ser lida a sentença.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia recorda que Khodorkovski e Lebedev são acusados de crimes graves como “fuga ao fisco” e “branqueamento de capitais conseguidos por via criminosa”.
“A propósito, nos Estados Unidos, esses crimes são punidos com penas de prisão perpétua. As opiniões sobre a justiça tendenciosa na Rússia não têm fundamento, os tribunais russos analisam milhares de processos que dizem respeito à responsabilidade de empresários face à lei”, acrescenta-se no comunicado.
A diplomacia russa conclui: “esperamos que cada um se dedique aos seus assuntos, tanto em casa, como no campo internacional”.
Na véspera, o Tribunal Khomovnik de Moscovo considerou provadas as acusações de “roubo de petróleo”, “branqueamento de capitais” e “crime organizado” por parte do antigo patrão da petrolífera russa YUKOS, Mikhail Khodorkovski, e do seu sócio, Platon Lebedev.
A leitura da sentença continua e os arguidos podem incorrer em penas de prisão até 14 anos.
Organizações russas e internacionais de direitos humanos consideram este julgamento “uma farsa” e uma “vingança” do primeiro-ministro Vladimir Putin em relação a um adversário político.
Espero enganar-me, mas começo a suspeitar que o fim da leitura da sentença ocorrerá no dia 31 de Dezembro para ter menos impacto na opinião pública.

17 comentários:

HAVOC disse...

Ladrão tem que continuar na cadeia!!!

Cadeia para este corrupto... Prisão perpétua sem fiança para Khodorkovski!!!

Anónimo disse...

Apoiado! E o mesmo para o maior criminoso e ladrão da Rússia, Vladimir Putin!

António disse...

quando um tribunal considera "provadas" acusações de actos que nem eram fisicamente possívels, está tudo dito.

Seja como for, essa retórica é oca, gasta e não leva a lado nenhum. O veredicto final virá dos investidores estrangeiros, que cada vez mais percebem que a Rússia não é de todo um lugar bom para investir. E, cá para mim, quem anda sedento de investimento estrangeiro e depois dá um tiro no pé deste calibre a mostrar a bandeiras despregadas ao mundo que o regime russo não tem um sistema judicial credível, ou é absolutamente estúpido ou está borrado de medo do réu. Cheira-me que são as duas coisas ao mesmo tempo.

António Campos

Anónimo disse...

Este tipo andava feito com a CIA.

O que é que ele esperava que o Putin lhe fizesse?

Teve sorte em ser julgado, porque o senhor Putin podia-se fazer faler dos seus boys e dos seus conhecimentos inerentes ao facto de ter sido umagente do KGB e este tipo poderia aparecer numa valeta de uma qualquer estarda na russia.


O ocidente faz o que os EUA lhe mandam.

António disse...

Pois, meu caro anómimo, na república das bananas que é a Rússia de hoje isso seria até bem provável. E só no aconteceu porque o Kremlin precisava de um exemplo para expôr na praça pública, tal como nos tempos medievais.

António Campos

HAVOC disse...

Anônimo....

Vladimir Putin bandido? Você está maluco? Tá bebendo umas caipirinhas?

O maior CZAR da história moderna ( VLADIMIR PUTIN - MEU ÍDOLO ) tem é que ser beatificado!!!

O Protetor dos animais, o Homem que deu aos pobres da Sibéria o que comer... O Homem que está reequipando as forças-armadas russas com o fogo que irá libertar o mundo desse caos geoestratégico provocado pelos falcões do Capitólio...

O mundo agradece o guarda-chuvas dos russos, e os russos agradecem o guarda-chuvas de PUTIN...

Caso vocês não saibam, o meu ROTTWEILLER se chama Putin!

E o MAGO irá voltar, nas próximas eleições para mais 8 anos de mandado... No final de seus dois futuros mandatos, a Rússia terá um GDP de US$ 8 trilhões e destinará uns US$ 700 bilhões para suas forças-armadas. Todo o arsenal nuclear será renovado, e a força-aérea russa contará com a seguinte ordem de batalha:

a) SU-50 FIREFOX ( Futuro nome do PAK-FA ): 387 unidades

b) SU-35BM SUPER FLANKER: 478 unidades

c) MIG-35 SNIPER FULCRUM: 567 unidades

d) SU-34 FULLBACK: 378 unidades

e) TU-160BM KILLER BLACKJACK ( versão modernizada e que irá substituir todos os TU-95 e TU-22m): 165 unidades

E ainda durante o seu mandato irá mudar a legislação para que permaneça no cargo por mais uns 40 anos.


QUEM VIVER VERÀ!!!

Anónimo disse...

O ALONE HUNTER VOLTOU!

Anónimo disse...

Prefiro ser julgado na Rússia do que nos EUA.

Que diga o Assange!

Pelo menos a Rússia não tem pena de morte!

Pedro disse...

Doutor Milhazes, para quando um tópico sobre musica?Ou outras artes?

É porque sobre economia, assuntos militares, querelas judicias, assuntos historico-ideológicos estamos bem servidos.

Para mim a Rússia é Super-Potência em Musica, arte, escrita, espectáculos, bailados e até cinema.
E raramente vemos tópicos sobre isso.

O que me diz de Joanna Bichevskaya? Esta Mulher (Com M Grande), tem uma voz estrondosa, e apresenta-se em palco sozinha com uma guitarra ao peito e canta com um poder indescritível.
Se fosse inglesa ou Americana todos se ajoelhavam em frente a ela. Já tinha ganho centenas de prémios e recebido honrarias de todo o lado.
Conhece a obra dela?

Que me diz da Orquestra e Coro do exercito Russo?Anteriormente designado de "Red Army Choir"? Simplesmente Fabulosos. Alma, Força, União, é o que se pode sentir ao ouvir as suas melodias(E não tem carga ideológica nem politica).
E os clássicos? Tchaikovsky, Sviridov, Shostakovitch, Prokofiev, Ippolitov-Ivanov, Glinka, Rachmaninoff e muitos outros. Isto significa algo para a cultura Russa. Bárbaros não são de certeza com tamanha quantidade cultura e criatividade.

Para quem gostar e estar interessado na Rússia ficara ainda mais interessado se ouvir as suas musicas. A sua Alma, a alma de um povo que já sofreu privações horrendas com guerras impostas pelo ocidente como o Napoleão e depois o Hitler.
Mas sempre conseguiu sacudir o agressor.

Ouçam as suas musicas e perceberão do que estou a falar.

Anónimo disse...

Quem pensar que a "democracia" Russa mudou não está no seu perfeito juízo. A ditadura Russa continua no seu melhor. Só que o Ocidente vergou-se perante o petróleo russo.

MSantos disse...

Caro Pedro

Sendo eu dos tais maluquinhos dos "assuntos militares, querelas judicias, assuntos historico-ideológicos" e falando contra mim mesmo, não posso deixar de concordar consigo. Há todo um lado cultural que está a passar ao lado.

No entanto quando o José Milhazes posta um artigo sobre esses temas mais culturais, os comentários e participações se o não são, são quase zero e as pessoas interessadas nestes temas também têm que participar.

Eu pessoalmente ando há anos para ler "Guerra e Paz", o épico de Tolstoi, mas esse maldito que nos desgasta e nos consome:...o tempo!
Muitas pessoas com a lotaria fariam tudo na vida, viajariam, festejariam, etc. Eu pessoalmente a primeira coisa que decidiria era alocar tempo para ler todos os livros da minha vida.

Referiu os coros do Exército Vermelho que apesar de português não posso deixar de me sentir tocado quando ouço a grandeza e a majestade daquelas vozes.

É como se toda a Rússia se unisse em uníssono a fazer tremer o resto do mundo.

Em 96 saiu um álbum, Cosmos (lá voltamos ao mesmo), de um grupo chamado CCCP que reunia esses mesmos coros.

Sempre que necessito de inspiração, motivação e de me elevar ponho o DVD a tocar.

Só encontrei duas, a principal:

http://www.youtube.com/watch?v=3M0lDHTanH8&feature=related

E esta que é bem forte:

http://www.youtube.com/watch?v=e0XEukgTLrQ&feature=related

Boas leituras e audições!

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

"Só que o Ocidente vergou-se perante o petróleo russo." O ocidente todo, não.



VCS EUROPEUS.

Pedro disse...

MSantos,

Não chamei maluquinho a ninguém ok?
E nem menosprezei os assuntos tratados neste excelente blog.
Apenas apelei a uma diversificação e na qual mais questões culturais seriam bem vindas.

Gostei muito dos videos que indicou.
E gostei da expressão "Fazem tremer a terra". É bem verdade. Algumas são da II GG, e algumas musicas eram tocadas antes das batalhas para dar moral aos soldados.
O Compositor Alexandrov se fosse Inglês já tinha várias estátuas por esse mundo fora.

Deixo aqui também aqui alguns exemplos do que eu gosto. Mas há muito mais. Aqui no meu PC já tenho Vários Gigas em MP3 de musicas Russas.

http://www.youtube.com/watch?v=mbtXT9I25TY

http://www.youtube.com/watch?v=N7zqfaiWV6M

http://www.youtube.com/watch?v=s4q-l4nwPEo

http://www.youtube.com/watch?v=p5V7y3iWF4M

Português men disse...

Em grande parte concordo com o FAB Flanker e já o disse aqui.

Apenas a Rússia poderá impedir o sionismo judaico de tomar conta do mundo.

Mas caro Fab o anónimo disse uma coisa que é verdade, o senhor kordorkovsi pelos vistos tinha ligações aos Rotchilds, basta por estas 2 palavras chave no Google para confirmarem:

Khodorkovsky rotchilds

Se tinha com os rotchilds e rockerfeller, tinha também com a CIA.

Basta por também no Google :

Khodorkovsky CIA.

Para se verem inúmeros documentos que comprovam a relação.

Basicamente este individuo estava a trabalhar para os senhores que querem implementar a nova ordem mundial, a ditadura mundial.

O czar Putin como diz o FAB esmagou-o.

A Rússia juntamente com a China são os dois países que impedem este facismo mundial com sede nos EUA, este senhor Khodorkovsky estava tentar minar o poder de Bush finaciando a oposição alinhado com os states, no fundo é um traidor à pátria.

Putin permitiu-lhe que ele construísse um império, e ele traiu putin e a Rússia, na minha opinião teve o que merece.

Obviamente que a U E que não é mais que uma construção dos imperialista dos EUA tinha que condenar, nem era de esperar outra coisa.

Foi-nos ensinado que a Rússia era nossa inimiga, neste momento os papeis estão invertidos, a Rússia é o maior aliado dos povos da Europa e do mundo contra esta ditadura e este facismo á ordem planetária que irradia dos EUA.

Eu não simpatizo nada com o comunismo, pelo contrário, nem com a URSS, mas a verdade é esta, neste momento o Putin e a Russia não são os inimigos dos europeus, muito pelo contrário, e cada vez admiro mais a obra de Putin, com os erros que também possa ter cometido.

Em Portugal precisavamos de um Putin, de um tipo que pegasse no pais, que liberta-se o pais das teias da maçonaria, que neste momento controla a politica e a justiça em Portugal, e que mete-se esses corruptos todos na prisão.

Putin não é mais que um Salazar Russo, e digo mais, começa a haver nas gerações mais jovens em Portugal, uma cada vez maior admiração por Salazar e pela sua obra.

Apesar desta esquerda anti-patriotica ter tentado manchar a imagem deste homem a verdade esta a vir ao de cima, e manisfesta-se atarves de concursos televisisvos como o que ocorreu em 2007 em que salazar foi considerado o maior Portugues de sempre.

Convem lembrar que este homem foi considerado o melhor gestor que Portugal já teve, deixou nos cofres do banco de Portugal 1700 tonelados de ouros, hoje restam 380.

Quando faleceu tinha 28 contos na caixa geral de depositos, tal como ele dizia, pobre filho de pobres,e acabou pobre.

Esta é a diferença entre o pais ser governado por patriotas ou por traidores.

Pedro Sousa disse...

Sinceramente não percebo este alarido todo em torno deste caso.

Penso que não nos devemos meter nos assuntos internos russos, e europa não tem que mandar postas de pescada.

Eles lá se entendem, este tipo se vai preso, e pelo que se vê não é por ter ido à missa no domingo de manhã.

Pelo que se vê estava feito com os americanos, e tal como diz um dos leitores, não lhe limparam o canastro para dar um sinal aos outros, para pensar a mensagem, se pisares o risco é isto que te espera.

Pedro Sousa.

Cristina disse...

http://www.publico.pt/Mundo/sao-miguel-khodorkovski-fantasma-e-prisioneiro-de-vladimir-putin_1473064?p=1

Feliz Ano Novo a todos!

xicoribeiro disse...

Nâo foi o Putin que se exprimiu sobre este caso antes de lida a sentença? Exigindo até a condenação utilizando para o efeito um proberbio sovietico?
Os juizes fizeram-lhe a vontade. A Russia caminha a passos largos para uma oligarquia tirana fundada na irmandade dos serviços secretos.