quinta-feira, dezembro 09, 2010

Fim do mundo não ocorrerá em 2012 devido a erupção de vulcões

A ciência desmente rumores sobre o fim do mundo em 2012 provocados por erupções vulcânicas em diferentes partes do mundo, nomeadamente na Kamchatka, declarou à Ria-Novosti um investigador do Instituto de Vulcanologia do Extremo Oriente russo.

Este cientista responde assim às numerosas “profecias” que correm na Internet sobre a erupção de todos os vulcões simultaneamente nesse ano.

“A actividade bastante previsível e bem estudada dos vulcões mais ativos da Kamchatka , tais como o Chivelutch, o Kliuchevski, o Bezimiani ou outros, não é atualmente superior à actividade registada durante todo o período das observações”, considerou Alexei Ozerov.

Ele sublinhou que a natureza das últimas erupções no Kamchatka e no mundo inteiro não pressagia nada semelhante ao fim do mundo.

“Nos últimos anos, registaram-se numerosas erupções no Kamchatka, mas isso não é razão para dizer que o seu caráter mudou ou mudará no futuro”, acrescentou o cientista.

Segundo ele, as hipóteses de grandes massas magma acumuladas nos vulcões e suscetíveis de pôr fim à humanidade são fortemente exageradas.

“Os boatos que correm sobre o fim do mundo estão certamente longe de corresponder à realidade”, frisou o vulcanólogo.

Segundo a agência Ria-Novosti, “investigadores, nomeadamente que trabalham no Hawai e Sidney, declararam que em menos de dois anos deverá ocorrer a erupção simultânea de todos os vulcões da Terra. Semelhantes erupções, que ocorreram há 10, 22, 30, 40, 49 e 60 milhões de anos causaram destruições catastróficas no planeta”.

Esses investigadores, segundo a agência, consideram que o aumento da actividade sísmica registada nos últimos anos, nomeadamente do vulcão islandês que paralisou o tráfego aéreo na Europa, lhes dá razão.

5 comentários:

MSantos disse...

Ora bolas!

2012 era óptimo para não termos de pagar a dívida.

Cumpts
Manuel Santos

Ricardo Rodrigues disse...

Toda esta paranóia pelo facto calendário maia terminar em 2012! logo o fim do mundo ocorreria em 21 de Dezembro de 2012...Enfim, o curioso é que nenhuma inscrição deixada pelos Maias sugira tal facto.

Cristina disse...

Reconheço que vivemos numa época complicada e que devemos estar preparados para a nossa própria morte ou para cataclismos que nos podem atingir.
Ainda assim, estas ideias do "fim do mundo" atingem todos os países,sendo na Rússia bastante frequentes, especialmente em tempos de crise e de mudança, os ânimos apocalípticos: lembro-me que no fim dos anos 80 havia uma série de gente a fugir para os Urais porque se falava que as grandes cidades iriam ser destruídas... As pessoas são muito sensíveis a estes medos generalizados, talvez devido à incerteza geral em que vivem e à falta de pontos de referência morais...

Carlos disse...

Fim do mundo é este governo socialista...

Oblonsky disse...

Que pena, hein..