Mikhail Khodorkovski, antigo patrão da petrolífera russa YUKOS, e o seu sócio Platon Lebedev só deverão conhecer a pena de prisão a que foram condenados no segundo processo no próximo ano.
Segundo as agências russas, se a sentença coincidir completamente com o texto da acusação, o juiz Victor Danilkin não deverá conseguir lê-la até ao fim deste ano.
A agência Ria-Novosti informa que, nas primeiras duas horas e meia de leitura, o juiz leu 80 páginas.
Konstantin Rivkin, advogado de defesa de Lebedev, declarou que a sentença coincide quase totalmente com o texto da acusação, que é constituído por 14 volumes com 300 páginas cada um.
Se o juiz mantiver a média de leitura de 1,8 páginas por minuto, necessitará de 39 ou 40 horas, sem contar com intervalos e pausas, ou seja, mais de uma semana de trabalho.
Neste caso, Danilkin não terá tempo de terminar a leitura até ao Ano Novo. Se tal acontecer, a leitura será retomada apenas a 11 de janeiro, pois na Rússia não se trabalha nos primeiros dez dias desse mês.
Mas já não restam dúvidas de que a sentença será condenatória, pois o tribunal reconheceu a maioria dos crimes de que Khodorkovski e Lebedev eram acusados.
O antigo patrão da petrolífera russa YUKOS Mikhail Khodorkovski e o seu sócio Platon Lebedev foram considerados culpados dos crimes de "roubo de petróleo”, "lavagem de capitais" e “associação criminosa”.
A acusação pede penas de 14 anos de prisão para Khodorkovski e Lebedev.
A polícia deteve pelo menos 20 das centenas de pessoas que protestam à porta do tribunal contra a sentença.
Khodorkovski e Lebedev foram condenados a oito anos de prisão em 2005 por “fraude” e “evasão fiscal”.
O segundo processo foi aberto pelas autoridades em 2006: Khodorkovski e Lebedev foram acusados de terem roubado mais de 200 milhões de toneladas de petróleo e de legalizar o dinheiro procedente de atividades ilegais.
Esta sentença acusatória era esperada depois da ingerência aberta de Vladimir Putin, primeiro-ministro formado em Direito,no funcionamento dos tribunais.
Lebedev lia um livro enquanto o juiz lia a sentença, apenas para aproveitar bem o tempo. Um dia negro para a justiça russa.
Volto aqui a repetir a minha opinião sobre este caso. Não considero Khodorkovski e Lebedev "santos", mas não posso saber que crimes eles cometeram na realidade, pois a investigação e a justiça não são independentes.
Além disso, há muitos outros oligarcas, políticos russos, amigos do primeiro-ministro russo que fizeram fortunas ilícitas, mas continuam em liberdade. Mais, continuam a ocupar altos cargos.
O Presidente Medvedev, em quem alguns viram um liberalizador, foi humilhado e até lançado no ridículo. Quem irá acreditar nele quando ele voltar a dizer que altos funcionários não devem comentar casos como de Khodorkovski enquanto o tribunal não ditar sentença?
9 comentários:
Completamente de acordo. Medvedev é um impotente politicamente. Daqui a um ano e pouco sairá do cargo sem história e sem glória.
Mais um passo no endeusamento e beatificação do Messias neoliberal.
Cumpts
Manuel Santos
Que interesses se movem em torno de Putin e Khodorkovski.
Ainda não percebi, mas devem tocar o fundo da máfia institucional russa.
O papel de Medvedev será o de um retrato na cena? Terá poder real (intriguista)?
"Mais um passo no endeusamento e beatificação do Messias neoliberal."
Não existe essa conversa mole de "neoliberal". Este homem não é nenhum santo. Cometeu crimes? Provavelmente. Mas um sistema mafioso e um país SEM PODER JUDICIÁRIO, como é o caso da Rússia, não possui autoridade moral pra manter esse cidadão preso.
Isso é mais uma prova de que Medvedev, apesar da retórica "legalista", é um frouxo que abaixa a cabeça ao Chekista que governa o país.
Porque vocês não olham nos seus próprios umbigos?
Medvedev fez história, um excelente mandato, equilibrado e real, dentro do que rege a boa conduta e transparencia...E Medvedev está só abrindo o caminho para mais um mandato triunfal do CZAR VLADIMIR PUTIN!!!
E essa história de a Rússia ser totalitária é história para boi dormir... O povo russo que diga isso! Qual é o índice de aprovação de Dmitry Medvedev? Façam um referendo na Sibéria, que irão saber... Pois nos últimos anos, o fracasso na política está vindo da Europa Ocidental e Estados Unidos!
Onde está Gordon Brown?
Vocês não estão vendo o que está acontecendo na Bélgica, capital da organização fantoche da América, NATO?
A Bélgica, vitrine da União Européia, não existe mais como país, dividido ao meio pelos FLANDERS e os WALLONIA...
Mas afinal de contas, quem dá a mínima para a Bélgica? Só é mais importante que Portugal, na Europa!
Amigos...
Quero compartilhar com vcs uma excelente notícia vinda de Pequim!!!
http://moraisvinna.blogspot.com/2010/12/prototipo-do-caca-de-quinta-geracao.html
"APRECIEM COM MODERAÇÃO"
Afinal o homem roubou ou não roubou?
Qual o papel que Medvedev devia desempenhar neste momento?
Por os amigos de Putin também terem roubado, deve absolver-se este?
Esperemos que um dia possa haver quem os julgue a todos.
Mas nesse momento os mesmos que hoje exercitam a propaganda contra este caso. Vão erguer de novo a voz clamando por justiça.
Enternecem estas alminhas piedosas.
Só não dizem de que lado estão.
"Mais um passo no endeusamento e beatificação do Messias neoliberal."
Você cospe no prato que o mantém.
Sempre com essa conversa do neoliberalismo. Isso já é doença, homem!
O que prefere? O comunismo?
Patético!
Provavelmente não sentirá os dramas humanos que vejo à minha volta nem a constante e crescente ameaça que eu pessoalmente sinto relativamente ao meu único meio de sustento tudo derivado das maravilhosas políticas dos últimos 20 anos.
E claro, a única alternativa é o comunismo. Maravilhoso!
Sendo patético não será difícil para si contra-argumentar racionalmente provando por A mais B que estou errado.
Sei que não vai responder porque para si bem como os que pensam da mesma forma, diálogo e tolerância são conceitos inexistentes.
Melhores cumpts
Manuel Santos
Enviar um comentário