sexta-feira, dezembro 24, 2010

Medvedev disse a Putin que estivesse calado

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, considera que nem ele, nem qualquer outro dirigente russo tem o direito de manifestar a sua posição face ao “caso Khodorkovski” ou a outro qualquer antes da sentença do tribunal.
Enquanto presidente, penso o seguinte: nem o presidente, nem outro funcionário tem o direito de revelar a sua posição sobre esse caso ou sobre qualquer outro até ao momento da leitura da sentença, sendo condenatória, ou abolatória”, declarou ele ao comentar o “caso Khodorkovski”.
Mikhail Khodorkovski e Platon Lebedev, ex-patrão da petrolífera russa YUKOS e seu sócio, foram condenados a oito anos de prisão em 2006 por acusação de “fuga ao fisco” e “lavagem de capitais”.
Actualmente, estão a ser julgados por “roubo de petróleo” e “branqueamento de capitais” e podem ser condenados a mais 14 anos de prisão. A sentença deveria ter sido lido na semana passada, mas foi adiada para 27 de Dezembro.
Entretanto, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, numa “conversa com o país”, transmitida pela televisão russa, declarou, a propósito de Khodorkovski, que “o ladrão deve continuar na prisão” e que “o tribunal tinha provado a culpa” antes de lida a sentença.
Os advogados de Khodorkovski e Lebedev assinaram então que as palavras de Putin são uma ingerência clara no funcionamento dos tribunais.
Trata-se de um aviso claro de Medvedev a Putin, resta saber qual deles é o mais forte e manda na Rússia. Neste sentido, a sentença poderá ser um momento da verdade”, declarou à Lusa, por telefone, uma fonte ligada à justiça.
Medvedev assinalou também que a justiça tem de ser igual para todos os homens de negócios.
É preciso trabalhar com provas para que a justiça não seja tendenciosa. É uma questão de provas. Se vocês as apresentarem, iremos trabalhar com elas”, disse ele, dirigindo-se aos entrevistadores.


2 comentários:

Cristina disse...

Finalmente um presidente russo a tentar respeitar a lei e a Constituição! Boa!
Agora vamos esperar pelo momento da verdade!
(que, ao que todos dizem, deverá ser é momento da mentira!)

eleutério disse...

Será que alguma vez saberemos a verdade?
A finalidade deste julgamento encenado escapasse, pelo menos a mim, observador inocente...