sexta-feira, dezembro 24, 2010

Medvedev minimiza revelações do Wikileaks

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse não recear as publicações da Wikileaks, pois, caso contrário, nunca iria à Internet, nem ligaria a televisão.
Eu olho de diferentes formas para o Wikileaks. Algumas coisas são curiosas, outras provocam espanto. Não tenho medo das publicações, os funcionários da secretaria de Estado (EUA) é que devem ter. Se eu tivesse receio do que escrevem sobre mim, jamais ligaria a Internet ou veria televisão”, afirmou ele numa entrevista a vários canais de televisão e rádio russos.
Porém, considera que a crítica do poder é um fenómeno positivo e que a publicação de telegramas secretos não se irá refletir nas relações entre Moscovo e Washington.
Os que tomam decisões devem compreender que nem sempre ouvem boas palavras a seu respeito... Mas está correto, porque o poder deve “apanhar ratos””, acrescentou.
No que respeita ao Wikileaks, isso não tem qualquer importância para as nossas relações com a América. Nós, primeiro, compreendemos quem lá fala e escreve e, segundo, as suas fontes são, fundamentalmente, jornais e televisões, ou seja, fontes abertas”, comentou.
Medvedev recordou a propósito uma anedota soviética: “um diplomata soviético foi recebido pela raínha de um país. Depois da audiência, ele escreveu um telegrama: “A raínha perguntou-me sobre os dissidentes. Tive de lhe puxar as orelhas...”
Cada um tem direito a um minuto de glória, incluindo embaixadores e funcionários diplomáticos, concluiu.
Em documentos publicados no Wikileaks, os diplomatas norte-americanos compararam o dueto Putin-Medvedev aos heróis da banda desenhada Batman-Roby, sendo o atual presidente apresentado como o subordinado do primeiro.


2 comentários:

Anónimo disse...

o poder deve apanhar ratos
que significa isso?
não será antes que não pode haver ratos no poder?
só que o kremlin está cheio de ratazanas, segundo ouvi de boa fonte...

Cristina disse...

Gostei de um artigo sobre Medvedev publicado na imprensa brasileira. Vai no sentido daquilo que tenho dito, que o presidente e Putin têm ideias bastante diferentes, embora nos primeiros anos isso não fosse evidente.
Ora vejam lá:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4860236-EI294,00-Medvedev+se+afasta+de+Putin+as+vesperas+de+ano+eleitoral.html