segunda-feira, dezembro 20, 2010

Presidente Lukachenko promete ao Ocidente um Wikileaks bielorrusso

O Presidente da Bielorrússia, Alexandre Lukachenko, que ontem foi reeleito num escrutínio contestado pelos opositores, prometeu hoje publicar documentos secretos sobre as ligações entre a oposição e o Ocidente.

“Eu ordenei publicar todos os materiais para que o povo veja os nossos parceiros ocidentais e a nossa dita oposição”, disse ele, numa conferência de imprensa para reagir às críticas dos seus opositores.

“Ainda não mostramos tudo. Vamos ver como irão defender-se os seus amigos, que estão por detrás dela (oposição)”, frisou.

“Alguns desses documentos devem estar nos arquivos com a classificação de “secreto””, acrescentou, sublinhando que “os documentos serão dentro em breve publicados nos órgãos de informação e num sítio chamado Wikileaks bielorrrusso”.

O Presidente Lukachenko fez duras críticas aos observadores da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa, que não consideraram o escrutínio democrático e transparente e criticaram as autoridades pela brutalidade com que reagiram aos protestos da oposição.

“Mas o que tem a ver o que aconteceu na véspera com as eleições?”, perguntou.

“É difícil dizer o que não fizemos para que as eleições fossem reconhecidas pela comunidade internacional… Nós alterámos a legislação eleitoral para agradar a OSCE. Por exigência dos amigos europeus, nós violamos as leis vigentes, por ordem deles”, afirmou.

“As eleições decorreram de forma digna, independentemente da avaliação que for feita delas”, concluiu o Presidente reeleito.

Sem comentários: