quinta-feira, dezembro 16, 2010

Serviços secretos não liquidam traidores no estrangeiro

Os serviços secretos russos não se dedicam à eliminação física de traidores no estrangeiro, declarou o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, numa “conversa em direto” com o país transmitida pela rádio e televisão.
“Os serviços secretos russos não utilizam semelhantes meios, eles degradam-se sozinhos”, disse Putin ao responder a uma pergunta sobre se deu alguma ordem de liquidação de traidores.
De acordo com o chefe do governo russo, “na era soviética, na era estalinista, não era segredo que existiam destacamentos especiais que cumpriam semelhantes tarefas: a liquidação de traidores. Esses destacamentos foram há muito eliminados”.
Putin adiantou que existem países, nomeadamente Israel, que possuem destacamentos desse tipo.
Durante a emissão televisiva Vladimir Putin afirmou ainda que a detenção de um grupo de espiões russos nos Estados Unidos, em junho, se deveu a uma “traição”.
“Um homem traiu os seus amigos, camaradas de luta, pessoas que sacrificaram toda a sua vida pela Pátria. E um animal trai essas pessoas. Como é que ele pode viver, olhar para os olhos dos seus filhos? É um porco!”, exclamou o primeiro-ministro russo, adiantando que "os traidores não têm futuro".
“Essas pessoas recebem trinta dinheiros que lhes ficam atravessados na garganta”, frisou, concluindo que “arrepender-se-ão mil vezes por isso”.
Questionado sobre “quem governa o país quando o Presidente Medvedev e o primeiro-ministro Putin dormem”, Putin respondeu com uma gargalhada.
“Nunca dormimos ao mesmo tempo!”, disse.
Vladimir Putin falava durante um programa em direto, transmitido por canais públicos de televisão e rádio, que durou mais de quatro horas e durante o qual os russos fizeram, segundo um anúncio oficial, mais de dois milhões de perguntas.



7 comentários:

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Tendo em mente o projecto do Bulava e todos os seus problemas, veja o que se passa por outras bandas:

With failed test, questions about U.S. missile defense

America has invested billions of dollars to develop, test and deploy a group of missiles called "ground-based interceptors" whose sole purpose is to knock down an incoming ICBM. Dozens of missiles are ready to be fired if the worst should happen.

But another failed test of the system Wednesday raises serious questions about whether the system is making the nation any safer...

...The whole program reportedly has a budget of about $10 billion a year. Each test, according to Ellison, costs about $100 million, including the $60 million to $70 million for each of the ground-based interceptors, or GBI missiles...


http://edition.cnn.com/2010/US/12/16/missile.defense.fail/index.html?iref=allsearch

India's test of nuclear-capable missile fails

India carried out an unsuccessful maiden test Friday of an upgraded version of its nuclear-capable, medium-range Agni-II ballistic missile, defence sources said.

The surface-to-surface "Agni-II plus" was fired from a mobile rail launcher on Wheeler Island off the coast of the western state of Orissa, but dropped into the sea shortly into its planned flight, the sources said...



http://news.yahoo.com/s/afp/20101210/wl_sthasia_afp/indiamilitarymissiletest_20101210070012

Todos têm os seus problemas e todos estão numa fase de testes. E cada teste custa muito dinheiro, seja a quem fôr.

MAS, não podemos considerar as coisas um fracasso, por existir problemas na fase de TESTES.

Anónimo disse...

mas quem é este portugueseman? o assessor de imprensa do Kremlin?

MSantos disse...

Caro PM

Esse é um dos muitos exemplos

Está a par do fiasco em que o F-35 se está a tornar? Estão a surgir problemas uns atrás dos outros. A manobrabilidade não é a desejada, a Lockheed Martin argumenta que nos cenários actuais é mais importante abater o inimigo fora de vista. Pois bem, a USAF descubriu a falácia deste pensamento à 40 anos atrás nos céus do Vietnam. Mudaram a estrutura da fuselagem de uam liga resistente de titânio para uma mais económica de alumínio. Agora estão a apaerecer fissuras mesmo em aparelhos com poucas horas de vôo. Entretanto estão a surgir planos de modernização dos F16 e
F18 além do recem relançado "Silent Eagle" tudo isto já a prever o falhanço do avião.

http://www.defenseindustrydaily.com/f-35-jsf-hit-by-serious-design-problems-04311/

Entretanto os problemas dos navios de desembarque amfíbio LPD "San António" agudizam-se o que no sector naval norte-americano é muito grave:

http://en.wikipedia.org/wiki/USS_San_Antonio_(LPD-17)

E claro, o maior fiasco de todos:

http://en.wikipedia.org/wiki/V-22

No caso indiano temos este com um monumental atraso:

http://en.wikipedia.org/wiki/HAL_Tejas

Nem vou falar dos chineses

Isto tudo para dizer que todos os países que desenvolvem equipamentos sofrem atrasos e problemas e a Rússia não é excepção.

Cumpts
Manuel Santos

Cristina disse...

Aqui está um bom exemplo de manobra de contra-informação.
Estava o JM a falar dos serviços secretos russos (um tema muito "quente" e muito "pouco conveniente") e vem logo o PortugueseMan, em manobra de distracção, afastar os leitores para o tema do Bulava e de outros mísseis...
O que muita gente quer é que não se fale das coisas importantes...

António disse...

Cristina, tens toda a razão. Mas eu já estou tão habituado a este lixo que nem reparo e passo à frente. Para mim, é ruído de fundo que se elimina facilmente com o botão de scroll no rato. Mas sim, para muitos será estática barulhenta que obscurece deliberadamente o conteúdo da mensagem principal. Uma pena.

António Campos

PortugueseMan disse...

Caro MSantos,

Sim, estou a par desses projectos com problemas.

Eu só aproveitei estes dois, porque ambos são situações recentes e ambos são mísseis, tal como o Bulava.

Dado que o JM, classificou o Bulava como um fracasso, estou a dar-lhe uma perspectiva de outras nações que também têm os seus projectos e que estes também têm problemas.

São coisas novas, caras, complexas e demoram tempo, muito.

Umas vingam outras não.

Da mesma forma que não se pode criticar o GLONASS, apenas porque um dos lançamentos ter dado problema, ou por um dos satélites de nova geração ter dado problemas.

Cumprimentos,
PortugueseMan

Pippo disse...

Na verdade, Cristina e afins, penso que não se trata de uma sórdida "manobra de contra-informação", como afirma, mas trata-se apenas do facto do PM querer discutir assuntos que o JM não coloca em relevo mais vezes.

Dado que não é o PM, ou o MSantos, a dar o mote para o início da discussão, só lhe resta fazer os seus comentários em "locais" inapropriados.

É a minha opinião, nada mais.