quinta-feira, janeiro 20, 2011

Oposição bielorrussa acusa autoridades portuguesas de tentarem bloquear aprovação de sanções contra Lukachenko

O principal sítio da oposição bielorrussa na Internet (charter97.org), acusou hoje Portugal de “tentar bloquear uma reação adequada da União Europeia às repressões monstruosas na Bielorrússia ao mais diversos níveis, desde o Parlamento Europeu ao Conselho da União Europeia”.
Segundo o charter97, “na Europa tem lugar uma verdadeira guerra por debaixo do tapete entre os adeptos de sanções duras em relação ao ditador que perdeu toda a vergonha e os que tentam fazer ‘lobby’ dos interesses do usurpador”, uma referência ao atual Presidente, Alexandre Lukachenko.
“Até a Itália, tradicional adepto do ditador, foi obrigada a recuar e apoiar a posição comum da Europa”, acrescenta.
Fontes das conversações citadas pelo sítio eletrónico da oposição bielorrussa afirmam que a Grécia e a Eslovénia, tal como Portugal, “também consideram que os negócios de sangue e o fechar de olhos às violações dos direitos dos bielorrussos são perfeitamente aceitáveis e apoiam a cooperação com o último ditador da Europa”.
O Parlamento Europeu apelou hoje à UE para a adoção de sanções contra Minsk devido à detenção de diversos membros da oposição e ao prosseguimento dos processos judiciais contra os candidatos da oposição às presidenciais.
Lukachenko acusou hoje a Alemanha e a Polónia de terem tentado afastá-lo do poder e admitiu a aplicação de medidas “muito duras” contra a União Europeia (UE) no caso de aplicação de sanções.



3 comentários:

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Uma olhadela à Ucrânia:

Antonov to boost plane production by 2.3 times in 2011

The Antonov Serial Plant state-run enterprise (earlier Aviant Plant) plans to produce nine planes in 2011 compared to the four planes made in 2010...

...Pidhrebelny added that in 2009 the company did not produce any planes...


http://www.interfax.com.ua/eng/eco/57975/

Repare, em 2009 a ANTONOV não fabricou um único avião!!

em 2010 foram 4 e este ano contam construir 9. Não é muito, mas para aviões vindos deste canto do mundo é bastante significativo!

Agora associe este crescimento com as mudanças políticas na Ucrânia, 2009 nenhum, 2010 o arranque...

O mais interessante a meu ver será perceber até onde a Rússia irá na questão da Antonov, que na minha opinião culminará mais tarde ou mais cedo com o seu controlo total.

E se ainda não o é, é porque a oposição ucraniana iria usar este argumento, para acusar o governo de estar a vender a riqueza ucraniana...

Luís Bonifácio disse...

O Lukachenko comprou dívida Portuguesa?

Marcelo Łukaczewski disse...

É lamentável que Estados fantoches dos nazis yankis insistam em se imiscuir em assuntos internos da NOSSA União Soviética.

Marcelo Łukaczewski