sexta-feira, janeiro 14, 2011

Proibição de Gata Borralheira transforma espetáculo em êxito

 Фрагмент спектакля "Новогодний коктейль для Золушки"


A peça “Cocktail de Ano Novo para a Gata Borralheira”, levada ao palco pelo Teatro de Drama e Comédia da Kamtchatka, tornou-se um êxito depois de uma tentativa de proibição por parte das autoridades locais.
Os dirigentes da Kamtchatka, no Extremo Oriente russo, ficaram particularmente indignados com a crítica feita no espetáculo à alteração dos fusos horários: o rei ordena fazer recuar o ponteiro uma hora para que a Gata Borralheira fique mais tempo no baile.
Em novembro de 2009, o Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, propôs a redução do número de fusos horários no país. No ano passado, a região da Kamtchatka deixou de passar para a hora de Verão, reduzindo assim de nove para oito horas a diferença em relação a Moscovo.
No dia 11 de dezembro, mais de três mil pessoas da região manifestaram-se contra essa decisão.
Mikhail Machkovets, antigo governador da Kamtchatka, acusou, no seu blogue, as autoridades locais de tentarem censurar o espetáculo, porque viram nele uma crítica ao Presidente Medvedev.
Segundo ele, a vice-governadora Irina Tretiakova assistiu à comédia no passado dia 07 de janeiro, ficou indignada com as “piadas” e abandonou a sala. No dia seguinte, foi dada ordem para suspender o espetáculo.
Arkadi Khoziatchev, ator que desempenha o papel de rei, declarou que foram feitas tentativas de “emendar o texto da peça” não só no que respeita aos fusos horários, mas também às críticas feitas em relação às obras no edifício do teatro que, na peça, aparecem como “obras no castelo real”.
“Foi feita chantagem aberta. Se não retirarem os relógios e a reconstrução, não receberão apartamentos, nem prémios. Mas, mesmo assim, nada receberemos! O teatro está numa situação miserável! Mas ninguém se acobardou! Os atores, mesmo sem falarem entre si, subiram ao palco e desempenharam os seus papéis sem cortes”, declarou à imprensa local Tatiana Artiomova, artista emérita da Rússia.
A pressão das autoridades locais provocou forte descontentamento na imprensa e opinião pública, o que obrigou o governador da Kamtchaka a abrir um inquérito para determinar responsabilidades.
Além disto, este incidente fez com que habitantes de outras regiões da Rússia queiram ver esse espetáculo.
“Ouvi falar desse espetáculo, iria vê-lo com agrado. Se ele vier a Ekaterimburgo, estarei lá”, escreve Iúri no sítio eletrónico do teatro.

1 comentário:

Cristina disse...

Muitos governadores na Rússia ainda são uma espécie de pequenos ditadorzinhos, que exigem que todos se curvem perante a sua inexpugnável autoridade, especialmente desde que Putin teve a brilhante ideia de estes deixarem de ser eleitos mas sim nomeados pelo chefe de Estado (formalmente são eleitos no Parlamento local, por proposta do Kremlin, mas isso é um mero expediente). Não é de admirar a censura de um espectáculo, à boa maneira soviética: afinal não estamos a falar da intelectualidade moscovita, muito mais independente, mas sim de uma longínqua província, quase ao pé do Japão, onde os artistas recebem ordenados irrisórios.
Agora a verdade é que, actualmente, com a Internet e as outras novas tecnologias, a sociedade civil tem muito mais hipóteses de protestar e de se fazer ouvir. Toda esta história me leva a pensar: por que razão se manterão nos povos os hábitos de autoritarismo, de controlo e de censura? Será que também nós, portugueses, com a História que temos, podemos correr esse perigo?