quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Faleceu Arnold Kalinin, primeiro Embaixador soviético em Portugal


 O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia anunciou hoje a morte de Arnold Kalininin, o diplomata que estabeleceu as relações diplomáticas entre a União Soviética e Portugal em 1974.
Segundo uma nota do MNE da Rússia, Arnold Ivanovitch Kalinin faleceu na capital russa após prolongada doença.
O primeiro diplomata soviético em Portugal nasceu em 1929. Em 1951, terminou o Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscovo, o principal centro de formação de diplomatas da URSS e da Rússia.
Entre 1969 e 1974, Kalinin foi Conselheiro da Embaixada da União Soviética em Cuba, de onde foi transferido para Lisboa a fim de abrir a representação diplomática soviética.
Portugal não reconheceu a revolução comunista de outubro de 1917, tendo rompido as relações diplomáticas em 1918. Elas só foram reatadas após o 25 de Abril de 1974.  
Depois de abandonar a capital portuguesa em 1982, Kalinin regressou a Moscovo, mas, no ano seguinte, passou a ocupar o cargo de embaixador da URSS em Angola, terminando a sua carreira diplomática onde começou, em Cuba.
Iulian Semionov, conhecido escritor e jornalista soviético, esteve em Portugal para cobrir as eleições para a Assembleia Legislativa entre Abril e Julho de 1976. No livro de memórias que publicou sobre essa viagem, escreveu: Arnold Kalinin fala brilhantemente bem espanhol e português, goza de respeito em Lisboa e os conselhos que me deu destacaram-se pelo conhecimento escrupuloso dos problemas e pela objetividade total”.
As autoridades soviéticas condecoraram-no com as ordens “Bandeira Vermelha”, “Amizade dos Povos”, bem como com as  medalhas “Por Trabalho Abnegado” e “Veterano do Trabalho”.
“A imagem de Arnold Kalinin, diplomata altamente qualificado, homem trabalhor, bondoso e aberto, ficará para sempre nos corações de seus colegas e camaradas”, lê-se na nota do MNE da Rússia.

Sem comentários: