segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Mikhail Gorbatchov faz duras críticas ao dueto Putin/Medvedev


O antigo Presidente soviético, Mikhail Gorbatchov, fez hoje duras críticas ao Presidente russo, Dmitri Medvedev, e ao primeiro-ministro Vladimir Putin, acusando-os de monopolizar as eleições presidenciais de 2012.

“Isso não me agrada. Não me agrada a forma como eles se comportam”, declarou ele, numa conferência de imprensa em Moscovo.

Segundo o pai da perestroika, “isso [a eleição do novo Presidente da Rússia] não é tarefa de Putin, é tarefa dos eleitores”.

“Mas será que não se pode eleger outro?” – perguntou Gorbatchov, e respondeu: “penso que há falta de humildade quando Vladimir Vladimirovitch [Putin] diz que se vai sentar com Dmitri Anatolevitch [Medvedev] e acordar qual deles se vai candidatar a presidente”.

“Isso é de uma vaidade incrível!”, exclamou.

O antigo dirigente soviético considerou que a Rússia se encontra a meio do caminho rumo à democracia, mas parou.
“Penso que não fomos além de metade do caminho. Temos um parlamento, tribunais, um presidente e um primeiro-ministro, mas são mais imitações, não há trabalho eficaz, principalmente dos tribunais e do parlamento”, frisou.
Gorbatchov considerou que o Partido Rússia Unida, do primeiro-ministro Putin, não passa da “pior cópia do Partido Comunista da União Soviética”, não excluindo a possibilidade de vir a criar um partido social-democrata.
“Tenho muita pena de os dirigentes atuais não serem muito atuais”, observou.
O político criticou também a forma como foi conduzido o processo de Mikhail Khodorkovski, ex-patrão da petrolífera Yukos, e do seu sócio Platon Lebedev.
“Acredito nela, acredito plenamente. Penso que isso deve ser alvo de investigação”, afirmou Gorbatchov ao comentar as declarações de Natália Vassilevna, funcionária do Tribunal de Moscovo que afirmou que a sentença de Khodorkovski e Lebedev, que os condenou a novas penas de prisão em finais de dezembro, não foi escrita pelo juiz do processo, mas por instâncias superiores.
“No caso Khodorkovski há muitas coisas que me deixam perplexo, tal como a vocês. Não foi feita uma avaliação justa e juridicamente fundamentada da forma como Khodorkovski fazia os seus negócios”, frisou.
Porém, concluiu: “mas se ficar provado que eles derramaram sangue, devem responder por isso”.

2 comentários:

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Um pouco mais de crescimento e modernização na Rússia num sector que também é muito importante, o sector automóvel a complementar as notícias que estão a sair acerca do investimento que a Ford vai fazer no pais.

A Boston Consulting Group prevê que a Rússia se torne no maior mercado europeu em 2018 e o sexto maior do mundo em 2020 estando já em 10 lugar no ranking.

Russian car market seen 6th largest by 2020 -report

"... Russian car market may become the world's sixth-largest by 2020, up from tenth currently, selling 4 million cars a year, on the back of foreign partnerships, modernisation and more local production, a consultancy said..."


http://www.reuters.com/article/2011/02/16/russia-autos-idUSLDE71F1MP20110216

São várias as fábricas que estão a ser modernizadas para produzir todos os modelos de automóveis que estão a ser prodzidos no país. Estão a ser importados novos métodos de fabrico. o conhecimento está a ser absorvido. Uma boa parte dos grandes fabricantes de automóveis já estão a construir na Rússia.

Os russos cada vez mais compram carros fabricados na Rússia, carros fabricados por trabalhadores russos. Estão a ser gerados milhares de postos de trabalho russos para poderem vender carros aos russos. Neste momento a maior parte dos carros vendidos na Rússia já são produzidos na Rússia.

Estamos a falar de centenas de milhares de postos de trabalho gerado e em fase de crescimento.

Se isto não é positivo, se isto não é crescimento, se isto não é modernização, então não sei o que é.

Pedro disse...

Não aprecio minimamente o Gorba!.

Penso que é um indivuo que juntamente com outros iluminatis mundiais conspirou para o establecimento da denominada Nova Ordem Mundial (Ou de forma mais encapotada a chamada Globalização).

O Mundo governado por um punhado de senhores multibilionarios escondidos será certamente um horror, uma tirania global, mas em que os tiranos estão por detrás nos bastidores a ditar politicas e depois temos um "Frontend" de politicos que repetem slogans na TV para as pessoas acreditarem que vivemos num mundo livre.
As rivalidades politicas são encenadas e esses senhores das trevas controlam todos os partidos politico.

GROTESCO.
Este individuo é mais uma marioneta desses senhores.
Se pesquisarem vão ver que na Rússia não é lá muito apreciado.
Claro é idolatrado no Ocidente.