domingo, fevereiro 13, 2011

No Cazaquistão, tal como no Sistema Solar, Sol há só um


A Comissão Eleitoral Central do Cazaquistão (CECC) registou, no Sábado,  a candidatura do atual dirigente do país ao cargo de Presidente, nas eleições presidenciais antecipadas de 03 de abril.
A candidatura de Nussultan Nazarbaiev, que dirige esta antiga república soviética da Ásia Central há mais de 20 anos, foi apresentada pelo Partido “Nur Otan” (Luz da Pátria).
Segundo a Constituição do Cazaquistão, podem candidatar-se ao cargo de Presidente os cidadãos cazaques que nasceram no país, têm mais de 40 anos e falem a língua cazaque.
O partido da oposição “Azat” apresentou o seu candidato: Bulat Abilov, mas deixou claro que ele só participará no escrutínio se este for realizado nos “prazos previstos na Constituição: dezembro de 2012”, se todos os candidatos estiverem representados nas comissões eleitorais de diferentes níveis, se tiverem igual acesso aos órgãos de comunicação social.
Mais quatro políticos: Ualikhan Kaisarov, Salim Oten, Mussagali Duambekok e Amantai kaji Asilbek, decidiram participar na corrida presidencial, mas dois já foral afastados pela CECC. Kaisarov não conseguiu passar no exame de língua cazaque e Asilbek nem sequer apareceu para fazer os testes.
O Cazaquistão é um dos Estados da Ásia Central que surgiu depois da queda da União Soviética. Situado na costa do Mar Cáspio e rico em hidrocarbonetos e minérios como urânio e ouro, esse país é considerado um dos mais estáveis da região.
Nazarbaiev, no poder desde a era soviética, tem realizado uma política externa equilibrada entre a Rússia e o Ocidente.
No campo da política interna, a oposição queixa-se de viver num país onde não se observam as normas democráticas, considera que as eleições antecipadas não passam de uma forma de eternizar o poder do Presidente Nazarbaiev.
Mas como dizia um deputado cazaque: "Sol há só um!"... Épico!

Sem comentários: