quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Presidente Medvedev ordena instalar novos armamentos nas Curilhas


A Rússia consolidará a sua presença estratégica nas ilhas Curilhas e instalará armamento moderno para garantir a segurança nessa região como parte do território nacional, declarou hoje Dmitri Medvedev.
“As Curilhas são parte inalienável do território russo e devemos consolidar aí a nossa posição estratégica. Também instalaremos nas ilhas armamento moderno para resguardar a segurança do país”, disse Dmitri Medvedev numa reunião com o ministro da Defesa, Anatoli Serdiukov, e com o titular da pasta do Desenvolvimento Regional, Victor Basarguin.
Anatoli Serdiukov respondeu que, até ao fim de ferevereiro, o Ministério da Defesa vai preparar um programa de rearmamento da divisão que está aquartelada nas ilhas da cordilheira das Curilhas.
Medvedev assinalou também que a consolidação da presença estratégica nas Curilhas não impedirá o fomento de boas relações com os países vizinhos.
“Mais, Moscovo convida os países vizinhos a cooperar no desenvolvimento das Curilhas sempre e quando não considerem isso uma ofensa”, acrescentou.
O Kremlin propôs ao Japão, na segunda feira, a criação de empresas conjuntas para o desenvolvimento das quatro ilhas disputadas, mas Tóquio recusou a proposta e voltou a exigir a sua devolução.

O diferendo sobre estas ilhas, conhecidas como Territórios do Norte do Japão, impede há 65 anos a assinatura de um tratado de paz entre os dois países.
Em 1956, a URSS mostrou-se disposta a devolver as duas ilhas mais meridionais do arquipélago (Habomai e Chikotan) em troca da assinatura de um tratado de paz, mas Tóquio recusou.
Essa proposta foi repetida após a queda da União Soviética, mas, agora, o Kremlin tenta pôr um ponto final nesta contenda.

Sem comentários: