sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Presidente Moçambicano continua a entreter com a "canção do ceguinho"


www.opais.co.mz

"Samora Machel foi barbaramente assassinado pelo Apartheid"

Sexta, 04 Fevereiro 2011 08:55 Redacção

Presidente da República não tem dúvidas
Samora foi o líder que foi porque respondeu ao chamamento da pátria, valorizando-se a si próprio e procurando, na auto-estima, a fonte de inspiração, de força, e a construção dum mundo melhor para si e para o seu povo
Intervindo no comício popular que ontem orientou em Xai-Xai, o Presidente da República, Armando Guebuza, afirmou numa passagem do seu discurso que “Samora Machel foi barbaramente assassinado pelo regime do Apartheid, nas colinas de Mbuzini, em território sul-africano”. Na verdade, não se trata de uma tese nova. No entanto, não deixa de ser curioso o Presidente da República continuar a reiterar e tomar esta tese como uma verdade acabada, na medida em que o mesmo encarregou o procurador-geral da República, Augusto Paulino, de dar continuidade às investigações sobre as reais causas que ditaram a morte de Machel, a 19 de Outubro de 1986. Ou seja, se é um facto que Samora foi morto pelo Apartheid, não faz sentido mandar investigar, sendo, sim, necessário que o Estado moçambicano desencadeie mecanismos legais e diplomáticos junto do governo sul-africano ou das Nações Unidas com vista a prender, julgar e punir severamente os responsáveis por este acto hediondo.
Refira-se que, logo após a morte de Samora Machel, Armando Guebuza foi a pessoa que chefiou a comissão de inquérito sobre as causas do despenhamento do Tupolev que acabou vitimando Machel e sua delegação. E os resultados desta comissão nunca foram de domínio público.
"Samora não seguiu o pré-destino"
No entanto, não deixa de ser verdade que o discurso lido por Armando Guebuza, ontem, tenha sido um dos mais bem elaborados e, por isso, mais emocionantes. Guebuza falou de um Machel que se recusou a que a sua biografia seguisse o curso que lhe fora pré-destinado, na medida em que, se tal tivesse acontecido, “ele teria nascido, vivido e morrido sem registo para posteridade, senão, talvez, na memória dos seus entes queridos, amigos (...) tudo estava traçado para frustrar o seu avanço. Todavia, Samora Machel contrariou, já naquela época, o roteiro que a implacabilidade da opressão e humilhação colonial impunham a todo o jovem africano com ambição. Pela sua tenacidade e sentido de propósito, desafiou não só o sistema de administração estrangeira, como também, e acima de tudo, o destino. Formando-se, ele, afirmou, da forma mais enfática possível, que ele não seria vítima do destino, mas, sim, dono da sua própria biografia, obreiro da sua trajectória de vida e narrador principal da sua história de vida”, disse Guebuza.
Numa nota de fecho, Guebuza disse que “Samora foi o líder que foi porque não deixou o seu talento e o seu potencial morrerem nas mãos da adversidade colonial; porque não deixou que as circunstâncias fossem donas do seu destino; porque respondeu ao chamamento da pátria, valorizando-se a si próprio e procurando, na auto-estima, a fonte de inspiração e de força, e a construção dum mundo melhor para si e para o seu povo”.
P.S. Como sou daqueles que já estou farto deste discurso infundado, defendo a abertura do processo aos investigadores. Se o Presidente moçambicano tem tanta certeza de que Samora Machel foi assassinado, que o prove. Ele dirigiu durante muitos anos as investigações, que publique os documentos. É mais cómodo ter um Presidente mártir, imaculado, mas a História não tem piedade, mais tarde ou mais cedo, a verdade vem ao de cima.

1 comentário:

PortugueseMan disse...

Caro JM,

A respeito do Glonass:

Mais duas empresas anunciam novos modelos para uso dos satélites russos.

Tiny receiver to connect to both GPS and GLONASS satellites

ST-Ericsson has launched tiny receiver (claims to be the smallest available) to be able to see both GPS and GLONASS positioning satellites, enabling mobile devices to deliver much faster and much more reliable location-based services.

Compared to GPS-only solutions, the combination of GLONASS and GPS technology dramatically improves positioning accuracy...

...The combination of GPS and GLONASS, will enable devices to retrieve positioning data from more than 50 satellites by the end of 2011...


http://www.eetimes.de/en/tiny-receiver-to-connect-to-both-gps-and-glonass-satellites.html?cmp_id=7&news_id=222905738&vID=209#


SkyTraq Introduces Low-Power High-Performance GLONASS/GPS Receiver

SkyTraq introduces S4554GNS-LP, a high-performance low- power GLONASS/GPS receiver...

...offering best-in-class performance among GLONASS/GPS receivers on the market...


http://www.spacedaily.com/reports/SkyTraq_Introduces_Low_Power_High_Performance_GLONASS_GPS_Receiver_999.html

O importante a reter aqui é que a industria de sistemas GPS está a investir fortemente para incluir o GLONASS nos seus equipamentos. São várias as empresas com notícias semelhantes e que mostra a indústria acredita no sistema, pois ele é uma realidade e está devidamente financiado e garantido pela Rússia.

Este ano e o próximo deveremos começar a ver uma "explosão" de equipamentos com capacidade de lidar com os dois sistemas.

O sistema não está no papel, o sistema está activo e a um mero passo de estar 100% concluido e quem está no ramo, sabe disso.

Quer comparar com as últimas notícias do sistema europeu? com vários anos de atraso? a última notícia é que está ainda mais caro e ainda nem arrancaram...

Europe defends 'stupid' Galileo satellite

...Previously estimated to cost 3.4 billion euros, the European Commission said an extra 1.9 billion euros was needed to complete the constellation of satellites, raising its price tag to 5.4 billion euros ($7.2 billion)...


http://www.spacedaily.com/reports/Europe_defends_stupid_Galileo_satellite_999.html

Um aumento de mais de 50% (!!) nos custos previstos.

Quer fazer uma comparação entre os dois sistemas? o russo e o europeu?