terça-feira, março 15, 2011

Eleições regionais dão vitória ao Partido Rússia Unida


O Partido Rússia Unida, dirigido pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, venceu nas 12 regiões da Rússia onde ontem se realizaram eleições regionais.
A Federação da Rússia é constituída por 85 repúblicas e regiões e, no domingo, realizaram-se eleições nas regiões de Nijegorod, Kaliningrado, Tver, Kirov, Kurski, Orenburg, Tambov, Repúblicas dos Komi, Daguestão, Adigueia, Círculo Autónomo de Khanta-Mansiisk e Tchukotka.
Segundo dados preliminares, essa força política venceu os escrutínios com percentagens situadas entre os 40 e 70 porcento.
“Nas eleições da véspera, a afluência às urnas foi bem maior do que em anos anteriores. Isso é prova da estabilidade política no país. Os eleitores confiam neste sistema, sentem-se num Estado com um sistema político estável”, comentou Boris Grizlov, um dos dirigentes da Rússia Unida.
Porém, a oposição chama a atenção para o fato de, não obstante as numerosas violações da lei eleitoral, o Partido Rússia Unida ter conseguido maioria absoluta em 7 das 12 regiões onde se realizaram as eleições.
“Nós tivemos de enfrentar nestas eleições uma situação em que a Rússia Unida e os seus candidatos utilizaram todas as tecnologias sujas nos últimos 20 anos”, declarou Guennadi Ziuganov, dirigente do Partido Comunista da Federação da Rússia.
Porém, Vladimir Tchurov, presidente da Comissão Eleitoral da Rússia, respondeu que “as eleições decorreram com uma grande atividade da parte dos eleitores e foi acompanhada de uma aguda luta política que, no fundamental, teve lugar no âmbito da lei”.
Nos parlamentos regionais estão também representados o Partido Comunista da Federação da Rússia, que ficou em segundo lugar na maioria das regiões, o Partido Rússia Justa, o Partido Liberal-Democrático e o Partido Partriotas da Rússia.
Os líderes da Rússia Unida viram neste escrutínio um “ensaio” das eleições parlamentares de dezembro de 2011.

Sem comentários: