terça-feira, março 15, 2011

Novo compêndio de português para russos publicado na Rússia e Portugal



A Editora russa Filomatis acaba de lançar um manual “Português para Principiantes” que pretende colmatar algumas falhas no ensino da língua portuguesa na Rússia.
O manual, com uma tiragem de 3 000 exemplares, foi escrito por Galina Petrovna, professora de português no Instituto de Relações Internacionais de Moscovo (MGIMO), e João Mendonça João, leitor do Instituto Camões na Rússia.
“Trata-se de um manual elaborado em conformidade com os padrões europeus, tem um novo formato, mais atrativo, que contrasta com a austeridade dos manuais semelhantes anteriores publicados na Rússia”, declarou à Lusa João Mendonça João.
O leitor do Instituto Camões sublinha também que “o manual não contém textos ideológicos e políticos”, numa alusão ao fato de os manuais soviéticos de português estarem cheios de textos sobre “os êxitos da União Soviética” e “a luta do Partido Comunista Português pelos interesses dos trabalhadores”.
“Além disso -, continua João Mendonça João, - o manual é acompanhado de dois CD’s com diálogos e exercícios. Os diálogos foram gravados por portadores da língua”.
“Penso que se trata do primeiro manual elaborado na Rússia com o contributo de um nativo da língua”, concluiu.
O manual, que foi publicado com o apoio do Instituto Camões, da Fundação Gulbenkian e da empresa russa Rino Terra, irá custar cerca de 20 euros na Rússia.
Os autores disseram à Lusa que o manual também entrará no círculo livreiro português, desconhecendo-se a data do aparecimento nas livrarias.

Sem comentários: