quinta-feira, março 24, 2011

Ex-embaixador russo na Líbia acusa Presidente Medvedev de trair interesses da Rússia

Vladimir Tchamov, embaixador russo em Tripoli que foi afastado do cargo na véspera da votação de sanções contra a Líbia no Conselho de Segurança da ONU, acusou o Presidente Dmitri Medvedev de ter traído os interesses da Rússia ao deixar passar as sanções.
A imprensa russa tinha escrito que Tchamov enviara uma carta a Medvedev, onde o acusava de “traidor” dos interesses nacionais, o que levou o Kremlin a afastá-lo imediatamente do cargo.
Hoje, numa entrevista ao diário Moskovski Komsomolets, Tchamov repete as acusações: “Eu escrevi um telegrama onde sublinhei que represento os interesses da Rússia na Líbia. Os nossos países, nos últimos tempos, estavam concentrados numa estreita cooperação e não é do interesses da Rússia perder semelhante parceiro”.
“As empresas russas assinaram contratos vantajosos no valor de dezenas de milhares de milhões de euros, que podíamos perder e perdemos. Em certo sentido, pode-se considerar isso uma traição aos interesses da Rússia”, declarou.
Tchamov está mais próximo da posição do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que considerou “defeituosa” a resolução do Conselho de Segurança da ONU e chamou “cruzadas” à operação militar da coligação internacional.
Segundo Tchamov, Khadafi poderá resistir mais três ou quatro meses, enquanto durarem as reservas de alimentos.



2 comentários:

anónimo russo disse...

O mais importante é Medvedev não seguir o triste caminho de Gorbatchev. Provavelmente, ele quer deixar rasto na história da Rússia, mas tentar agradar aqueles tubarões "democraticos" não é uma boa ideia, ao meu ver. Quando for preciso, vão o engolir sem muitos remorsos. È engraçado, mas, provavelmente, Putin já experimentou isto. È que no início da sua presidéncia ele tambem ajudava EUA no Afeganistão depois do 11 de Setembro, queria ficar um aliado, um amigo etc. Mas, em troco, algum tempo depois, a Rússia teve o conflito com a Geórgia. Não vale a pena esquecer as lições do passado.

J.BRASIL disse...

Não se perde contratos de negócios legais. Tribunais mundo afora estarão sempre prontos para examinar a pendenga. Contratos por contratos também perderam italianos, franceses, ingleses, se a questão for resumida.

O embaixador está com patriotada, ou com interesses particulares feridos.