sábado, março 12, 2011

Partido Rússia Unida pretende obter maioria absoluta em todas as eleições regionais


Os eleitores russos irão escolher, no próximo domingo, 12 parlamentos regionais e os presidentes da câmara de nove capitais regionais, podendo esse ato eleitoral ser visto como um ensaio das parlamentares previstas para dezembro próximo.
A Federação da Rússia é constituída por 85 repúblicas e regiões.
O Partido Rússia Unida, do primeiro-ministro Vladimir Putin, pretende conquistar mais de 50 por cento em todas as regiões.
“Tal como anteriormente, nós lideramos com grande vantagem em todas as regiões. Hoje, a nossa liderança é indiscutível”, considera Andre Vorobiov, um dos dirigentes dessa força política que controla o Parlamento da Rússia.
Porém, as restantes forças políticas que se encontram representadas no Parlamento da Rússia, queixam-se da pressão sobre os seus candidatos e de violação da lei eleitoral.
“Irrita-nos o fato de a campanha eleitoral ter ficado marcada por uma enorme pressão sobre os nossos candidatos, mas, mesmo nessas condições, fizemos um grande trabalho”, afirmou Ivan Melnikov, membro do Comité Central do Partido Comunista da Federação da Rússia.
Este dirigente comunista sublinha, por exemplo, o fato da oposição ser discriminada nos canais de televisão pública em comparação com a Rússia Unida.
Nikolai Levitchev, dirigente do grupo parlamentar do Partido Rússia Justa, receia “provocações e violações no dia do escrutínio”, mas promete “lutar pela confiança dos eleitores  em quaisquer circunstâncias”.
Boris Nemtsov, dirigente da oposição liberal extra-parlamentar na Rússia, considera que só poderá haver eleições justas no país se “os partidos e candidatos da oposição não forem afastados das eleições por motivos politicos”, “se deixar de haver censura total nas televisões, incluindo “listas negras” de políticos”, “se não se registarem falsicações durante a eleição antecipada e no dia do escrutínio”.
Alguns analistas políticos consideram que o escrutínio de domingo poderá ser uma repetição das eleições parlamentares marcadas para dezembro próximo.
“Devido à proximidade cronológica, esta campanha eleitoral regional pode ser considerada um ensaio da campanha parlamentar, considera o politólogo Vitali Ivanov.

1 comentário:

Cristina disse...

Tudo previsível, o sistema está oleado, a maioria cola-se ao Rússia Unida porque é muito mais vantajoso e não há previsão de alternância...
Se o partido almeja, a população vota em consonância ....
Enfim, a almejada estabilidade da "upravliaemaia democratia "...