quinta-feira, abril 07, 2011

Surpresas incríveis na nossa terra

Encontrava-me eu hoje numa sapataria na Rua da Junqueira da Póvoa de Varzim com alguns amigos russos que quiseram visitar a terra onde nasci. Entrou uma jovem moldava, olhou para nós e perguntou em russo: - O que estão aqui a fazer na nossa cidade? Encontram-se de passagem ou são turistas?
Depois de não sei quanto tempo de espanto de todos, respondi também em russo: não sou turista, esta é a minha terra-natal, nasci aqui.
A jovem olhou para nós espantada e saiu da sapataria.
Os meus anmigos russos olharam para mim e, talvez devido ao meu ar de espanto, começaram a rir-se às gargalhadas. E eu acabei por associar-me aos risos. Que poderia eu mais dizer?

13 comentários:

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Relativamente a perda de contratos de armamento na Líbia, algo relacionado:

Uganda Buys Fighter Jets

Uganda has bought at least eight fighter jets and other military hardware worth $744 million from Russia as it prepares to start oil production in the Lake Albert region, along its border with restive eastern Congo, government officials said.

The jets and military hardware will enable the country to deal with any "eventuality" relating to rising security threats, Kabakumba Matsiko, Uganda's information minister said Thursday.

"Every country needs to be well equipped to defend its strategic interests," she said...


http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?196498-Uganda-Buys-Fighter-Jets-from-Russia

Parece que os aviões são sukhois, SU-30.

Quantos mais produtores de energia, estão a pensar que vão ter que investir em armamento para dissuadir consumidores esfomeados?

Anónimo disse...

Se os Russos sonham com isto,vai haver bordoada da grossa.Até que acredito que de raiva lhes apliquem uns 6.Quer fazer o favor de divulgar á direcção do Dinamo?ehehehehe.Abraço-

Anónimo disse...

Se fosse comigo teria dado porrada a essa Moldava. Ela por acaso tem alguma autoridade moral para fazer dela essa Cidade?
Nem Portuguesa é e nunca será.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Anónimo, não é você que decide se ela será ou não cidadã portuguesa. E porque devo bater na jovem? Porque se sente na Póvoa de Varzim como em casa?

Cristina disse...

Anónimo das 12:08
Não seja intolerante... Portugal tenta acolher bem todos os imigrantes... Por acaso na organização onde trabalho é esse o nosso principal objectivo: que todos os imigrantes, sejam moldavos, brasileiros, africanos ou russos, possam viver e integrar-se na sociedade. No país há vários programas nacionais de integração de imigrantes, há locais específicos(Centros de Apoio ao Imigrante) onde podem resolver a maioria dos seus problemas, têm sido tomadas medidas na área da saúde, educação, habitação etc.
Tenho muitos amigos imigrantes, muitos dos quais prestam um bom serviço ao país...
Para além disso, Portugal foi considerado um dos países do mundo com melhores práticas de integração de imigrantes....

Anónimo disse...

Cristina,o problema é que muitos imigrantes não desejam integrar-se e além de tudo isso,têm mais direitos que o comum Português...

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Um pouco mais da Líbia:

Libya: Nato 'regrets' loss of life from Ajdabiya strike

Nato has said it "strongly regret[s] the loss of life" after a "friendly fire" attack on rebel tanks in eastern Libya which left at least four dead.

Earlier, a Nato commander had refused to apologise, saying that until Thursday's strike, the alliance had not been aware the rebels had tanks...


http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-13010170

Estamos a ver o potencial de asneiras que isto pode dar. Lá de cima, não fazem a mínima ideia quem é quem.

Se é equipamento pesado é khadaffi, se veste verde é capaz de ser. Se tem uma pickup às bolinhas talvez não seja.

Vão largar bombas aonde? como é que distinguem uma carrinha cheia de civis de uma de soldados leais ao ditador de uma dos rebeldes?

Em caso de dúvida atirar como fizeram os outros, para ir salvar o piloto do helicoptero e depois é que viram qua afinal atingiram os tais civis que era suposto estarem a proteger?

Parece que isto está a ir muito bem...

Gilberto disse...

O Anônimo, idiota, esquece que os portugueses são historicamente um dos povos que mais emigraram(e ainda emigram) no planeta. Será que ele defende o mesmo tratamento cretino para seus compatriotas?

Europeu disse...

O que eu acho engraçado é ver estes anónimos a falar mal dos moldavos e outros povos de leste, que no geral são pacificos e não se metem com ninguém.
O anonimo deveria era falar de outros "lobos com pele de ovelha" que são os muçulmanos que estão a atacar em Lisboa. Ir ao martim Moniz agora parece entrar no Bangladesh ou no Paquistão, e esses sim querem tudo menos se integrar. Provavelmente o anónimo é do norte, e ai ainda nao se verifica o mesmo que em Lisboa, dai vao "mandando bocas" para os poucos moldavos que se fixaram por ai. Queira saber que a realidade atual é bem diferente da que julga. Tal como um pouco por toda a Europa, até aqui já se verifica o crescente de adoradores de Alá e todos os malefícios que isso trará, pois são os reais causadores de conflitos sociais na Europa hoje em dia sem que ninguém lhes possa dizer nada.

Portugal e a Europa devem acolher bem todos os seus povos, onde quer que seja pois temos vários elos em comum, mas à culpa das politicas de Bruxelas, acolhe islamicos legal e ilegalmente, e depois vemos a Europa a caminhar para o seu declinio moral, demográfico, económico e social com atentados às suas raízes, leis e verdades, quase todos os dias.

Termino, desculpando-me ao Sr. José Milhazes por ter desvirtuado a intenção do post e estar a comentar noutro quadrante mas julguei igualmente importante, tendo em conta um comentário anonimo de alguém que só deve conhecer a realidade da "terrinha".

Anónimo disse...

Confessop que me excedi mas,amigo Gilberto Lúcio,não há País que não fale bem dos Emigrantes Portugueses. Curiosamente não oiço ninguém tecer elogios aos Imigrantes Brasileiros. Por que será?

Gilberto disse...

«não há País que não fale bem dos Emigrantes Portugueses.»

Você é quem pensa. rsrs

Anónimo disse...

Amigo Gilberto,dê-me um exemplo!
Aqui fala-se que o Imigrante Brasileiro não gosta de trabalhar,bebe muito,provoca disturbios,já para não falar daqueles que se dedicam à criminalidade...

Anónimo disse...

Ultra-europeu muçulmano,

Ó amigo "europeu", sabe que o islão é a segunda religião da Europa, com muitas dezenas de milhões de crentes. E que pela demografia (é que nós pinamos mesmo...) e conversões crescentes serão a primeira religião no final do século ? E conhece alguma invasão armada de territórios cristãos por muçulmanos ? Eu conheço várias cruzadas islamocidas em terras islâmicas...