terça-feira, abril 12, 2011

Um dos dias mais felizes na União Soviética



O dia 12 de abril de 1961, data da primeira viagem espacial tripulada, é um dos raros casos da história da União Soviética que não provocam discórdias. Há uma unanimidade praticamente absoluta de que foi um dos dias mais felizes daquela era.
“Foi dos acontecimentos mais memoráveis da minha vida. Talvez nunca tenha visto, nem antes, nem depois, tanta alegria no rosto das pessoas. Parecia que, depois da viagem de Iúri Gagarin, tudo estava ao nosso alcance”, recorda Mikhail, engenheiro reformado.
“Eu estava na sala de aulas da escola secundária quando ouvimos pela rádio a notícia do feito de IúriGagarin. Escusado será dizer que as aulas terminaram aí mesmo. Fomos para a rua comemorar”, acrescentou em declarações à Lusa.
“Poekhali!” (Vamos!). Esta expressão, pronunciada por Gagarin (1934-1968) quando o foguetão Vostok-1 levantou voo do Cosmódromo de Baikonur rumo ao Espaço, entrou para sempre na língua russa como sinónimo das grandes possibilidades do Homem.
Nesse dia, quando a agência oficial de notícias da União Soviética noticiou o voo de apenas 108 minutos em redor da Terra, milhões de pessoas saíram para as ruas das cidades, vilas e aldeias para festejar o acontecimento.
“As pessoas comentavam, abraçavam-se de alegria, gritavam, foi um dia de felicidade e concórdia entre todos, pareceu um sonho muito rápido”, recorda Maria Ivanovna, que naquela altura era aluna da Universidade de Moscovo.
A receção e os festejos oficiais foram preparados à pressa e de improviso, visto que os dirigentes soviéticos só decidiram organizá-los depois de ver que a primeira viagem espacial tinha sido um êxito.
Serguei Khrutchov, filho do então dirigente soviético Nikita Khrutchov, recorda que o pai telefonou ao ministro da Defesa da URSS e disse-lhe: “Ele (Gagarin) é primeiro tenente. É preciso promovê-lo”. O ministro respondeu com má vontade na voz, mas prometeu promovê-lo a capitão. Nikita Khrutchov reagiu: “Qual capitão? Pelo menos major!”. O ministro não concordou durante muito tempo, mas Gagarin acabou por ser promovido a major”.
Gagarin entrou na Praça Vermelha de Moscovo ao som da famosa canção soviética: “Nascemos para fazer do conto uma realidade”, apropximou-se de Nikita Khrutchov e pronunciou: Camarada secretário-geral do Comité Central do Partido Copmunista da União Soviética, presidente do Conselho de Ministros da URSS! Fico contente em comunicar que foi cumoprida a tarefa do Comité Central do Partido Comunista e do Governo Soviético...”, recorda Dmitri Ivanovitch, então estudante de engenharia e que testemunhou esse acontecimento histórico.
No dia seguinte, Gagarin deu uma conferência de imprensa, especialmente organizada para jornalistas estrangeiros. Um dos correspondentes em Moscovo perguntou-lhe se ele não era descendente dos príncipes russos Gagarin, tendo o jovem Iúri respondido: “Não conheço, nem nunca ouvi falar de que entre os meus parentes tenha havido príncipes ou nobres”.
“O rosto feliz de Iúri Gagarin espelhava toda a nossa sincera crença de que o regime soviético era o mais avançado, o mais progressista. O filho de um proletário foi o primeiro homem a chegar ao Espaço”, sublinha Dmitri Ivanovitch.
“Um símbolo de uma esperança que depois secou e acabou por morrer”, concluiu.

6 comentários:

Pedro_1 disse...

Honra seja feita a este heroi da humanidade.
Uma pessoa humilde e simples.

Jest nas Wielu disse...

Comparar a vida do Yuri Gagarin e a vida do John Glenn:
http://www.dt.ua/articles/79199#article

J.BRASIL disse...

Hitler acabou foi revitalizando a civilização soviética, aquela que mais odiou, ao perder a guerra e cedendo, como espólio, parte da tecnointeligência alemã. Sem aquele imenso esforço de guerra, seu espólio, a ajuda aliada que incorporou bens, serviços e processos, a economia vermelhona seria embalada somente por símbolos e discursos cada dia mais distantes da realidade de um mundo, capitalista por natureza, enriquecedor e exigente. Por extensão o complexo ideológico tipo marxista e suas variantes afins, teve também mais fôlego. O gesto heróico, de fato e de direito, de Gagarin, só pode existir por causa desse complexo histórico.

A coisa pode ser dita assim.

Francisco Lucrecio disse...

Como foi que a URSS venceu o poderio militar Nazi?

À pedrada!

Francisco Lucrecio disse...

Jest o que considera necessário para se ter uma vida feliz?

Apenas dinheiro!


Será por isso que os Ucranianos são hoje considerados um dos povos mais infelizes da Europa?

Jest nas Wielu disse...

2 Francisco Lucrecio 00:40

/Jest o que considera necessário para se ter uma vida feliz?/
Conidero necessária a liberdade e a possibilidade real de fazer as escolhas. Não escolhas soviéticas, do tipo “kolkhoze ou GULAG”, “PCUS ou PCUS”, etc.

Considerados por quem? Pessoalmente sou a pessoa razoavelmente feliz...

p.s.
Documentos do KGB dedicados aos estados Bálticos (Estónia, Letónia, Lituânia):
http://www.kgbdocuments.eu/index.
php?2737553734