terça-feira, maio 31, 2011

Dueto português estreia sonata de Óscar da Silva na Rússia



  O violionista Álvaro Pereira e o pianista Sérgio Morais Coelho interpretaram, ontem à noite, na Sala Rachmaninov do Conservatório de Moscovo a Sonata de Óscar da Silva, tratando-se da estreia dessa obra na Rússia.
Além da obra, o dueto português interpretou a Sonata “Duo Grande” em lá maior de Franz Schubert e a Sonata em lá maior de César Franck.
O concerto de Álvaro Pereira e de Sérgio Morais Coelho decorreu numa das mais emblemáticas salas da capital russa e contou com a presença de mais de 200 espetadores.
O espetáculo decorreu no âmbito do IX Festival Internacional de Música “Vselennaia Zvuka” (Universos do Som).
Sérgio Morais Coelho estudou no Conservatório de Música do Porto e no Centro de Cultura Musical, na classe de José Alexandre Reis, bem como na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe de piano de Miguel Borges Coelho, terminando a licenciatura com a classificação máxima de 20 valores.
Durante o seu percurso no ensino superior, o pianista frequentou durante dois anos a classe do mestre russo Vladimir Viardo, na Universidade do Norte Texas, e teve aulas com Galina Egyazarova em Madrid.
Sérgio Morais Coelho realizou master-classes com Pedro Burmester, Helena Sá e Costa, Tania Achot, Vitalij Margulis, Carlos Cebro, Solomon Mikovsky, Alexander Mndoyants, Dmitri Bashkirov , entre outros.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1997e 2001, assim como da Universidade do Norte Texas e da Viardo Fellowship Foundation em 2001e 2002.
O pianista venceu, em 1999, o Concurso Nacional de Piano Maria Campina; em 2002, conseguiu o segundo prémio do International Concerto Competition of Texas Music Teachers Association; em 2003, o Prémio Helena Sá e Costa e, em 2004, obteve o 3º Prémio no Concurso Internacional Maria Campina.
Foi solista com a Orquestra Artave sob a direcção de António Soares (1999), a Orquestra Sinfonieta dirigida por Yuri Nasuchkin (2003), a Orquestra Volga Arts de Córdoba e a Orquestra do Algarve dirigida pelo Maestro Ivo Cruz.
Álvaro Pereira foi aluno do concertino Zofia Woycicka da Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música, no Conservatório do Porto, e ingressou no Conservatório Rimsky- Korsakov de São Petersburgo em 2008 e estuda neste momento sob a orientação de Alexandre Stang, Professor e Artista Emérito da Rússia.
O concerto foi uma iniciativa do Instituto Camões e teve o apoio da TAP, MMC World SA e Centro de Língua e Cultura Portuguesas PORTUGUES.RU.


2 comentários:

Anónimo disse...

senhor Milhazes quando é que nos dá notícias da Alexandra Zarubina
a nossa Xaninha.

MARIA disse...

sr:milhazes de-nos algumas noticias da XANINHA (a menina russa)