terça-feira, maio 24, 2011

Tribunal de Moscovo reduz um ano na pena de prisão de Khodorkovski e Lebedev



O Tribunal de Moscovo confirmou a sentença do tribunal de primeira instância que condenou Mikhail Khodorkovski, antigo patrão da petrolífera russa Yukos, e Platon Lebedev, a pesadas penas de prisão.
O Tribunal de Moscovo apenas reduziu a pena de prisão de 14 para 13 anos.
“Condenar Khdorkovski e Lebedev a uma pena de 13 anos de prisão cada um numa cadeia comum”, anunciou hoje o juiz.
Mikhail Khodorkovski e Platon Lebedev foram condenados por terem “roubado petróleo”. O juiz considerou que eles  roubaram 118 milhões de toneladas de petróleo, e não 347 milhões de toneladas, como tinha decido o tribunal de primeira instância, o que permitiu reduzir a pena de prisão.
Os homens de negócio russos irão ficar na prisão até 2016, pois já se encontram a cumprir outra pena.
A defesa de Khodorkovski e de Lebedev tinha pedido a absolvição dos seus clientes por “ausência de crime nas ações deles”.
O antigo patrão da Yukos tomou a palavra no julgamento para dizer que a acusação era um “absurdo”, sublinhando que exigia a absolvição e não a redução da pena.
“Não preciso de misericórdia”, frisou. 
A Procuradoria-Geral da Rússia considerou que a redução da quantidade de petróleo roubado não justifica a diminuição da pena.
Os advogados de defesa já anunciaram que irão recorrer da sentença no Tribunal Europeu de Direitos do Homem.
O julgamento de Khodorkovski e Lebedev tem sido um dos processos jurídicos mais falados na Rússia e no mundo, pois são muitos os que consideram que eles são julgados não por “crimes económicos”, mas por terem decididon apoiar a oposição ao primeiro-ministro Vladimir Putin.
Quando o juiz terminou a leitura da sentença, cerca de uma centena de pessoas reunidas junto do tribunal gritaram: “Vergonha!”, “Vergonha”!

4 comentários:

anónimo_russo disse...

"...pois são muitos os que consideram que eles são julgados não por “crimes económicos”, mas por terem decididon apoiar a oposição ao primeiro-ministro Vladimir Putin..."


Aínda me lembro muito bem dos tempos quando semelhantes "apoiantes da oposição" (na altura não a Putin aínda) "apoiavam a oposição" ora oferecendo o espaço média que lhes pertencia aos "guerreiros tchetchenos" que estavam sempre prontos a cortar cabeças a algem, ora organizando umas verdadeiras guerras no espaço média com os grupos rivais. Posso parecer desumano, mas não estou pronto para chorar por Khodorkovskii.

Anónimo disse...

A Rússia não é um Estado Direito! Pena!

Anónimo disse...

Por favor,quanto é o salário-mínimo da Rússia em Euros ou dollar?

anónimo_russo disse...

"Por favor,quanto é o salário-mínimo da Rússia em Euros ou dollar?"


O salário mínimo é por volta dos 115 euros (4600 rúblos). Mas é um valor que existe mais no papel que na vida real. O salário médio é 4-5 vezes maior.