segunda-feira, maio 23, 2011

Vladimir Putin invoca o nome de Alexandre Nevski como símbolo de patriotismo


O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, recordou hoje a figura de Alexandre Nevski, príncipe russo que os habitantes de Pskov expulsaram, mas depois pediram para que regressasse.

“Alexandre Nevski é um exemplo brilhante de serviço à Pátria. Foi precisamente ele que uniu todos em torno das suas ideias, todos os que amam a Rússia, que querem o seu desenvolvimento. E embora ele tenha sido expulso, ele voltou e ainda deu na tola da Ordem Teutónica”, declarou ele numa reunião com ativistas de organizações sociais daquela antiga cidade russa.

O primeiro-ministro frisou que foi precisamente o princípe Nevski que deu início à reunificação das terras russas.

“Não obstante a situação extremamente complexa, não obstante a divisão da Rússia, Alexandre Nevski começou o movimento pela unidade da Rússia. E não foi por acaso que me veio à cabeça Alexandre Nevski, porque ele deu início ao movimento para a união gradual da Rússia durante séculos”, acrescentou.

Putin chamou “copiadores” a Guennadi Ziuganov, dirigente do Partido Comunista, e Serguei Mironov, dirigente do Partido Rússia Justa, sublinhando que as tentativas de cópia da sua Frente Popular Unida não podem ser melhores que o original.  

“A cópia do original não pode ser melhor que o original. Trata-se sempre de repetiçõeszinhas de um movimento sério. E parece que não se pode esperar que elas sejam melhores”, precisou.

Alguns analistas consideram que a ideia de Putin criar a Frente Popular Unida visa criar uma base para o seu regresso triunfal ao Kremlin nas eleições presidenciais de 2012.

Daí o primeiro ministro de se lembrar de Alexandre Nevski. Este príncipe russo (1221-1263) celebrizou-se pela vitória militar sobre os cruzados da Ordem Teutónica em 1241, quando estes invadiram o noroeste da Rússia.

O seu nome foi muito utilizado pelo ditador comunista José Estaline para elevar o patriotismo dos russos durante a segunda guerra mundial (1939-1945), tendo o seu nome sido imortalizado pelo cieasta soviético Serguei Eiseinstein.

Sem comentários: