domingo, junho 26, 2011

Magnata russo eleito dirigente de Partido Causa Justa


Mikhail Prokhorov, magnata russo e dono da equipa de basquetebol norte-americana New Jersey Nets, foi eleito, no sábado, dirigente do Partido Causa Justa (ou Causa de Direita).
Prokhorov foi eleito com o apoio de 107 delegados do congresso do partido, com um voto contra e uma abstenção.
“Proponho excluir a palavra 'oposição' do nosso léxico. Ela associa-se com grupos marginais que perderam a ligação com a realidade. Deve haver pelo menos dois partidos do poder, mas hoje há apenas um”, declarou o magnata russo.
Mikhail Prokhorov declarou ter aceite o desafio do único partido do poder “Rússia Unida”, dirigido pelo primeiro-ministro Vladimir Putin.
“A Rússia Unida já nos lançou um desafio ao criticar o nosso programa que ainda não publicámos, e nós aceitá-mo-lo”, acrescentou.
O Partido Causa Justa, agora dirigido pelo multimilionário de 46 anos de idade, apresenta-se como uma força política da direita liberal, mas a oposição extra-parlamentar considera esse partido uma criação do Kremlin para conquistar os votos desse setor político nas eleições parlamentares de dezembro.
Na segunda-feira passada, Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia, defendeu que o espectro partidário deve ser alargado, mas o Ministério da Justiça da Rússia recusou o registo ao Partido da Liberdade Popular, força política liberal dirigida por Mikhail Kassianov e Boris Nemtsov, antigos primeiro-ministro e ministro, que criticam duramente a política do dueto Medvedev-Putin.

8 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Parece má cópia do romance “1984”, até a oposição é nomeada pelo Kremlin...

anónimo_russo disse...

"Proponho excluir a palavra 'oposição' do nosso léxico. Ela associa-se com grupos marginais que perderam a ligação com a realidade."



Aqui ele tem razão.

Cristina disse...

Anónimo russo:
Se acabarmos com a palavra, acabamos com a realidade: quem foi que disse isto?

Cristina disse...

O co-presidente do Partido de Unidade Popular, Vladimir Rijkov, considera que o empresário Mikhail Prokhorov, eleito líder do partido Causa Justa, confirmou ao intervir no congresso que o seu partido é “um projecto do Kremlin”. “O sr. Prokhorov disse directamente que a Causa Justa não faz parte da oposição e que deve haver dois partidos de poder, no mínimo, reconhecendo deste modo que a Causa Justa sob a sua liderança é simplesmente mais um projecto do Kremlin”, disse Ryjkov à Interfax.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Cara Cristina, acho que se deve dar uma oportunidade a Prokhorov, não obstante algumas das suas declarações. Eu vou esperar para ver. Apreciei a sua entrevista ontem na ORT.

Cristina disse...

Zé, se puderes, coloca aqui o link da entrevista....

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Cristina, aqui fica: http://www.1tv.ru/sprojects/si=5756

Jest nas Wielu disse...

Dmitri Bykov sobre "Causa Justa" / Prokhorov:
http://www.mn.ru/newspaper_freetime/
20110701/302906502.html