sexta-feira, junho 24, 2011

Professor de física russo compõe ópera inspirando-se no fado de Coimbra


 A ópera “Evgueni Zavoiskii ou a Época da Ressonância Paradoxal”, inspirada no fado de Coimbra, estreou na quinta-feira à noite na cidade de Kazan, capital da Tartária, república da Federação da Rússia.
A obra musical foi composta por Nikolai Silkin, professor de electrotecnia quântica e radioespetrologia da Universade de Kazan.
A ópera começa ao som do “Fado fadinho” interpretado por Lolita Torres, mas toda a obra é composta tendo a canção tradicional portuguesa como modelo.
Eduard Treskin, Artista do Povo da Rússia e encenador da obra, afirmou, em declarações à agência Tatar-inform, que “Kazan pode transformar-se num dos centros da ópera-fado, porque aqui está concentrado um riquíssimo folclore de cientistas e estudantes”.
O texto da ópera foi escrito com base no folclore de estudantes e professores de universidades russas como as de Moscovo, Kazan e São Petersburgo e a sua inspiração na tradição coimbrã tem a ver com o facto da cidade portuguesa ter também um importante centro universitário.
O compositor Nikolai Silkin revela que o inspirador da sua obra foi o cientista Evgueni Zavoiskii, o descobridor do fenómeno da ressonância paramagnética eletrónica, um dos criadores da bomba atómica soviética e criador do transformador eletro-ótico.
O principal “herói” da ópera é Vani Jukov, estudante de física pouco aplicado. Além dele, são personagens da ópera um papagaio da Rubliovka (bairro de luxo de Moscovo), um galo de Skolkovo (local nos arredores da capital russa onde o Presidente Medvedev pretende construir o equivalente russo do Silicon Valley norte-americano) e o gato do romance “Margarida e o Mestre”.
Os cantores são todos membros de grupos corais estudantis da cidade de Kazan.
A ópera foi estreada no palco do complexo de Cultura e Desporto “Unix”, uma das maiores salas de Kazan.
Segundo a imprensa local, o espetáculo foi bem recebido pelos numerosos espetadores.

3 comentários:

Manuel Goncalves disse...

Que maravilha,entao silencio e que se cante o fado na Russia se assim o deixarem.

Anónimo disse...

Sugiro que alerte as nossas rádios/TVs, a ver se passam a ópera! As oficiais têm estrito dever de prestar atenção a acontecimentos como esse.
E a Universidade de Coimbra, muito naturalmente.
Eu vou fazê-lo também.

Jest nas Wielu disse...

Centro de Inovações Skolkovo:
http://alex-from-kiev.livejournal.com/153372.html