quarta-feira, julho 06, 2011

Comissão Vitivinícola Regional do Tejo à descoberta do mercado russo

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo trouxe 11 produtores de vinho daquela região à capital russa e a São Petersburgo com vista à entrada no mercado da Rússia.
“No ano passado, vieram sete, mas este ano são onze produtores de vinho que pretendem exportar para o mercado russo. Estão numa fase de procura de importadores russos”, disse à Lusa João Pinto Gaspar, presidente da direção da comissão.
David Ferreira, da Quinta Casal Branco, revelou à Lusa que a sua empresa já exportou vinho para a Rússia em 2006, mas depois suspendeu as operações por falta de importador.
“Desta vez parece-me que as coisas estão mais fáceis e queremos reiniciar em breve as exportações para a Rússia.
Estamos em 30 mercados e este país é imprescindível para a nossa estratégia”, disse.
Mariana Cândido, da Quinta da Ribeirinha, está na Rússia pela primeira vez, mas com otimismo: “Temos vinhos de alta qualidade, como o tinto e o branco Vale de Lobos, produzido na quinta onde viveu Alexandre Herculano”.
A produtora Fiúza e Bright é a única que já começou a exportar vinhos do Tejo para a Rússia.
“Um contentor de 18 mil garrafas está a caminho e outro deverá chegar a Moscovo antes do fim do ano. Reconheço que ainda é pouco, mas temos importador e esperamos aumentar as vendas”, acrescentou.
João Pinto Gaspar sublinhou que os onze exportadores trouxeram apenas vinhos de média e alta qualidade.
Nas lojas e supermercados da capital russa podem-se encontrar vinhos das regiões do Douro, Dão, Bairrada, Alentejo e os produtores da região do Tejo esperam juntar-se a eles em breve.
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo vai também organizar outra prova de vinhos em São Petersburgo, no Hotel Sokos Palace Bridge.

Sem comentários: