quinta-feira, julho 14, 2011

Fotos da sessão de lançamento do livro "A Saga dos Portugueses na Rússia" (Porto)


"A Saga dos Portugueses na Rússia" nasceu da dissertação de Doutoramento apresentada por José Milhazes na Universidade do Porto. Foi nesta cidade, na Livraria da INCM, que o livro foi apresentado oficialmente no passado dia 17 de Junho. A apresentação da obra esteve a cargo de Jorge Alves, professor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da FLUP e orientador de José Milhazes no Doutoramento. Intervieram também o autor, Duarte Azinheira e Renato Leitão, por parte da editora, e a assistência, que estimulou o diálogo sobre as relações russo-portuguesas e sobre a longa experiência de José Milhazes na Rússia.




Na sessão de lançamento no Porto não podia faltar o vinho da invicta para o convívio e a conversa que continuou informalmente.


José Milhazes vive há mais de trinta anos na URSS/Rússia, trabalha como jornalista e correspondente sediado naquele país para diversos meios de comunicação social desde 1989. É também historiador, doutorado em 2008 pela Universidade do Porto. A Saga dos Portugueses na Rússia, que traça a história das relações luso-russas, alicerça-se numa pesquisa de muitos anos em bibliotecas e arquivos russos. É, por isso, a obra de maior profundidade sobre esta temática publicada em Portugal. Mas sendo um livro sobre história, é um livro claro, de leitura aprazível.
Porque é que nos primeiros romances e novelas escritos em russo estão presentes Portugal e os portugueses? Como se cruzaram as vidas da grande poetisa portuguesa Marquesa da Alorna e do maior dos poetas russos Alexandre Pushkin? O que sabia Camões da longínqua Rússia? Que almirante russo se recusou a ajudar Napoleão a conquistar Portugal? Questões que têm resposta neste livro.

9 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente! Muitos parabéns!
Agora faltam as memórias!
João João

Maria Nazaré de Souza Oliveira disse...

Muitos parabéns, Zé Milhazes!
Ainda não comprei o teu livro mas, seguramente, vai ser um dos livros nestas férias.

Beijinho da Nazaré

HAVOC disse...

Parabéns e sucesso!

Anónimo disse...

Parabéns, Sr. Milhazes!

As memórias acho que ainda demoram uns 20 anos. O Dr. ainda é muito jovem...


hehehe!

Abraço!

Ítalo

Wandard disse...

Sr. Milhazes


Parabéns por mais esta conquista.


Abraço,

Gilberto disse...

Meus parabéns! Sucesso e que o livro venda bastante.

A caminho de casa pela TAP, passarei um dia inteiro em Lisboa e espero encontrar o livro.

Rússia Press disse...

Muitos parabéns!

Rússia Press disse...

Muitos parabéns!

HAVOC disse...

Vida longa ao reino de Portugal!