quinta-feira, agosto 25, 2011

Cargueiro espacial “Progress M-12M caiu na região das Montanhas de Altai

O lançamento da nave espacial de transporte russa Progress M-12M a partir do Cosmodromo de Baikonuir, no Cazaquistão, foi mal sucedido e os seus fragmentos caíram na região do Altai, no sul da Sibéria, anunciam as agências russas.
Segundo a Ria-Novosti, “o aparelho atingiu uma grande altura, depois começou a cair bruscamente, desfez-se em pedaços e quase ardeu nas camadas altas da atmosfera”.
Alexandre Borissov, dirigente do distrito de Tchoisk, na região das Montanhas de Altai, declarou que os pedaços da nave caíram numa zona de nogueiras durante a noite, não tendo por isso feito vítimas entre as pessoas.
“A explosão foi tão forte que os vidros das janelas tremeram a 100 quilómetros. Vivo aqui há 40 anos, estamos habituados a que caiam  partes de foguetões, mas nunca aconteceu explosão tão forte.
A Interfax recorda que este é o primeiro fracasso das naves de tipo Progress desde 1978.
Mas, nos últimos nove meses, a Rússia perdeu seis aparelhos espaciais que caíram ou desapareceram depois do lançamento. Na semana passada, perdeu o mais poderoso e moderno satélite de comunicações Ekspress-AM4.
Uma fonte da Ria-Novosti considera que a tripulação da Estação Espacial Internacional poderá ter de economizar produtos alimentares, bem como água. 
“A nave transportava maças, limões, laranjas, cebola e alho. Além disso levava livros, prendas, combustível, aparelhagem médica, roupa interior, bem como aparelhagem para experiências científicas”, informa a agência, citando uma fonte dos serviços espaciais da Rússia.
Atualmente, na Estação Espacial Internacional encontram-se seis astronautas: três russos, dois norte-americanos e um japonês.

5 comentários:

HAVOC disse...

Isso tem uma resposta: NSA!!

Existe conspiração nessa história...

Ricardo disse...

Bom, cabeças vão rolar.

HAVOC disse...

Conspiração total... Emissões eletromagnéticas lançadas de Fort Lauderdale causaram isso!

Tem história podre aí!

Jest nas Wielu disse...

Provavelmente um bando de pulgas treinadas pela NSA atacou o Progress-Bulava e nem o piloto do SU consegui evitar o pior. Surkov-man ficou muito chateado...

Eduardo disse...

O programa espacial russo continua a avançar, apesar da queda do Progress M-12M...

Artigo interessante, de hoje, dia 26 de Agosto:

Ciência espacial russa floresce novamente

Telescópio Spektr-R mostra a força do novo programa espacial do país e abre espaço para colaborações com outros países em missões no cosmos.

http://www.defesanet.com.br/space
/noticia/2544/Ciencia-espacial-
russa-floresce-novamente