segunda-feira, agosto 29, 2011

Madeira pitoresca e taxista desonesto

                 

É sempre interessante saber o que os outros pensam de nós e que recordações e lembranças levam da nossa terra, principalmente quando, pelo menos em palavras, se aposta no turismo.
Victória Tarassova é uma conhecida actriz russa, principalmente devido ao seu papel de coronel da polícia na telenovela “Tetraz” (Glukhar).
Ela passou férias na Madeira e declarou ao semanário russo “Sobessednik”:
“A história mais engraçada aconteceu comigo em Portugal, na ilha da Madeira. Aí o oceano é muito frio e o relevo é montanhoso. A cidade está construída em forma de parafuso. É difícil imaginar como é que as pessoas andam de automóvel aí. As casas estão cheias de escadas.
O meu filho soube que num parque se podia andar de trenó pelo asfalto.  O parque é verdadeiramente maravilhoso, com orquídeas e papagaios, mas era preciso subir de teleférico até ao trenó. Na montanha, um estranho silêncio cativou a nossa atenção. O teleférico e os trenós tinham encerrado. Eram seis horas da tarde. Não víamos à volta mais ninguém além de um taxista solitário. O macho propôs transportar-nos por cem euros! Se eu soubesse o que me esperava, teria pago quatrocentos.
Começámos a descer devagar. A aldeiazinha descia por um caminho em forma de caracol. Descíamos, por falta de experiência, com as pernas dobradas. Assim caminhámos mais de três quilómetros. O meu filho estava esgotado e com sede. “Mãe, vou-me deitar e rolar!” – gritou Dania. Quase nada restava dos meus novos sapatos. Vimos uma velhota com cães numa das curvas do caminho. Ela olhava para nós como para loucos! Pouco depois, vimos uma cabine telefónica. Tivemos sorte de encomendar um táxi. Chegámos ao hotel às dez da noite. Nenhum de nós se lembrou do jantar. O meu c… e pernas doíam tanto que mal me consegui mover nos três dias seguintes. Dania não se sentia melhor do que eu.  Mas, no dia seguinte, dirigimo-nos para lá novamente, bem mais cedo, e acabámos por andar de trenó! Às vezes recordo esta história e fico contente pelos portugueses. Devem ter pernas bem treinadas!”
P.S. Eu apenas gostaria de acrescentar que se traria de uma boa publicidade da Madeira não fosse a presença de um taxista oportunista e ladrão.

2 comentários:

Pippo disse...

Ao que parece, o homem até fez um preço bem em conta. A artista até chegou à conclusão que a viagem valeria bem uns 400€!!!

Zuruspa disse...

O Pippo tirou-me as palavras da boca! Como pode ele ser oportunista se fez um desconto de 75%?

Isto vai é fomentar o turismo russo na Madeira, já que eles sabem que as coisas säo täo baratas! :D

... entäo mas näo säo os russos que dizem "isso custa o quê? 100? Näo levo se näo mo vender pelo menos por 200!"