sábado, setembro 24, 2011

Dueto Medvedev/Putin decidem eternizar poder a pretexto de continuarem reformas

O XII Congresso do Partido Rússia Unida pôs fim a um “segredo de polichinelo” da política russa: Dmitri Medvedev vai ceder o cargo de Presidente da Rússia a Vladimir Putin e, em troca, passará a ocupar o cargo de primeiro-ministro russo.
Putin declarou que há muito tempo tinha combinado com Medvedev o que cada um irá fazer depois das eleições parlamentares e presidenciais, marcadas, respetivamente, para 04 de dezembro de 2011 e 04 de março de 2012.
O actual primeiro-ministro propôs Medvedev para dirigir as listas eleitorais do partido que, segundo os seus dirigentes, conquistará a maioria dos assentos na Duma Estatal (câmara baixa) do Parlamento da Rússia. Se assim for, Medvedev irá formar o futuro executivo do país.
O actual Presidente, em resposta, considerou que Putin deve regressar ao Kremlin para o substituir.
Segundo uma emenda feita à lei eleitoral, o mandato do Presidente aumentou de quatro para seis anos e o do Parlamento de quatro para cinco anos. Por conseguinte, Putin poderá ficar no Kremlin até 2024. Depois, Medvedev pode recandidatar-se por mais 12 anos, etc.
Tudo isto é feito, como sublinharam Medvedev e Putin, com vista a continuar a “realização das reformas”, a “modernização do país”.
Os partidos da oposição receiam que o Partido Rússia Unida tudo fará para obter a maioria absoluta dos votos na Duma Estatal, nomeadamente recorrendo a falsificações das eleições.
Serguei Mironov, dirigente do Partido Rússia Justa, antigo aliado do Kremlin, promete combater, nas eleições parlamentares de dezembro, “todos os falsificadores e vigaristas que transformam as eleições em farsa”
Na presença de Vladimir Tchurov, presidente da Comissão Eleitoral da Rússia, Ziuganov acusou as autoridades de falsificarem as eleições no país.
“A verdadeira concorrência política na Rússia deve substituir a ditadura do ópio dos médias, dos sacos de dinheiro e dos cassetetes da polícia”, apelou, mas sublinhou que “o regime político actual irá vestir máscaras diferentes, amedrontar os oponentes e roubar votos nas eleições”.

3 comentários:

Jest nas Wielu disse...

criatura recusa-se de assumir o comando (mas tb parece que estudos de opinião dizem que Medved não tinha chances contra Puten)

Anónimo disse...

Eu acho impressionante como o pertido comunita por ser tão cínico. Eu rio com isso. Não apoio Putin,mas qual a autoridade moral dessa corja? pra criticá-lo?

Anónimo disse...

Tudo isso é uma vergonha, Putin saiu das trevas no ano de 1999, ninguém conhecia ao certo, e esse Mendeleev também ninguém sabe de onde surgiu.
O senhor Eltsin deve estar se revirando na própria cova, cujo monumento foi o próprio Putin quem inaugurou.