quinta-feira, setembro 08, 2011

Modernização na Rússia: um parlapié sem fim...

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, considerou hoje inadmissível a limitação dos direitos dos cidadãos.
“Hoje, mais do que nunca, é grande a tentação de “apertar os parafusos” uma vez mais. Há sempre pretextos. É a resposta mais simples: criminalidade, separatismo, pobreza, o que fazer? Como diziam antes, unir-nos de forma mais estreita em torno da direção do Estado, “apertar parafusos”, declarou ele no Fórum Político Mundial de Iaroslavl.
“Não se pode limitar os direitos das pessoas e muito menos abafar a crítica”, defendeu.
Alguns analistas políticos russos esperavam que Medvedev revelasse nesse importante fórum internacional se tenciona recandidatar-se ao cargo de Presidente da Rússia, nas eleições de março de 2012.
O dirigente russo ficou-se pela defesa da continuação da  modernização do sistema político e da descentralização do poder no país.
“Impõe-se uma modernização progressiva do sistema político. Penso que isso nos faz falta”,
“Alguns dizem que devemos agir depressa para ter êxito. Outros consideram que é preciso não mexer em nada, porque tudo está bem: a sociedade apoia as instituições políticas e a situação económica também é boa, e que o principal é não prejudicar. Esta posição é também míope, nós devemos evoluir de forma harmoniosa e progressiva”, acrescentou.
Ele recordou que no próximo mês de dezembro terão lugar eleições legislativas na Rússia.
“O artigo 31 da Constituição da Rússia garante o princípio da diversidade ideológica e política. Nos últimos anos, modificámos a nossa legislação eleitoral para que ela respeite melhor esse princípio”, frisou.
Segundo Medvedev, os partidos políticos têm igual acesso à televisão pública e a barreira que permite a eleição de deputados da Duma (câmara baixa do Parlamento russo) baixou de 7 para 5 por cento.
“O Estado deve ser descentralizado quando se trata de uma sociedade complexa composta de muitos grupos e pontos de influência. Confiar certas funções públicas às ONG  e certas competências do poder supremo às autoridades regionais e locais, é nesta direção que o Estado russo e outros países do mundo devem trabalhar”, defendeu.

36 comentários:

HAVOC disse...

A Rússia é um exemplo de democracia para todos os países do mundo. Eu não conseguiria comparar a Rússia com o Brasil, pois estamos décadas atrasados em tecnologia e desenvolvimento.

O futuro da Rùssia é promissor!!! A Rússia é o país do futuro, com um território continental, imensas reservas de recursos minerais e naturais, vastas reservas de água potável e vastas reservas de terra arável!!!

Todos invejam a Rússia por sua grandeza e por suas imensas reservas de petróleo e outros recursos naturais. A Rússia vai durar para sempre!!!!

O mesmo não pode se falar da Europa Ocidental e da Ucrânia!!!

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Zhirinovsky, trata-se de um caso clínico, puramente!

anónimo_russo disse...

Que alguns invejam a Rússia, isso sim, acho que é por isso tanto ódio e tantos anónimos unánimes.

Jest nas Wielu disse...

A ideia sobre a “inveja Ocidental” é um tema bastante interessante, geralmente as pessoas projectam em outros, aquilo que sentem eles próprios...

Anónimo disse...

Zhirinovsky Flanker,

pare de falar besteira! Eu não sinto nenhuma inveja da Rússia, pq sentiria se:

O Brasil tb possui imensas reservas de recursos minerais, por exemplo, somos os maiores produtores de minério de ferro no mundo. Só na região dos Carajás há mais minério de ferro do que em todo o planeta, sem falar nas reservas de petróleo do Pré-Sal.

Décadas de atraso em tecnologia? Olha, se for em relação aos país industriais ricos do Ocidente eu até concordo com vc, mas em relação a Rússia? A Rússia, além de tecnologia militar e espacial, criou mais o que? O Brasil tem tecnologia notável na área de Agricultura e prospecção de petróleo em alto mar.

O Brasil possui grandes biomas como a Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e etc... estes possuem riquíssima e variadíssima diversidade biologica.

Água potável? Dúvido que qualquer outro país tenha mais reservas de água doce do que o Brasil, basta citar a Amazônia. O Brasil possui grandes Bacias Hidrogaficas sem contar grandes reservas de água no Subsolo como o Aquífero Guarani.

O Brasil tem um clima agradável, em qualquer região do país é possível estabelecer colonização, mas isso não é necessário pois é preciso preservar a nossa natureza, coisa que muitos países já degradaram.

Grande território? Isso o Brasil tb possui, considerando que não há, aqui, nenhuma movimentação separatista de nenhuma região.

Antes de puxar saco do país alheio, vc deveria conhecer, defender e amar mais seu próprio país. Esse anonimo-russo já disse horrores do Brasil e vc nao disse nada. Tenha mais orgulho do país! Vc é militar do exército brasileiro? Se for, isso é imperdoável!

anónimo_russo disse...

Jest nas Wielu disse...
"A ideia sobre a “inveja Ocidental” é um tema bastante interessante, geralmente as pessoas projectam em outros, aquilo que sentem eles próprios..."


Você é um grande psicologo.

anónimo_russo disse...

Inveja e ódio de alguns estudantes brasileiros e complexos psicologicos dos nacionalistas ucranianos não é a "inveja Ocidental".

anónimo_russo disse...

"Esse anonimo-russo já disse horrores do Brasil e vc nao disse nada"



Esse anónimo russo só começou a falar do Brasil quando viu o que dizem da Rússia aqui alguns jovens brasileiros. Se eles tivessem pronunciado aqui coisas objetivas, sem mistura da inveja/ofensa/ódio, se fossem cinceros e justos, se não falassem bobagens, eu ficaria calado. Mas quem tem telhado de vidro aínda mais fragil, que nem ouse atirar pedras nas casas alheias.

Pippo disse...

Anónimo das 01.33h:

O facto do Brasil possuir imensas reservas de recursos minerais não invalida que a Rússia também as tenha. A própria dimensão do país assim o indica.

Quanto à tecnologia, lamento mas a Rússia supera o Brasil em praticamente tudo.

E quanto à água potável... bem, o Lago Baikal é APENAS a MAIOR reserva de água doce do planeta.

Grande parte do Brasil está coberto por selva equatorial, impossível de ser colonizada a não ser que seja desmatada, mas tal seria um desastre ambiental e económico, não só porque ditaria o fim das tais reservas aquíferas de que falou como os solos amazónicos são paupérrimos em termos de nutrientes (os que há são depositados pela própria floresta, como sabe).

Quanto a "movimentoso separatistas"... como sabe, em certas regiões da Rondónia só é permitida a entrada aos índios locais, ao Exército (cujos elementos, neste caso, são recrutado essencialmente na região) e a... membros de ONG norte-americanas! Claro que o facto desse Estado ter enormes reservas de nióbio nada tem a ver com estes factos! Ou seja, enquanto na Rússia TODOS os cidadão podem aceder a TODOS os pontos do território, na Brasil há enormes parcelas territoriais vedadas ao comum dos cidadãos.

Vir aqui ao Da Rússia protestar pela defesa do Brasil usando um nacionalismo bacoco não o dignifica. Nem a sí, nem ao seu país.

HAVOC disse...

O Brasil é um país que produz carne, laranja e arroz... A Rússia é um país que produz satélites GLONASS, caças PAK-FA e exporta tecnologia na construção de usinas nucleares!!!!

Eu sou brasileiro sim, mais se compararmos o Brasil com a Rùssia, em toda a sua história e conquista, nós brasileiros seremos eternos índios!!!

O Brasil é um país décadas atrasado em comparação á Rússia e a China em tecnologia!!!

Eduardo disse...

O anonimo que sempre compara o Brasil com a Rússia, é o Italo Tavares. É um caso patológico terrível. É muito complexo de inferiodade numa pessoa só... Estas birras ciumentas, são típicas dele.

A Rússia continua a evoluir em todos os indicadores socio-economicos e a grande maioria dos russos aprovam Putin e Medvedev.

Neste momento a estagnação está no Ocidente.



O Zhirinovsky muitas vezes escreve "nonsense" mas agora tenho de concordar em parte com ele, e acrescento sobre a inveja que muitos têm principalmente da história e da cultura russa. A Rússia é um país grandioso, uma civilização própria, cultura rica, grandes nomes e uma história que nenhum país outro tem.


Cumprimentos à todos !

HAVOC disse...

A Rùssia tem mais conquistas na área da tecnologia, ciencia, medicina e cultura do que a Espanha, Holanda, Belgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlandia, Grécia, todos os países do leste europeu,Turquia, Israel, todos os países do Oriente Médio, Canadá, Índia, Tailandia, Malásia, e até a Austrália...A Rússia é mais importante para o mundo do que todos estes países citados acima!!!

É facil criticar a Rússia comparando este país com os Estados Unidos... Agora, se vocês esquecerem os Estados Unidos e compararem a Rússia com outros países, vocês verão a diferença!!!

A Rússia é um país mais civilizado, culto e moderno que a Espanha, Holanda, Belgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlandia, Grécia,todos os países do leste europeu,Turquia, Israel, todos os países do Oriente Médio, Canadá, Índia, Tailandia, Malásia, e até a Austrália.

É só vocês compararem...

Jest nas Wielu disse...

2 anónimo_russo 07:28 /07:30
Não sou um psicólogo tão grande como você me descreve, mas gosto da psicologia, sempre ajuda entender melhor o adversário...

Sobre a projecção da "inveja Ocidental" aos visitantes estrangeiros escrevia ainda o Marques de Custine no século XIX.

Anónimo disse...

"Quanto à tecnologia, lamento mas a Rússia supera o Brasil em praticamente tudo. "

Só supera na área bélica-espacial. A industria russa é inferior, a agricultura é muito inferior, competividade inferior, recebe menos investimentos produtivos, enfim é o pior país do bric em industria e inovação (mesmo tendo os melhores indíces de educação). Nem vou falar em democracia....
Se em pouco tempo o preço do petróleo cair 50% e continuar assim por uns dois anos o país entra em colapso (e não é opinião minha, está em jornais respeitáveis de economia como o financial times e the economist).

Não tenho nada contra a Rússia e os russos, mas os brasileiros deste blog acham que o país é o farol da humanidade, que é um exemplo em tudo, que é melhor e superior, que político bom é alguém como o Putin. Eles são bons comediantes.

anónimo_russo disse...

Jest nas Wielu disse...
"2 anónimo_russo 07:28 /07:30
Não sou um psicólogo tão grande como você me descreve, mas gosto da psicologia, sempre ajuda entender melhor o adversário...

Sobre a projecção da "inveja Ocidental" aos visitantes estrangeiros escrevia ainda o Marques de Custine no século XIX."



Francamente, não tenho a minima noção do que o Marques de Custine escreveu no sec XIX, mas de certeza é que o que se passa neste blog nada tem a ver com a "inveja do Ocidente", mas tudo tem a ver com alguns problemas psicológicos de alguns dos comentadores mais assíduos.

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...
""Quanto à tecnologia, lamento mas a Rússia supera o Brasil em praticamente tudo. "

Só supera na área bélica-espacial. A industria russa é inferior, a agricultura é muito inferior, competividade inferior, recebe menos investimentos produtivos, enfim é o pior país do bric em industria e inovação (mesmo tendo os melhores indíces de educação). Nem vou falar em democracia....
Se em pouco tempo o preço do petróleo cair 50% e continuar assim por uns dois anos o país entra em colapso (e não é opinião minha, está em jornais respeitáveis de economia como o financial times e the economist).

Não tenho nada contra a Rússia e os russos, mas os brasileiros deste blog acham que o país é o farol da humanidade, que é um exemplo em tudo, que é melhor e superior, que político bom é alguém como o Putin. Eles são bons comediantes."




Por vezes é melhor pensar com a sua própria cabeça do que repetir o que lhe ensinam os grandes analistas (absolutamente imoparciais, claro) Do FT e do Economist.
A Rússia não é um farol, mas tem um grande potencial e a sua situação está longe de ser catastrófica.

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...
"Quanto à tecnologia, lamento mas a Rússia supera o Brasil em praticamente tudo. "

Só supera na área bélica-espacial. A industria russa é inferior, a agricultura é muito inferior, "


Você é um grande especialista nessas áreas? A Rússia é um exportador significativo de cereais, por sinal. E a falar da produção de cereais, eu não falava de algumas altas tecnologiais, comparaveis com as tecnologias espaciais.

Gilberto disse...

Tá perigoso viajar de Tupolev.

Daqui a pouco estará quase tão perigoso viajar de Tupolev quanto viajar de Airbus(que cai um toda semana).

Gilberto disse...

Zhirinovsky está transcendendo o limite aceitável do fetiche e da pederastia.

Digno de pena.

Eduardo disse...

Anónimo 18:05

A Rússia recebeu muito investimento estrangeiro na última década e agora fará algumas privatizações e busca receber investimentos mais produtivos, ligados a alta tecnologia. Vide, por exemplo, Skolkovo, que será um dos pólos de atração.

E por falar em petróleo...

A área de petróleo e gás envolve muita indústria desde a pesada, como siderurgia avançada, construção de máquinas para extração, reparos, tubos termicos, perfuração, softwares etc.

A teoria de que o petróleo não gera valor agregado é falsa, pelo menos em relação à Rússia. Pois o país não é a Arabia Saudita, que depende totalmente de tecnologia ocidental.

Além de muitas outras áreas que a Rússia tem mas que em importância/valor faz parecer pequeno diante do petróleo e gás, causando uma falsa sensação que o país não tem tecnologia civil.




Pippo 14:48

Isso é apenas teoria da conspiração. No Brasil não existe nenhuma lei que veda o trânsito de pessoas a certas regiões. Está na constituição, nenhum povo goza de autonomia ou privilégios sobre os demais. Existe reservas indígenas, elas são administradas pela Funai (orgão que cuida dos nativos), portanto nada é feito sem passar pelo orgão federal. P.S: Na Austrália, Eua etc existe reservas de nativos muito antes e autonomia garantida pela constituição.

Estas são teorias que circulam na internet, que a Nato vai invadir a amazônia, que as Ongs exploram minérios etc etc.


Cumprimentos !

Anónimo disse...

Se eu tivesse que invejar um país, eu invejaria a Alemanha, Inglaterra, França ou EUA... mas a Rússia? kkkkkkkk!!!!!

Pq eu sentiria inveja de um país desastrato e fracassado? É acidente de usina nuclear, submarino, navio, avião... tudo é precário na Rússia, precário e decedente. Um país que importa praticamente todos os bens de consumo que consome. O Brasil tem um parque industrial altamente diversificado. Industias em todos os setores e não apenas militar e especial. O Brasil não precisa de indústria militar pois é um país pacífico e não tem inimigos, ao contráio da Russia.

Que a Rússia possa ser superior em tecnologia espacial ou militar pode até ser, mas em todo o resto é superada pelo Brasil. Pra que tecologia espacial? A unica coisa lucraiva que isso pode ser é colocação de satélites em óbita, fora isso é gasto inútil, improdutivo e sem retorno. Que resultado prático tem levar um homem aos espaço? O que isso traz de ganhos concretos? Que eu saiba 2 satélites falharam recentemente, inclusive aquele do sistema de GPS russo.

Esse Pippo deve ser portugês, pois demonstrou que não conhece absolutamente nada de Brasil. Esses portugueses que amam a Rússia deveriam ter mais orgulho e defenderem seu país, pois esse anonimo russo ofendeu Portugal e estes não disseram um "ai".

Que gente essa! Não questionam seus governos nem autoridades. Não tem democracia. Eu que não queria viver numa socidade autoritária, sem individualismo, sem liberdade de expressão, respeito as instituições, sem Estado de Direito e etc... Não há arte espontânea, abstrata e irreverente. Só aquele realismo soviético de imitação perfeita da realidade. Estética totalitária!

E por último, eu jamais queria viver num país que criou um dos piores regimes políticos, um dos mais sagrentos já existente. Eu, como estudante de filosofia, tenho orgulho de tudo que minha civilização criou: artes, ciências, história, economia e cultura e etc... me diga que participação tem a Rússia na filosfia? Nenhuma! Filosofia é Ocidental!

Que atitude mais desonesta de quem não passar de um simples agitador barato! Propagandista de quinta! Acima de tudo mesquinho, mal morreram as vítimas e já corre para blogs defender a "indsutria nacional". Que oportunismo! Eu não vou mais responder agressões desse anonimo, acho que ele deveria conter a sua agressividade e saber que, no Ocidente, o debate e o contraditório fazem parte da Natureza de nossas sociedades (Ocidenteais).

Além do mais este blog trata da Rússia e não do Brasil e, portanto, não vou mais discuir meu país aqui pricipalmente de pessoas que não entendem nada do assunto. Este anonimo deve, provavelmente, ser algum especialista ou perito em acidentes aereos, do modo como ele exige especialidade. Será que ele esteve lá, no local do acidente, fazendo sua propria investigação? Alguém dividaria do resultado desse "relatório"?!

Eu acho que se o Putin, pedisse a esse sujeito que lhe fosse sua "escrava sexual", este se prontificaria sem nenhum receio. Ataca o debatedor no lugar de retorquir o que está sendo dito, puramente retórico!

Anónimo disse...

"A Rùssia tem mais conquistas na área da tecnologia, ciencia, medicina e cultura do que a Espanha, Holanda, Belgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlandia, Grécia, todos os países do leste europeu,Turquia, Israel, todos os países do Oriente Médio, Canadá, Índia, Tailandia, Malásia, e até a Austrália..."

Mais cultura que a Espanha? Vc tem um conhecimento bem limitado! É da Espanha de El Greco, Cervantes, Garcia Lorca, Gaudi, Picasso, Ortega y Gasset... A Espanha tem uma das melhores culinárias do mundo e o melhor futebol tb. Já foi dona de metade do mundo, tornou o Espanhol uma das línguas mais faladas do mundo. Não obstante a atual crise, a Espanha evoluiu muito em Educação nas últimas décadas.

"A Rússia é um país mais civilizado, culto e moderno que a Espanha, Holanda, Belgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlandia, Grécia,todos os países do leste europeu,Turquia, Israel, todos os países do Oriente Médio, Canadá, Índia, Tailandia, Malásia, e até a Austrália."

Tirando a Turquia, India, OM, Tailandia e Malásia, isso que vc está dizendo é completamente absurdo! Basta comparar IDH desses países com o da Rússia e colocar na balança questões como democracia em direitos humanos e vc verá que a Rússia tem séculos de atraso em relação a estes. Vc está citando simplesmente os países com melhor IDH e altamente tecnológicos. A Filândia é altamente tecnológica e tem uma das melhores empresas de telefones celular do mundo - a Nokia. Vá se informar!

Anónimo disse...

"Grande parte do Brasil está coberto por selva equatorial, impossível de ser colonizada a não ser que seja desmatada, mas tal seria um desastre ambiental e económico, não só porque ditaria o fim das tais reservas aquíferas de que falou como os solos amazónicos são paupérrimos em termos de nutrientes (os que há são depositados pela própria floresta, como sabe)."

E pra que desmatar a floresta? Esse ideal de "progresso" está ultrapassado. Só a China e países atrasados degradam seu meio ambiente hoje em dia. Lembre-se de que a Rússia estar a construir uma Autoestrada dentro de uma floresta. Essas reservas de água doce não precisam ser usadas agora, ficam como "poupança" para o futuro.

"Quanto a "movimentoso separatistas"... como sabe, em certas regiões da Rondónia só é permitida a entrada aos índios locais, ao Exército (cujos elementos, neste caso, são recrutado essencialmente na região) e a... membros de ONG norte-americanas! Claro que o facto desse Estado ter enormes reservas de nióbio nada tem a ver com estes factos! Ou seja, enquanto na Rússia TODOS os cidadão podem aceder a TODOS os pontos do território, na Brasil há enormes parcelas territoriais vedadas ao comum dos cidadãos."

As terras indígenas são protegidas pela constituição, isso é uma conquista grande. Quantas outras nações dão o direito a terra para suas populções autóctones? Eu posso imaginar a política de posse de terra dada àquelas etnias na Sibéria na Rússia.

"Vir aqui ao Da Rússia protestar pela defesa do Brasil usando um nacionalismo bacoco não o dignifica. Nem a sí, nem ao seu país."

Não é nacionalismo bacoco, é a realiadade. Dizer que a Rússia supera o Brasil em tecnologia em praticamente tudo demonstra sua ignorância e falta de informação. Vc está falando de um país que não produz nem lata de sardinha. O Brasil tem industrias com produos de alta qualidade. Nossa indústria de calçados só fica atrás da Italiana. Nosso "prêt-à-porter" só é inferior ao dos grandes salões de moda Nova Iork-Londres-Paris-Milão. A música pop brasileira é considerada a melhor do mundo em língua não-inglesa. O Brasil tem um bom parque industrial e bem diversificado.

Anónimo disse...

Pippo, por favor, além das tecnologias bélico-espacial, vc poderia que outras a Rússia é "bem superior ao Brasil"?

Anónimo disse...

"O Brasil é um país que produz carne, laranja e arroz... A Rússia é um país que produz satélites GLONASS, caças PAK-FA e exporta tecnologia na construção de usinas nucleares!!!!"

Vc deve ter faltado as aulas e geogriafia e história. Quem disse que o Brasil só produz isso? E os aviões da Embraer? Brasil é grande produtor de aço e tem uma relevante industria de calçados e têxtil. Um caça Mig caiu dias antes dessa tragédia e dois satélites russos falharam, inclusive um relacionado ao Glonass. Bem, quando esse sistema entrar em funcionamento nós pederemos compará-lo com o GPS. Veremos qual é o melhor.

Anónimo disse...

"O Zhirinovsky muitas vezes escreve "nonsense" mas agora tenho de concordar em parte com ele, e acrescento sobre a inveja que muitos têm principalmente da história e da cultura russa. A Rússia é um país grandioso, uma civilização própria, cultura rica, grandes nomes e uma história que nenhum país outro tem."

Que grandes acontecimentos históricos? O estalinismo?

Anónimo disse...

"Você é um grande especialista nessas áreas? A Rússia é um exportador significativo de cereais, por sinal. E a falar da produção de cereais, eu não falava de algumas altas tecnologiais, comparaveis com as tecnologias espaciais."

A Rússia tem alguma instituição científica ligada a tecnologia no campo parecida com a Embrapa? Então quem não é um "grande especialista" aqui é vc!

Anónimo disse...

"A Rússia é um país mais civilizado, culto e moderno que a Espanha, Holanda, Belgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlandia, Grécia,todos os países do leste europeu,Turquia, Israel, todos os países do Oriente Médio, Canadá, Índia, Tailandia, Malásia, e até a Austrália."

Grécia? Bem se vê que vc não estudou história no colégio? A cultura russa é mais rica que a da Grécia! Uma pessoa tem que ser muito estúpida para dizer uma asneira dessas.

Anónimo disse...

"A teoria de que o petróleo não gera valor agregado é falsa, pelo menos em relação à Rússia. Pois o país não é a Arabia Saudita, que depende totalmente de tecnologia ocidental."

A Rússia exporta petróleo cru ou refinado?

Quantas refinarias o país possui?

Conheces alguma marca de óleo russa mundialmente conhecida e que participe de competições esportivas internacionais de automobilismo?

Sem refinarias o que vc diz não é verdade. Sem processar esse petróleo o que temos é um "plantation do pretóleo", um exportador primário ou numa forma mais jocosa, uma República do Petróleo, uma Arábia gelada!

Anónimo disse...

"Se em pouco tempo o preço do petróleo cair 50% e continuar assim por uns dois anos o país entra em colapso (e não é opinião minha, está em jornais respeitáveis de economia como o financial times e the economist)."

Uma queda vertiginosa e a longo prazo no preço do petróleo e é o fim da Rússia ou pensando melhor, da Era Putin e de sua corja. O país não tem uma pauta de exportação variada. Desculpe, mas o atual crescimento Russo não é sustentável.

anónimo_russo disse...

Anónimo disse


Não vou responder a todo o esse многобукв (excesso de letras) que você derramou aqui, vou dizer apenas algumas coisas:




1."Que gente essa! Não questionam seus governos nem autoridades. Não tem democracia. Eu que não queria viver numa socidade autoritária, sem individualismo, sem liberdade de expressão, respeito as instituições, sem Estado de Direito e etc... Não há arte espontânea, abstrata e irreverente. Só aquele realismo soviético de imitação perfeita da realidade. Estética totalitária!"



Ve-se nitidamente, que você "conhece" a Rússia só por meio desses jornais americanos que citou. Mas aconcelho-lhe, antes de fazer algumas conclusões, vizitar a Rússia, conhecer as pessoas, a vida etc. Assim vai entender como é a vida na Rússia na realidade (o que é diferente daquilo que alguns jornais e jornalistas dignos descrevem).



2."A Rússia tem alguma instituição científica ligada a tecnologia no campo parecida com a Embrapa? Então quem não é um "grande especialista" aqui é vc!"


Eu não sei o que é Embapa, mas, se você não sabe, vou dizer: claro que existem na Rússia as áreas cientificas, ligadas a agronomia. Alguns dos meus parentes até são engenheiros agronomos (ou como lá se chama isso em portugues), e são uns bons especialistas na sua área. Eu não falava disso se não soubesse alguma coisa.


Ao restante многобукв não vou responder, porque realmente neste blog as coisas se repetem: agora, igualmente como há uns dois anos, quando encontrei este espaço na internet, aparecem aqui regularmente os "oponentes" da Rússia ardentes (na sua maioria, por alguma razão, são estudantes brasileiros). Isso me leva a pensar (e essa impressão é bastante forte) de que existe realmente um fenómeno psicilógico.



P.S.Sobre os aviões. È desde criança que os aviões e a arte de voar me atraiam. Até foi uma vez detido (tendo uns 8-9 anos de idade) por guardas do nosso aeroporto quando penetramos com mais dois amigos meus no seu território para ver mais de perto os aviões a pousarem e a decolarem. Li algum material, conversei com alguns pilotos, joguei varios simuladores, por isso sei pelo menos teoreticamente o porque os aviões voam e como os seus sistemas funcionam. Alem disso, li, como já disse, algumas investigações de algumas catástroifes aéreas, uns documentos muito sérios.
Quanto a esta catástrofe recente, aqui está um forum russo onde há tambem pilotos, pode conhecer as opiniões deles:


http://aviaforum.ru/showthread.php?t=30631&page=58

anónimo_russo disse...

Anónimo

"A Rússia exporta petróleo cru ou refinado?

Quantas refinarias o país possui?

Conheces alguma marca de óleo russa mundialmente conhecida e que participe de competições esportivas internacionais de automobilismo?

Sem refinarias o que vc diz não é verdade. Sem processar esse petróleo o que temos é um "plantation do pretóleo", um exportador primário ou numa forma mais jocosa, uma República do Petróleo, uma Arábia gelada!"



Ha-Ha! Seria a mesma coisa que dizer que o Brasil é uma republica de vacas imundas (por exportar carne) e, se houver queda de prços da carne, seria o fim da eonomia brasileira. Mas o mundo é mais complicado.

Está bem, já não é muito interessante combater aqui com estudantes brasileiros. Boa sorte por enquanto.

Eduardo disse...

Gilberto Mucio 20:33

Aproveite para dar um puxão de orelha no Italo também. Pois sei que ele é seu amigo lá no Facebook e Orkut. E ninguém o aguenta mais por este blog. Ele é birrento demais, não tem respeito nenhum pela Rússia e causa muita vergonha alheia.

Anónimo disse...

flanker


casinha feia essa tua (foto), hein?

Anónimo disse...

Embrapa

Anónimo disse...

Vacas imundas mas que seu país compra e continua comprando. E o Brasil o que compra da Rússia? O saldo da balança comercial é favorável a quem? Quem importa mais produtos industrializados pra quem?


As respostas a essas perguntas explicam pq a economia brasileira não entraria em colapso no caso de uma crise no setor agropecuário.


Eu, ao contrário de vc, não acho que meu país seja perfeito, divino e maravilhoso e acima de tudo inquestionável. Esse tipo de nacionalismo, se é que isso seja um nacionalismo, é tolo e infantil. Reconhecer problemas é bom, ajuda identificá-los para então poder corrigi-los. O pior é se manter cego a eles.