quarta-feira, setembro 07, 2011

Queda de avião deveu-se a choque com uma antena de um farol

O avião Iakovlev-42 não conseguiu chegar à altura segura e chocou com a antena de um farol situado na pista do Aeroporto de Iaroslavl, anunciou a Agência de Aviação da Rússia.
O aparelho despenhou-se hoje a nordeste da capital russa tendo a queda provocado a morte de 43 pessoas e duas ficaram feridas, anunciou o Ministério para  Situações de Emergência da Rússia.
“O Iakovlev-42 despenhou-se a dois quilómetros do aeroporto Tulochn, em Iaroslavl, no rio Volga, quando levantava voo. Segundo dados precisos, morreram 43 pessoas, tendo sido duas recuperadas com vida.”, declarou um porta-voz desse ministério à agência Interfax.
O aparelho transportava a equipa de hóquei no gelo do Lomokomotiv de Iaroslavl, cidade situada a cerca de 300 quilómetros a nordeste de Moscovo, que deveria ir defrontar o Dínamo de Minsk, na Bielorrússia.
Uma fonte do clube revelou à Interfax que a maioria dos jogadores da equipa são russos, mas acrescentou que entre as vítimas há “hoquistas da Suécia, Polónia, Ucrânia, República Checa, Alemanha, Bielorrússia, Letónia e de outros países”.
O avião Iakovlev-42 (segundo a classificação da NATO, Clobber (“sucata”, “velharia”) foi fabricado em meados dos anos 70 para substituir os Tupolev 134.
Na véspera, a queda de um Mig-31 provocou a morte dos dois pilotos.

38 comentários:

anónimo_russo disse...

Esse aparelho foi feito em 1993, segundo eu entendo.
Se lermos com atenção o que o controlador aéreo disse, veremos, que, infelizmente, ´
e muito provavel que não é por culpa do avião que tudo isso aconteceu: por alguma razão, o piloto não interrompeu a decolagem, mesmo quando a pista já estava a acabar.

http://www.lifenews.ru/news/68931

Zhirinovsky Flanker disse...

Esses desastres aéreos são uma tragédia nacional para a Rússia...

Isso é culpa das empresas-aéreas que não estão cumprindo com os procedimentos de segurança e manutenção. Estas aeronaves e seus pilotos estão assassinando russos inocentes!

Sérgio_alj disse...

RIP

Tambem estava uma das lendas da NHL, da Eslováquia, Pavol Demitra.

Uma grande tragédia...

Wandard disse...

Peço desculpas por ter feito um referência errada, quanto à data de fabricação em postagem no tópico anterior. Parece que este modelo teve algumas poucas unidades produzidas nos anos 1980, mas, novas versões como melhoramentos nos aviônicos e correções no espaço da cabine ocorreram nos anos após o fim da URSS. A reportagem não é específica em relação a qual versão do Yak-42 sofreu o acidente, mas deixa claro que as condições atmosféricas podem ter contribuído para o piloto ter cometido um erro.

anónimo_russo disse...

Zhirinovsky Flanker disse...
"Esses desastres aéreos são uma tragédia nacional para a Rússia...

Isso é culpa das empresas-aéreas que não estão cumprindo com os procedimentos de segurança e manutenção. Estas aeronaves e seus pilotos estão assassinando russos inocentes!"



Esse avião concreto foi um avião VIP, duvido que houvesse falta de procedimentos de segurança e manutenção. Este ano o aparelho foi modernizado e passou os testes em julho, segundo dizem os representantes da empresa a que pertencia.

anónimo_russo disse...

Wandard disse...
"Peço desculpas por ter feito um referência errada, quanto à data de fabricação em postagem no tópico anterior. Parece que este modelo teve algumas poucas unidades produzidas nos anos 1980, mas, novas versões como melhoramentos nos aviônicos e correções no espaço da cabine ocorreram nos anos após o fim da URSS. A reportagem não é específica em relação a qual versão do Yak-42 sofreu o acidente, mas deixa claro que as condições atmosféricas podem ter contribuído para o piloto ter cometido um erro."



De acordo com as palavras do controlador aéreo, responsavel pela decolagem, o avião continuava a correr pela pista, provavelmente, sem conseguir atingir a velocidade necessária, enquanto, nas condições normais, bastaria a metade da pista para este tipo de avião decolar. Não havia sinais de tentativas de travar o avião. Quando a pista terminou, correu aínda algum tempo pela terra, decolou finalmente, mas caiu quase logo.

A minha pergunta: se houve algum problema técnico, porque foi que os pilotos não interromperam a decolagem? A pista tem 3000 metros de comprimento.

anónimo_russo disse...

O tipo do avião Як-42Д (Yak-42D)

Anónimo disse...

Segundo um especialista citado pela Agência Interfax, o acidente se deveu a uma falha no motor: http://pt.euronews.net/2011/09/08/russia-autoridades-anunciam-inquerito-a-acidente-aereo-que-fez-43-mortos/

Fica difícil dizer que é falha humana quando o avião não conseguiu ganhar altitude. Impressionante mesmo é o oportunismo dos pro-kremilin, mal aconteceu o acidente e já correm para os forums e blogs da internet para defender o regime no lugar de se solidarizar com as vítimas. E se criticam as aeronaves russas se saem dizendo que há acidentes aereos tb no Ocidente e podem até citar o caso do avião da AirFrance que ia do Rio à Paris.

Acontece que acidentes ocorrem sim, o problema não é esse, o problema é a frequência com a qual eles ocorrem. A Rússia é o país com maior índice de acidentes aereos no mundo, a frota é extremamente sucateada e sem manutenção. Acho que a UE deveria proibir aeronaves de fabricação soviética de voarem em seu espaço aereo. Tá na hora das autoridades russas aproveitarem a boa fase econômica do país e comprarem um frota de aviões novos do Ocidente, da Boing ou da Air Bus. A industria aerea russa não é muito boa nem confiáel, o fato do avião ser novo só confirma isso. A Rússia vai sediar competições desportivas internacionais e precisa resolver isso até lá.

Anónimo disse...

É ilusão esperar que a investigação do acidente seja imparcial, transparente e confiável. Isso nunca acontece na Rússia, as investigações desse tipo sempre acabam por acobertar alguém ou mascarar as condições precárias da infraestrutura aérea do país. Eu não andaria num avião de fabricação russa nunca na minha vida, basta um experiência que eu tive com um modelo Tupolev da Air Cubana, foi um horror!

Anónimo disse...

Não acredito que as investigações ocorrem de maneira fidável, vide o caso da queda do avião presidencial polonês que até hoje é motivo de controvérsia entre as autoridades de Varsóvia e Moscou.

Anónimo disse...

Não diga??! E o acidente com o navio Bulgária tb foi falha humana?

Anónimo disse...

O próprio presidente Medvedev não voa mais num Tupolev, se ue não me engano ele comprou uma nova aeronave presidencial.

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...

1.
"Segundo um especialista citado pela Agência Interfax, o acidente se deveu a uma falha no motor: http://pt.euronews.net/2011/09/08/russia-autoridades-anunciam-inquerito-a-acidente-aereo-que-fez-43-mortos/


Fica difícil dizer que é falha humana quando o avião não conseguiu ganhar altitude. Impressionante mesmo é o oportunismo dos pro-kremilin,"


Se não entende algo, pergunte a algum piloto. O avião mencionado tinha três motores. Se houve algum problema tecnico, que ocorreu antes de o avião ter atingido a velocidade chamada "limiar", devia interromper o voo, se ocorreu depois, deviam decolar, o avião pode decolar utilizando 2 motores e os pilotos deviam saber fazer isto. Alem disso, tinham uma pista longa.



2."Acontece que acidentes ocorrem sim, o problema não é esse, o problema é a frequência com a qual eles ocorrem. A Rússia é o país com maior índice de acidentes aereos no mundo, a frota é extremamente sucateada e sem manutenção"



Não existe "a frota", existem companhias aéreas diferentres, umas mais responsaveis, outras menos.



3."A Rússia é o país com maior índice de acidentes aereos no mundo" - claro que não.



4."Acho que a UE deveria proibir aeronaves de fabricação soviética de voarem em seu espaço aereo"


Acho que especialistas da UE entendem no assunto melhor que você.


5." Tá na hora das autoridades russas aproveitarem a boa fase econômica do país e comprarem um frota de aviões novos do Ocidente, da Boing ou da Air Bus."


Não são as autoridades russas que compram os aviões, são as companhias aéreas. Eles sabem melhor que você o que comprar ou utilizar.



6 "A industria aerea russa não é muito boa nem confiáel, o fato do avião ser novo só confirma isso."


Parece, que você é um grande especialista. Só que as companhias aéreas que pretendem comprar SSJ100 pensam de uma maneira diferente. Embora SSJ é semelhante a Embraer que contem muitas peças produzidas em outros países, mesmo assim pode ser chamado de russo.

Os aviões construidos na época sovietica e pos-sovietica eram e são muito bons (com a manutenção devida). O maior problema deles é que gastam mais combustivel que os estrangeiros (nem todos, talvez, mas em geral, sim).

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...

1."É ilusão esperar que a investigação do acidente seja imparcial, transparente e confiável. Isso nunca acontece na Rússia, as investigações desse tipo sempre acabam por acobertar alguém ou mascarar as condições precárias da infraestrutura aérea do país."



Você leu pelo menos uma das investigações oficiais do "MAK" russo? Claro que não. Senão, devia saber, que essas investigações não acobertam ninguem nem mascaram nada. Se o avião tinha problemas técnicos, todos os factos são expostos pormenorizadamente nessas investigações, eu li tres documentos que investigavam 3 catástrofes (são uns documentos bastante volumosos, com fotos e tudo). Ninguem esconde nada lá. Todos os problemas tecnicos que esses aviões tinham (nem todos os tinham) eram expostos muito pormenorizadamente. Bem como os problemas relacionados com a falta de experiencia da tripulação (nalguns dos casos). Se não conhece algo, acho melhor não falar.

anónimo_russo disse...

"Eu não andaria num avião de fabricação russa nunca na minha vida, basta um experiência que eu tive com um modelo Tupolev da Air Cubana, foi um horror!"



Espero que não tenha sujado o nosso Tu.
Voei muitas vezes nos Tu, são uns aviões muito bons.

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...
"Não diga??! E o acidente com o navio Bulgária tb foi falha humana?"


Exato. Foi pura negligencia humana e a falta de professionalismo da tripulação. Não fecharam as janelas, as vijias que deviam ter fechado obrigatoriamente quando entraram nesse mar artificial, represa ou como lá que vai ser em portugues. Efetuaram uma viragem bastante brusca com as vijias abertas nas condições de uma tempestade.

anónimo_russo disse...

Eu não sou "pro-kremlin", eu sou "contra-idiotas"

Anónimo disse...

"Não são as autoridades russas que compram os aviões, são as companhias aéreas. Eles sabem melhor que você o que comprar ou utilizar."

E quem regulamenta a aviação aérea na Rússia? Vosso presidente mesmo criticou a situação que o país vive nesse setor, se isso não foi censurado vc poderá encontrar em qualquer sitio de informação.


"Acho que especialistas da UE entendem no assunto melhor que você."

Talvez vc seja ainda melhor que todos eles juntos, pois vc determinou as causas do acidente antes mesmo das autoridades oficiais o terem feito. Meus parabéns! Vc é brilhante!

"Os aviões construidos na época sovietica e pos-sovietica eram e são muito bons (com a manutenção devida). O maior problema deles é que gastam mais combustivel que os estrangeiros (nem todos, talvez, mas em geral, sim)."

E quem compra os aviões russos? Um bando de ditadoresinhos de Repúblicas das Bananas? Que bela clientela! Decerto que no ramo automobilístico deves tb achar os carros da Lada de excelente qualidade.

"Você leu pelo menos uma das investigações oficiais do "MAK" russo? Claro que não. Senão, devia saber, que essas investigações não acobertam ninguem nem mascaram nada. Se o avião tinha problemas técnicos, todos os factos são expostos pormenorizadamente nessas investigações, eu li tres documentos que investigavam 3 catástrofes (são uns documentos bastante volumosos, com fotos e tudo). Ninguem esconde nada lá. Todos os problemas tecnicos que esses aviões tinham (nem todos os tinham) eram expostos muito pormenorizadamente. Bem como os problemas relacionados com a falta de experiencia da tripulação (nalguns dos casos). Se não conhece algo, acho melhor não falar."

Convença as autoridades polacas disso! Certamente as instituições russas que são conhecidas pela transperência e honestidade tem totais condições de elaborarem um relatório isento.

"Espero que não tenha sujado o nosso Tu.
Voei muitas vezes nos Tu, são uns aviões muito bons."

Sabe que nem reparei, eu tive que sair correndo para escapar das chamas. Sujar um avião daqueles é "redundante", não?!



"Eu não sou "pro-kremlin", eu sou "contra-idiotas""

E eu contra a vigarice intelectual a favor de regimes e não da verdade! Isso é questão de HONESTIDADE! Idiotas são aqueles que xingam em vez de argumentar e pior, em defesa de CANALHAS!

Anónimo disse...

anonimo_russo,

acho que vc é apenas um mau-caráter!

Zhirinovsky Flanker disse...

Anonimo russo...

Quero lhe parabenizar por seus posts contra este mau-carater do Anonimo!!!

O mundo não precisa de pessoas desse nível, apoio incondicionalmente seus posts neste assunto!!!

Zhirinovsky Flanker disse...

Caro ANONIMO!!!

A queda do avião polones foi culpa dos poloneses!!! O avião era deles, o que a Rússia tem á ver com o acidente do Presidente da Polonia, se o avião era da Polonia, assim como seus tripulantes???

O que a Rússia tem á ver com o acidente do avião polones em Smolensk???

Cai na real ANONIMO!!!

anónimo_russo disse...

Anónimo

1."E quem compra os aviões russos? Um bando de ditadoresinhos de Repúblicas das Bananas? Que bela clientela! Decerto que no ramo automobilístico deves tb achar os carros da Lada de excelente qualidade."


O novo avião russo se chama SSJ100, procure pela internet quem compra esse avião. Tambem a Rússia tem uns excelentes aviões como IL 96-300 mas que gastam muito combustivel.



2"Convença as autoridades polacas disso! Certamente as instituições russas que são conhecidas pela transperência e honestidade tem totais condições de elaborarem um relatório isento."


Eu acho que aqueles polacos que têm miolos, entendem que a Rússia não falsifica nada (e que culpa pode ter a Rússia da catástrofe do avião polaco, eu não sei) Das personagens polacas que parazitam nos ossos dos seus compatriotas mortos, parazitam com os fins politicos, nem quero falar.

Mas aconcelho ler as investigações antes de falar alguma coisa.

Anónimo disse...

Zhirinovsky Flanker,

basta ler seus post para se ter uma comprovação do seu carter, que é péssimo! Vc deveria puxar o saco do Brasil que é o seu país e não do país alheio!

Wandard disse...

O avião presidencial russo é um Ilyushin Il-96-300.

sergio disse...

como cai avião na Rússia, meu Deus! O que está errado nesse país???

benetton disse...

navios, aviões, ônibus, submarino, etc etc...tudo na Rússia está se acabando!!!! Não existe país que tenha mais frequentes tragédias como a Rússia.

uthor disse...

Se não é culpa dos equipamentos russos, então a porcaria está na formação de recursos humanos na Rússia. Não conseguem nem pilotar um avião decentemente.

anónimo_russo disse...

Não faltava aínda chegar aqui um troll obtuso.

anónimo_russo disse...

Mais um ataque de trolls?

Anónimo disse...

o tal de flanker é um skin. já denunciei para a federal

Anónimo disse...

Wandard,

e vc sabe dizer qual é a idade do avião presidencial russo?

Anónimo disse...

"Acho que especialistas da UE entendem no assunto melhor que você."



A UE e os EUA tem uma lista negra de companhias aereas proibidas de voar em seu espaço aereo. Não sabias disso ou está a se fazer de bobo?! Não duvido que algumas companhias russas já estejam no limbo.

anónimo_russo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anónimo_russo disse...

Anónimo disse...
"Wandard,

e vc sabe dizer qual é a idade do avião presidencial russo?"



IL 96-300 aínda se produzia em meados dos anos 2000.

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...

"A UE e os EUA tem uma lista negra de companhias aereas proibidas de voar em seu espaço aereo. Não sabias disso ou está a se fazer de bobo?! Não duvido que algumas companhias russas já estejam no limbo."


Não duvidas? Apresenta aqui os factos. Eu diria quem aqui é bobo, se não fosse a pre-moderação.

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...
"Wandard,

e vc sabe dizer qual é a idade do avião presidencial russo?

12:22"



Por sinal, não compreendo a sua alegria: os lusófonos nunca foram capazes de criar um avião semelhante, o máximo que conseguiram é Embraer que tem motores ingleses (ou norte-americanos, não me lembro), por não serem capazes de produzir o seu próprio motor, e outras peças importadas.

Se não entende o que são Il 96-300 ou IL 96-400, veja:


http://www.youtube.com/watch?v=6HQMV0Rpt00

Infelismente, agora vão ser produzidos apenas IL 96-400 de carga, mas é melhor assim que não produzir nada.

Wandard disse...

Anonimo Russo eu não entendi esta postagem:


Por sinal, não compreendo a sua alegria: os lusófonos nunca foram capazes de criar um avião semelhante, o máximo que conseguiram é Embraer que tem motores ingleses (ou norte-americanos, não me lembro), por não serem capazes de produzir o seu próprio motor, e outras peças importadas.

Se não entende o que são Il 96-300 ou IL 96-400, veja:

Não fiz como nunca faço comentários negativos à Rússia, muito pelo contrário!!!!!

Anónimo disse...

"Não duvidas? Apresenta aqui os factos. Eu diria quem aqui é bobo, se não fosse a pre-moderação."



Eu sugiro a moderação que este comntário seja removido devido sua carga ofensiva, agressiva e desrespeitosa da mesma maneira como removeram o comentário das 14:55.

Obrigado!