quinta-feira, outubro 27, 2011

Mítico Teatro Bolshoi de Moscovo reabre as portas depois de seis anos de restauro




            ***José Milhazes, Agência Lusa***

Moscovo, 27 out (Lusa) – O Teatro Bolshoi de Moscovo reabre as suas portas amanhã, depois de obras de restauro que duraram seis anos e custaram cerca de 500 milhões de euros.
“O principal teatro do país deve ser assim: belo, pomposo e com equipamentos modernos. A área do teatro duplicou e temos vários palcos de ensaios, por isso podemos preparar, ao mesmo tempo, espetáculos de ópera e bailado”, justificou Anatoli Iksanov, diretor-geral do mais conhecido teatro russo.
A sessão de reabertura do Teatro Bolshoi, marcada para as 18 horas de Moscovo (seis horas em Lisboa), será seguida de um concerto de gala, preparado pelo encenador russo Dmitri Tcherniakov e conduzido pelo maestro Vassili Sinaiski.
“O concerto de gala será um espectáculo pouco comum, dedicado à história do Teatro Bolshoi e às pessoas que, antes trabalharam nele. Ele irá durar hora e meio e conta com a participação de todos os artistas do teatro, bem como de cinco cantores de ópera de renome mundial”, anunciou Tcherniakov, sem avançar mais pormenores.
O bailado A Bela Adormecida de Piotr Tchaikovski e a ópera Ruslan Liudmila, de Mikhail Glinka, foram os espetáculos escolhidos para estrearem o palco principal do teatro.
A cerimónia de abertura será transmitida por todos os canais federais de televisão russos, bem como em 600 cineteatros em numerosos países do mundo.
Espera-se que na cerimónia de reabertura do teatro estejam presentes o Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin. Em época de campanha eleitoral para as eleições parlamentares de dezembro, este acontecimento permite mostrar obra feita pelo dueto que governa o país.
A direção do teatro decidiu não vender bilhetes para a cerimónia, tendo optado por enviar convites a ilustres personalidades.
Porém, na Internet, foram postos à venda por desconhecidos bilhetes falsos de ingresso, cujo preço varia entre 2.300 e 40 mil euros. O Ministério da Cultura da Rússia viu-se obrigado a abrir um inquérito para averiguar a origem desse negócio.
As obras de restauração permitiram dar ao exterior e interior do edifício o aspeto original, que tinha antes da revolução comunista de outubro de 1917. Foram retirados da fachada do teatro e do palco principal símbolos soviéticos como a foice e o martelo, tendo substituído pela águia bicéfala, símbolo da Rússia czarista reabilitado depois da queda do comunismo no país.
Além disso, os construtores utilizaram a oportunidade para reforçar os alicerces do edifício e construir uma garagem subterrânea de vários andares.
O primeiro edifício do Teatro Bolshoi (Grande, em russo) foi construído em 1780 e deve o seu nome ao facto de se encontrar na mesma praça do Teatro Malii (Pequeno, em russo). Depois de dois fortes incêndios que o destruíram quase completamente, um deles quando das invasões napoleónicas de 1821, adquiriu o aspeto que possui atualmente.
Durante a segunda guerra mundial (1939-1941), o edifício foi atingido por uma bomba da aviação nazi, mas os danos foram rapidamente reparados.
O Teatro Bolshoi constituiu, durante toda a sua história, uma autêntica “fábrica” de estrelas de ópera e bailado. Cantores de ópera como Fiodor Chalapin e Galina Vichnevskaia, bailarinas como Galina Ulanova e Maia Plissetskaia muito contribuíram para a glória desse teatro.
Lusa/fim

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda cobram mais para estrangeiros do que para russos?

Anónimo disse...

Parece-me que o fuso horário está incorrecto...

José Gonçalves Cravinho disse...

O luxo e a grandeza dêste Teatro que foi concebido no reinado do Czar,está de harmonia com o luxo,a pompa a grandeza das Catedrais e da biblico-judaico-cristã Religião
cuja missão é manter a população de joelhos,submissa e acéfala sob
a Bandeira czarista onde se destaca a águia bicéfala em substituição do Brasão d'Armas que representava o Povo operário e campesino.Tudo isto é fruto da Pulhice Humana que não tem limites.