quarta-feira, outubro 05, 2011

Na Bielorrússia passou a ser proibido bater palmas, ficar de pé, fazer silêncio


O Parlamento da Bielorrússia introduziu hoje alterações à lei “Sobre iniciativas de massas” que equiparam o “silêncio” e o “estar de pé” a acções de protesto.
As emendas foram aprovadas numa sessão fechada do Parlamento bielorrusso na segunda-feira, mas só hoje foi revelado parte do conteúdo.
Anatoli Glaz,vice-presidente da Comissão de Direitos do Homem do Parlamento, anunciou que as emendas equiparam acções flash mob a piquetes, limitam os locais de realização de manifestações e “explicam alguns termos”.
Além disso, são proibidas acções de massas organizadas através da Internet e redes sociais se aí for revelado o local, hora e objectivo da concentração.
Segundo o deputado, as ações silenciosas, se organizadas sem a sanção do poder, também são equiparadas a acções de protesto não autorizadas e “o silêncio e o estar de pé são considerados ações”.
Glaz assinalou, numa conferência de imprensa, que os deputados estudaram a prática europeia e que consideram que as emendas não pioram a lei de concentração de massas.
“As alterações não mudam a lei para pior e ela não fica pior do que noutros países e o castigo pelas violações é até mais humano do que nos Estados Unidos”, concluiu.

5 comentários:

PortugueseMan disse...

O Intelsat-18 foi lançado com sucesso, portanto mais um satélite lá em cima.

Jest nas Wielu disse...

Romance "1984" na sua realidade!..

Ler o livro e comparar com realidade da Belarus:
http://blogsemmascara.blogspot.com/
2009/05/1984-george-orwell.html

Anónimo disse...

Que ridículo! Como é sempre tosca uma ditadura! Façam uma revolução colorida já em Belarus! O país está precisando de um banho de democracia e ocidentalização! Não há nenhuma esperança de uma mudança em Minsk?

Anónimo disse...

Como assim?

Pippo disse...

Portanto, se um tipo, na Bielorrúsia, ficar em pé e rigorosamente calado e, de repente, bater uma palma (ele estava a tentar matar uma melga!), o indivíduo pode ser preso?

E se ele estiver em pé, calado, a observar um pássaro? Leva com as algemas?

E se ele estiver a cantar os parabéns para o seu filho via telemóvel, em alta voz, e bater palmas em plena via pública? Leva bastonada "só para comemorar"?

E se a malta do Parlamento da Bielorrússia deixasse de beber em serviço, será que deixaria de fazer figuras tristes?