quinta-feira, novembro 03, 2011

Autoridades culpam tripulação de queda de avião Iak-42 que vitimou equipa de hóquei no gelo

O Comité Aéreo Interestatal anunciou que o avião Iak-42, que se despenhou a 07 de setembro, provocando 44 mortos, se encontrava “em bom estado” e atribuiu a culpa da catástrofe à tripulação do aparelho.
“Um dos pilotos carregou no travão quando o avião levantava voo, elevando a força da travagem a 8 toneladas”, declarou Alexei Morozov, presidente desse comité, ao apontar a principal causa da tragédia.
O avião, que transportava a equipa de hóquei no gelo Lokomotiv despenhou-se logo após ter descolado da pista do Aeroporto de Iaroslavl, cidade a nordeste da capital russa. Apenas um membro da tripulação sobreviveu ao acidente.
Morozov chamou a atenção para a preparação insuficiente dos pilotos.
 “Depois do curso teórico de treino no Iak-42, o comandante do aparelho não cumpriu o programa de voos, tal como está previsto na lei. O treino no simulador foi realizado formalmente, com grandes intervalos, o que não contribuiu para adquirir hábitos firmes de pilotagem”, explicou
Ele revelou também que no sangue do segundo piloto foi detetado um medicamento que “tolhe os movimentos”.
“No organismo do segundo piloto foi detetado fenobarbital, sedativo que inibe a ação do sistema nervoso central, proibido aos pilotos”, acrescentou.
O Comité Aéreo Interestatal considerou que o avião “estava pronto a voar”, sublinhando que não foram detetados problemas no avião, nos motores e nos aparelhos, nomeadamente nos travões”.
As condições climatéricas também eram “normais”.
Alexei Morozov acusou também a empresa proprietária do aparelho de não garantir a segurança dos voos do seu aparelho.
“A estrutura organizativa da companhia aérea “Iak-servis”, o esquema da sua gestão e do seu financiamento não permitiram garantir a segurança do voo”, frisou.
Os parentes da tripulação já anunciaram que discordam dessas conclusões, considerando que elas visam ilibar os verdadeiros culpados da tragédia.

1 comentário:

Jest nas Wielu disse...

Rússia e Geórgia obtiveram o acordo sobre as fronteiras que limitava a entrada russa na OMC:
http://www.rustavi2.com/news/
news_text.php?id_news=43645&pg=1&im=main