terça-feira, dezembro 20, 2011

Kim deixou de ser camarada

Publico a nota na íntegra para que não me acusem de distorcer ideias. Os comentários estão no final do texto:

 

"Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre o falecimento de Kim Jong-II

Face a várias solicitações de diferentes órgãos de comunicação social sobre o falecimento de Kim Jong-Il, o PCP divulga a seguinte informação:
O PCP reafirma nesta ocasião a sua posição de respeito e solidariedade para com a soberania da República Democrática Popular da Coreia – RDPC, o direito que lhe assiste a determinar o seu rumo próprio de desenvolvimento em condições de paz e não ingerência nos seus assuntos internos, e o objectivo da reunificação pacífica da nação coreana.
Lembrando a posição há muito expressa face a fenómenos e práticas da realidade política coreana com as quais não se identifica, o PCP reafirma a solidariedade para com o povo coreano perante as pressões, agressões e tentativas de desestabilização do imperialismo, a que, desde a Guerra da Coreia no início dos anos 50, o povo coreano e a RDPC têm estado permanentemente sujeitos e, ao mesmo tempo, a mais firme rejeição da agenda intervencionista do imperialismo, designadamente dos EUA, na península coreana e região da Ásia-Pacífico.
O PCP expressou as suas condolências ao povo coreano e à direcção do Partido do Trabalho da Coreia pelo falecimento do seu dirigente Kim Jong-Il."
É injusto dizer que o PCP não evolui! Deixou de chamar camarada ao grande líder, pelo menos no seu comunicado. Mas estou convencido que lhe chamou camarada, grande pensador, etc., etc. nas condolências enviadas.
Quanto ao resto, é tudo evidente demais para comentar. Trata-se de um caso puramente clínica e não sei se a medicina moderna tem meios de tratamento. O desenvolvimento da doença leva a um final conhecido de todos, mesmos dos grandes líderes. 

5 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Caso contrário não seria PCP!

RioD'oiro disse...

Dizia Vinícios que um cientista russo teria afirmado que para a estupidez não haveria transplante.

Anónimo disse...

Obrigado, Zé, por difundires as posições do PCP, embora seja raro que tal aconteça. E sem atropelos, falsificações, caricaturas, ou outras malfeitorias.

Esse é o caminho, sem prejuízo do direito à opinião intelectualmente séria, digo, não avençada.

Edmundo Dantas

Pippo disse...

A RDPC e o povo coreano têm sido vítimas das "pressões, agressões e tentativas de desestabilização do imperialismo (...) desde a Guerra da Coreia no início dos anos 50"???

E eu a pensar que tinha sido a RDPC a iniciar essa guerra expansionista? Afinal estava enganado... :o)

Emanuel disse...

"Lembrando a posição há muito expressa face a fenómenos e práticas da realidade política coreana com as quais não se identifica, o PCP reafirma a solidariedade para com o povo coreano".