terça-feira, dezembro 13, 2011

Palavras grosseiras contra Putin provocam demissões em direção de revista

O redator-chefe do grupo de informação russo Kommersant, Demian Kudriavtsev, anunciou hoje ter apresentado a demissão do cargo devido à publicação na revista Vlast (Poder) de artigos com trocadilhos grosseiros contra o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.
"Na edição n.º 49 da revista Vlast foram infringidas normas internas do grupo editor Kommersant, padrões de ética profissional e a legislação da Rússia. A direção lamenta o sucedido e pede desculpa aos leitores e parceiros", escreveu no seu blog.
Kudriavtsev apresentou a sua demissão depois do multimilionário Alicher Usmanov, proprietário do grupo, ter despedido Andrei Galiev, diretor-geral do grupo, e Maksim Kovalski, redator do semanário Vlast.
Usmanov explicou os despedimentos com a publicação nos últimos números da revista de certos artigos que qualificou de violação da ética jornalística.
No seu número de 12 de dezembro, a revista Vlast publicou uma reportagem sobre fraudes atribuídas ao partido no poder Rússia Unida nas legislativas de 4 de dezembro ilustrado, por exemplo com a foto de um desenho de Putin no chão e com a inscrição de um trocadilho "Cutin, Paralho".
"Estas publicações estão no limite de um comportamento de pequeno holiganismo", declarou Uzmanov, citado pelo jornal gazeta.ru.
A vitória do Rússia Unida, dirigido por Vladimir Putin, com cerca de 49 por cento dos votos está a ser fortemente contestada na Rússia e está a provocar manifestações de protesto sem precedentes através do país.

2 comentários:

Jest nas Wielu disse...

O artigo sobre Khodorkovski em francês:
http://www.otograff.com/1102/pdf/
otograff-02-mikhail-khodorkovski-dissident-malgre-lui.pdf

Anónimo disse...

Era esse o palavrão? Que tristeza! Os russos têm tantos palavrões para lhe chamarem sem serem ofensas por que são verdadades, e limitarem-se a uma interjeição é uma treta, ainda por cima com trocadilho. Com essas mesmas c e p há tanta coisa que ele é...e já agora o querido Medvedev também...