sexta-feira, dezembro 09, 2011

Rússia na véspera de grandes manifestações de protesto


A oposição russa dividiu-se quanto ao local onde realizar a manifestação com vista a protestar contra os resultados das eleições parlamentares de domingo passado.
Inicialmente, a manifestação estava marcada para a Praça da Revolução, a poucos metros do Kremlin, mas autoridades pediram aos organizadores para transferirem o local, pois essa praça poderá não ser suficiente para albergar todos os manifestantes.
A julgar pela adesão ao evento nas redes sociais, na manifestação poderão participar mais de 50 mil pessoas.
A oposição liberal, na pessoa dos líderes do movimento Solidariedade, concordou em transferir o local da manifestação de protesto para a Praça Bolotnaia, um pouco mais afastada do Kremlin e com uma área bem maior, bem como a hora, que passou das 14 para as 18 horas de Moscovo (das 10 para as 14 horas de Lisboa).
Porém, grupos das extrema-esquerda como o Partido Nacional-Bolchevique e Frente de Esquerda consideram essa posição uma “traição” e insistem na realização da iniciativa na Praça da Revolução.
As autoridades russas estão a concentrar na capital grande número de polícias e de tropas do Ministério do Interior da Rússia, bem como carros blindados.
Na véspera, a polícia de Moscovo ameaçou intervir se os manifestantes violarem a lei.
“Para nós não há diferença, sejam cinco ou cinco mil a violar a lei. Nesses casos, iremos utilizar diferentes meios para dispersar os infratores”, declarou um porta-voz da polícia à Interfax.


Além disso, as autoridades civis ordenaram o prolongamento do horário escolar no sábado para que alunos e professores não participem no protesto.
Guennadi Onischenko, dirigente dos Serviços Sanitários da Rússia, recomenda a abstenção de protestos devido ao perigo de “gripes e constipações”
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de estarem por detrás dos protestos da oposição.
Manifestações de protesto estão também marcadas para mais de 50 cidades da Federação da Rússia.
Os três partidos da oposição que participaram nas eleições e elegeram deputados: Partido Comunista, Rússia Justa e Liberal-Democrático anunciaram que irão juntar-se a todas as manifestações de protesto, mas sublinham que “não ao nível do partido”.
A oposição acusa as autoridades de falsificação dos resultados eleitorais, que deram a maioria absoluta ao Rússia Unida, embora com uma queda substancial de votos.

5 comentários:

Anónimo disse...

eu lembro de uma manifestação anti cotas no rio de janeiro mais de 200 mil pessoas marcaram de ir apoiaram tal ato sabe quantas foram? NENHUMA MAIS NENHUMA MESMO e bem capaz que o maximo que va mesmo sao so umas 3 mil e olhe la.

Pippo disse...

JM, passou-se alguma coisa ao publicar a notícia? Ela repete-se vezes sem conta...

Europeísta disse...

Anonimo das 16:26,

as causas são bem diferentes, a população está indignada com a fraude nas eleições.

Anónimo disse...

e tem que ver se essas pessoas do facebook sao de fatos russas mesmo.

Ricardo disse...

Mais curioso de tudo é que o partido comunista é o que mais tras pessoas a esse protesto, vejam só quem é que está reclamando de fraude e repressão. Mundo da voltas mesmo.