quarta-feira, dezembro 28, 2011

Turquia aceitou passagem de gasoduto russo através do Mar Negro

 A Turquia autorizou a construção do gasoduto South Stream através do Mar Negro, anunciou hoje Vladimir Putin durante conversações com uma delegação de Ancara.
"Quero agradecer à Turquia por ter dado a autorização definitiva para a construção do gasoduto South Stream na sua zona económica", acrescentou o primeiro-ministro russo que agradeceu também à Comissão Europeia pelos apoios concedidos ao projecto.
"Trata-se incondicionalmente de um projecto europeu. Agradecemos à Comissão Europeia pelo apoio. Sabemos que apoia diferentes projectos de infraestruturas, nomeadamente o South Stream", acrescentou.
O dirigente russo recordou que na realização do projecto participam a empresa russa Gazprom, a italiana Eni, a francesa EdF e a alemã BASF.
Alexandre Medvedev, vice-presidente da Gazprom, fez saber que o país não vai renunciar à construção do South Stream mesmo que Moscovo chegue a acordo com Kiev sobre o controlo do sistema ucraniano que transporta gás da Rússia para a Europa.
Medvedev só não sabe ainda se o gasoduto vai entrar em Itália pelo norte ou pelo sul.
O South Stream vai fornecer gás da Rússia e da Ásia Central à Europa por um gasoduto construído a uma profundidade máxima de dois quilómetros no Mar Negro e com um comprimento de 900 quilómetros. Com uma capacidade anual de transporte de 30 mil milhões de metros de gás, vai prolongar-se à Áustria e Itália.
O gasoduto, cuja construção está avaliada em cerca de 10 mil milhões de euros vai ser o concorrente do Nabucco, gasoduto projectado pela União Europeia para transportar gás da Ásia Central através do Mar Cáspio.

16 comentários:

HAVOC disse...

Esse acordo é um tapa na orelha da Ucrania, que quer receber gás de graça da Rússia!

A Rússia deveria abandonar seus planos energéticos com a Ucrânia e abrir mais as portas com a China e outros países daquela região. Poderia até criar um gasoduto que iria de Sakhalin e chegaria ao Japão.

E após isso, fechar as torneiras das rede de gasoduto que vai para o solo ucraniano, bem no auge do inverno!

A Ucrânia é para a Europa Oriental o que a Argentina é para a América do Sul... Um eterno segundo lugar!

Wandard disse...

Sr. Milhazes,

Parabéns pelos últimos três tópicos postados. São um exemplo de informação jornalística imparcial.

Abraço,

PortugueseMan disse...

Dentro da linha daquilo que vou dizendo de vez em quando por aqui acerca da Rússia estar a levar tudo o que é fabricado lá fora para dentro do seu território e com isto deixar de estar dependente de terceiros, junto mais duas notícias recentes.

Modernized Il-476 Transport Assembled

Russia’s United Aircraft Corp. (UAC) has reported assembly of the first Il-476 flight prototype, a modernized version of the Ilyushin Il-76MD heavy transport aircraft...

...The Il-476 is the first aircraft of this type assembled in Russia. Previous Il-76 modifications have been manufactured at the Tashkent-based TAPO plant in Uzbekistan...


http://www.aviationweek.com/aw/generic/story_channel.jsp?channel=defense&id=news/asd/2011/12/23/07.xml&headline=Modernized%20Il-476%20Transport%20Assembled

Motor Sich, Klimov JV to start making missile engines

A joint venture between Motor Sich (MSICH UK) and Russia’s Klimov plans to start production of P95 engines for guided air-to-surface missiles in Dubna (Russia) in 2012, the head of the JV said yesterday. Motor Sich currently produces 300 R95 engines per year, with Russia being its key consumer. The establishment of a JV reflects Russian Defense Ministry intentions to create a full cycle of military equipment production inside the country...


http://concorde.ua/news/current+events/10178.html

Gilberto disse...

Gás/petróleo é coisa de pobre.

Wandard disse...

"Gás/petróleo é coisa de pobre."

Por isso que somos de uma nação pobre:))))))

Jest nas Wielu disse...

Bailado georgiano visita Ucrânia: http://www.sukhishvili.com

p.s.
o nosso piloto do iskander MAIS uma vez mudou a alcunha, será que ele é gratificado consoante o número de alcunhas?

Contra.facção disse...

Bom ano, moderadamente!

Anónimo disse...

"Por isso que somos de uma nação pobre:))))))"

Até que enfim o "nosso amigo" Wandard assumiu sua nacionalidade russa... Ou será que ele é venezuelano? Pois seus discursos são sempre iguais ao de Hugo Chavéz.

Gilberto disse...

"Por isso que somos de uma nação pobre:))))))"

Não tenha dúvidas.

Wandard disse...

"Até que enfim o "nosso amigo" Wandard assumiu sua nacionalidade russa... Ou será que ele é venezuelano? Pois seus discursos são sempre iguais ao de Hugo Chavéz."

Caro anônimo,


Se você não acompanha constantemente o blog, não teria como saber que tanto eu quanto o Gilberto Múcio somos brasileiros.

Wandard disse...

"Não tenha dúvidas."


E não tenho, a diferença para a Rússia é que somos pobres de poder, cultura (o povo), não o país e claro educação o povo e o país (nosso nível de ensino é péssimo) e o nível de conhecimento da população um desastre. Nossa população consegue ser mais tapada que a dos Estados Unidos.

Anónimo disse...

"E não tenho, a diferença para a Rússia é que somos pobres de poder, cultura (o povo), não o país e claro educação o povo e o país (nosso nível de ensino é péssimo) e o nível de conhecimento da população um desastre. Nossa população consegue ser mais tapada que a dos Estados Unidos."


Wandard,

O ensino russo médio também é um péssimo em muitos aspectos, mesmo a nível de país emergente, mas a diferença é que a Rússia universalizou o ensino médio muito antes mesmo até de países ocidentais.

Veja a classificação do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos):

http://www.oecd.org/dataoecd/54/12
/46643496.pdf

A Rússia está em 43 e o Brasil em 52 a diferença de pontos é menos de 10%, se você considera exemplo e grande coisa...


O ranking das 500 melhores universidades do mundo: 22 são chinesas, 7 brasileiras e apenas 2 russas:

http://www.shanghairanking.com
/ARWU2011.html


Outro ranking interessante sobre as 200 melhores universidades com institutos. 11 são chinesas, 4 brasileiras e nenhuma russa:

http://www.4icu.org/top200/


E sobre produção científica, somente a China e o Brasil se destacam no BRIC:

Fonte:

http://www.corposaun.com/pesquisa-
cientifica-china-brasil-destacam
/5480/

Trecho:

"O desempenho do Brasil foi considerado pela empresa como “poderoso”, se comparado com o lento avanço da Índia e o declínio da Rússia depois do fim da União Soviética, que na época da Guerra Fria lançou, em 1957, o primeiro satélite Sputnik e levou ao espaço o primeiro ser humano, Yuri Gagarin, em 1961. Mas é a China que vem apresentando grande crescimento da produção científica, a ponto de poder passar a frente dos Estados Unidos em 2020. De acordo com os analistas, a China ultrapassou todas as expectativas que se tinha há quatro anos, enquanto a Índia não avançou o esperado."


Diga-nos, Wandard, com a sua ilustre sabedoria, o que acontece com a educação e a ciência do Urso?

Ou será que estes rankings foram elaborados por algum instituto russófobo?

Wandard disse...

"Outro ranking interessante sobre as 200 melhores universidades com institutos. 11 são chinesas, 4 brasileiras e nenhuma russa:"


Mais um adepto dos rankings e quem sabe das citações, conforme as Monografias " segundo não sei quem tal coisa é isso"

Ora meu caro você encontra um ranking entre 200 universidades com 11 chinesas e 4 brasileiras, aí eu acho outro com 4 ou 5 chinesas e 1 única Brasileira, que na verdade é a USP e só essa. O raking é da Times Higher Education e daí, pesquisas e rankings de universidades não querem dizer nada, não é isso que mostra nível de ensino, educação e conhecimento de uma nação. A China vai passar á frente dos Estados Unidos em 2020, este ficará em segundo, o Japão em terceiro, a Índia em 4ª e a Rússia na 5ª posição como economia esta é a estatística da IMF, aí você pode arranjar outra diferente e contrapor e por aí segue. Continue nos rankings e dados da internet que eu continuo nas minhas pesquisas diretas.

Em 2020 quem sabe poderemos nos encontrar frente a frente.


Abraço,

Anónimo disse...

Wandard

Veja o disparate que escreveste:


"Mais um adepto dos rankings e quem sabe das citações, conforme as Monografias " segundo não sei quem tal coisa é isso"


Bacharel não é apto a elaborar estudos cientificos (não é aquele trabalhinho de conclusão de curso que está a imaginar).

Pesquisas e estudos científicos são feitos somente em Campus de universidade por pessoas aptas "Stricto sensu", ou seja portadores de doutoramento ou mestrado.

Apesar de a Rússia ter grande número de doutores e mestres, estes estão a ganhar pouco e os melhores emigram ao Ocidente, talvez seja o motivo pelo qual o país esteja estagnado na área científica.


Cumprimentos

Wandard disse...

Caro anônimo

Aconselho-o a procurar uma igreja se quer ensinar missa ao vigário. Se não entendeu o que eu quis dizer paciência. Quer discutir sobre títulos podemos nos encontrar se quiser e falar de pesquisas.

Esta discussão não vai levar a lugar algum, mantenha sua posição que eu sustento a minha.

Fico por aqui.

Cumprimentos



Saudações.

Wandard disse...

Caro anônimo

Aconselho-o a procurar uma igreja se quer ensinar missa ao vigário. Se não entendeu o que eu quis dizer paciência. Quer discutir sobre títulos podemos nos encontrar se quiser e falar de pesquisas.

Esta discussão não vai levar a lugar algum, mantenha sua posição que eu sustento a minha.

Fico por aqui.

Cumprimentos



Saudações.