domingo, janeiro 29, 2012

Rússia/Eleições: Mais de três mil automóveis circularam em Moscovo para exigir “eleições limpas”


Mais de três mil automobilistas desfilaram hoje no centro da capital russa nos seus carros para exigir a realização de "eleições limpas".
O desfile de automóveis teve lugar no Sadovoe Koltzo (Circular dos Jardins), estrada que atravessa toda a cidade de Moscovo.
Os organizadores calculam que nesta iniciativa participaram mais de três mil veículos, pois a fila de automóveis estendeu-se por toda a estrada circular.
A polícia recusou-se a avançar cálculos, por considerar que "a manifestação foi feita sem autorização".
"Juntou-se uma enorme quantidade de automóveis, os condutores fizeram fila para receber autocolantes e fitas brancas. Vejo que no Sadovoe Koltzo, nos dois sentidos, passam automóveis com bandeiras, colantes e balões brancos", declarou Andrei Filin, dirigente da Federação de Automobilistas da Rússia, uma das organizadoras do protesto.
Alguns dos automobilistas que não sabiam desta manifestação juntaram-se aos protestos pendurando lençóis e sacos de plástico brancos. A "caravana branca" não poupa as buzinas quando passa por grupos de transeuntes que se juntam na berma da estrada para saudá-la.
A cor branca é a cor do protesto da oposição russa contra as fraudes nas eleições parlamentares de 04 de dezembro e pela transparência das presidenciais de 04 de março.
Um dos automóveis transportava um fantoche de Vladimir Putin.
"O poder não satisfez as exigências apresentadas pelos manifestantes a 10 e 24 de dezembro, nomeadamente a realização de eleições limpas, por isso saímos para a rua", explicou aos jornalistas Vladimir Rijkov, um dos líderes da oposição não representada no Parlamento.
"É claro que viemos recordar que a oposição se prepara para realizar mais uma manifestação massiva em Moscovo a 4 de fevereiro", acrescentou.
As eleições presidenciais na Rússia estão marcadas para 04 de março e a oposição exige a realização de um escrutínio transparente.
Nas eleições, além do primeiro-ministro, Vladimir Putin, participam o dirigente comunista Guennadi Ziuganov, o líder nacionalista Vladimir Jirinovski, o dirigente do Partido Rússia Justa, Serguei Mironov, e o magnata Mikhail Prokhorov.
As últimas sondagens publicadas apontam para a realização de uma segunda volta, onde poderão participar Putin e Ziuganov.

1 comentário:

Europeísta disse...

Mas Sr. Milhazes, da outra parte tb nõ há interesse na divulgação da língua pelo mundo. ao contrário da Aliança Francesa da França, do Instituto Goethe da Alemanha, do Cervantes da Espanha e etc... não vemos outras sedes do Instituto Pushkin em outros países do mundo. Esse governo russo é bem provinciano mesmo! Eles não divulgam a língua além do espaço soviético, uma pena pois há muitas pessoas pelo mundo querendo aprender russo.