sexta-feira, janeiro 27, 2012

Sondagens apontam para segunda volta nas presidenciais na Rússia

Todas as sondagens realizadas por centros de estudo da opinião pública na Rússia mostram que o actual primeiro-ministro, Vladimir Putin, terá de disputar uma segunda volta nas eleições presidenciais, marcadas para 04 de março.
Uma sondagem realizada pelo Levada-Tzentr mostra que 39 por cento dos inquiridos tencionam votar em Putin, o Fundo Opinião Pública dá ao primeiro-ministro russo 44 por cento dos votos e o Centro de Estudo da Opinião Pública 45 por cento dos votos.
Em conformidade com os resultados desses estudos, o líder comunista Guennadi Ziuganov ficará em segundo lugar com uma votação entre os 8 e 10 por cento, o dirigente nacionalista Vladimir Jirinovski poderá conquistar de 5 a 9 por cento dos votos, Serguei Mironov, líder do Partido Rússia Justa, conseguirá entre 4 e 5 por cento, e o magnata Mikhail Prokhorov aparece em último lugar com 4 por cento.
Todos os estudos constatam uma queda da popularidade de Vladimir Putin a cerca de uma semana do início da campanha eleitoral.
Stanislav Govorukhin, dirigente da campanha eleitoral de Putin, acusou hoje o Presidente russo Dmitri Medvedev de não apoiar o primeiro-ministro na luta pelo Kremlin.
“Tenho a sensação de que ele [Medvedev] está…calado. Penso que seria mais digno se ele se envolvesse na campanha do homem que ele próprio apresentou como candidato a Presidente. Não vejo o seu papel ativo e isso é estranho”, declarou Govorukhin, numa entrevista ao diário Izvestia.
Govorukhin não excluiu a possibilidade de se realizar uma segunda volta, mas considera mais provável a vitória de Putin na primeira volta.

1 comentário:

PEDRO disse...

Se o Medvedev se envolvesse mais na campanha a favor de Putin iriam chover criticas e mais criticas.

Assim como não o faz também é criticado.

A meu ver está bem assim.
O Medvedev ainda é Presidente e tem de tratar dos assuntos da presidência, e não tem nada que andar a fazer campanha pelo Putin.
E nem este necessita.