segunda-feira, janeiro 02, 2012

Tadjiquistão: Homem vestido de Pai Natal assassinado por alegados fanáticos religiosos

Um jovem vestido de Pai Natal foi assassinado na capital tadjique alegadamente por indivíduos que gritavam palavras de ordem contra os "infiéis", informa a agência Interfax, citando um funcionário do Ministério do Interior do Tadjiquistão.
No entanto, a polícia que reconheceu o assassinato de um jovem de 24 anos, Parviz Davlatbekov, recusa-se a considerar que se trata um crime provocado por motivos religiosos.
"O jovem decidiu ir felicitar os seus parentes e vestiu-se de Pai Natal. Quando se aproximava da entrada do prédio onde vivia foi atacado por uma multidão de cerca de 30 jovens que gritavam: 'És infiel'".
"A vítima foi atingida por numerosas facadas o que o levou a falecer no hospital" precisou a fonte da agência russa.
"O assassinato de Davlatbekov é um facto real mas por enquanto, consideramos que é um crime comum", declarou o general Tokhir Normatov, comandante do Ministério do Interior do Tadjiquistão.
A 30 de Dezembro, o líder espiritual dos muçulmanos tadjiques, Saidmukarr Abdukodirzod declarou aos jornalistas que os enfeites das árvores na época do Natal, as danças e os cantares são costumes rejeitados pela cultura dos tadjiques e vão contra as leis do Islão.
Porém, a nível oficial, a população segue a tradição, herdada da União Soviética, de decorar as árvores no Ano Novo e organizam-se festas nos infantários com a participação de duas personagens do folclore russo: o "Avozinho Gelo" (semelhante ao Pai Natal) e a "Netinha Neve".
Poucos minutos antes da meia noite, o Presidente do Tadjiquistão, Emomali Rakhmon, fez o tradicional discurso de Ano Novo junto a uma dessas árvores.
O Tadjiquistão é um dos países mais pobres da Ásia Central, onde o fundamentalismo islâmico tem vindo a ganhar terreno. Faz fronteira com o Afeganistão e nos anos 1990 viu-se envolvido numa guerra civil.
Hoje, esta antiga república soviética, é uma das principais portas de entrada da heroína afegã em toda a região, na Rússia e Europa.

1 comentário:

Wandard disse...

"O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira (5) que o estudante de medicina Henrique Vasques de Haro, 21, morreu depois de cair em águas geladas na região de Kursk, no sudoeste da Rússia, perto da Ucrânia."

Gilberto,

Você o conhecia?