segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Liga dos Eleitores chama a atenção para sérias violações da lei eleitoral durante a campanha

A Liga dos Eleitores da Rússia considerou hoje que os três principais canais de televisão russos violam a lei ao fazerem “propaganda descarada” a favor do candidato Vladimir Putin.

A Liga dos Eleitores é uma organização social criada por escritores, jornalistas e outros conhecidos intelectuais russos depois das eleições parlamentares de 04 de dezembro, que, segundo eles, ficaram marcadas por sérias fraudes.
O seu objetivo é garantir a realização de eleições presidenciais de forma “limpa e transparente”.
“Os noticiários dos canais de televisão são um instrumento de propaganda aberta de Vladimir Putin. Sob a forma de informação sobre a atividade do primeiro-ministro, tem lugar uma propaganda descarada a favor de um dos candidatos”, lê-se num comunicado publicado.
Segundo a Liga, “Putin domina em todos os programas informativos, os canais federais seguem cada passo e cada palavra sua, vêem neles motivos informativos importantíssimos”.
“Toda a informação que vem do primeiro-ministro é apresentada como verdade absoluta, não é alvo de análise de especialistas, os opositores não têm direito a comentários”, frisa-se.
“Desse modo, os canais televisivos federais são, de facto, porta-voz de um só candidato, impingindo na consciência social a ideia de que ele é o vencedor antecipado, não tem concorrentes”, acrescenta a Liga dos Eleitores.
Esta organização critica também o facto de Putin se ter renunciado aos debates eleitorais com outros candidatos, considerando isso um “insulto” também aos eleitores.
“Todas essas violações põem em dúvida o carácter limpo da actual campanha eleitoral”, previne essa organização.
A Liga exige da direção dos canais de televisão que ponha fim a esse tipo de violação e chama a atenção da Comissão Eleitoral, que deve controlar o cumprimento da lei.
“Caso contrário, milhões de pessoas considerarão a campanha presidencial, tal como a parlamentar, desonesta, não livre, injusta e, no fim de contas, ilegítima, o que poderá provocar sérias convulsões na sociedade e no Estado”, conclui.
As eleições presidenciais realizam-se a 04 de março.

1 comentário:

Europeísta disse...

Infelizmente, com aquele presidente da comissão eleitoral, não se pode esperar eleições limpas na Rússia. Na verdade, a Rússia nunca foi democrática. Sempre foi uma ditadura disfarçada. Eu sou daqueles que acha que pouco coisa mudou desde o fim da urss na Rússia. A Rússia só mudou de aparência, sua essência continua a mesma.