quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Sanções da UE contra a Bielorrússia são um elemento de pressão através da força, Putin

O primeiro-ministro e candidato a Presidente da Rússia, Vladimir Putin, considerou hoje que as sanções da EU em relação à Bielorrússia são um “elemento de pressão através da força” e sublinhou que elas não influem nos processos de integração entre Moscovo e Minsk.
“No que respeita a sanções em geral, sabem qual é a nossa posição. Regra geral, no mínimo, são ineficazes”, declarou ele perante militantes de várias organizações que o apoiam nas eleições presidenciais.
Citando os exemplos da Líbia e Iraque, Putin concluiu: “Esses exemplos mostram que, independentemente das sanções empregues, tudo isso conduz à intervenção. Claro que se trata de um elemento de pressão através da força”.
O dirigente russo considerou as sanções de Bruxelas contra Minsk “inaceitáveis e sem sentido”.
 “Espero que, mais tarde ou mais cedo, a situação entre a União Europeia e a Bielorrússia volte a normalizar-se. Mas isso não influi de forma aluma nos nossos processos de integração no quadro da União Eurasiática. Disso tenho a certeza”, Putin condenou as sanções, considerando-as “um elemento de pressão através da força”.
A UE anunciou, na véspera, em comunicado que decidiu aplicar novas sanções à Bielorrússia congelando os bens e proibindo a emissão de vistos na Europa para 21 figuras ligadas aos aparelhos judicial e policial e consideradas responsáveis pela detenção e condenação de opositores do regime.
A decisão foi tomada numa reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros, em Bruxelas.
A Bielorrússia tem sido alvo de sanções de países ocidentais devido ao aumento das detenções de opositores após a contestada reeleição em 2010 do presidente Alexandre Lukachenko numa votação marcada por graves irregularidades, de acordo com observadores.
A Bielorrússia respondeu chamando os seus embaixadores na União Europeia e na Polónia para protestar contra as novas sanções europeias impostas devido à repressão por parte do regime do presidente Alexandre Lukachenko.
"O representante permanente da Bielorrússia na sede da União Europeia (UE) e o embaixador bielorrusso na Polónia foram chamados para consultas", anunciou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros desta ex-república soviética.
"O chefe da missão da UE e o embaixador da Polónia em Minsk foram convidados a regressar às suas capitais" para comunicarem às respetivas hierarquias que "é inaceitável para a parte bielorrussa as pressões e as sanções", indicou o governo.
Os embaixadores dos países da  UE em Minsk abandonaram a Bielorrússia para consultas com os seus governos.

4 comentários:

FAB-1980 disse...

Porque todo país tem que seguir a ideologia ocidental?

Essas sanções aplicadas contra países são um instrumento de pressão através da força. É esse tipo de atitude que força países pobres á buscar armamento nuclear!!!

Porque hoje é sanção; Amanhã é intervenção militar forjada de operação humanitária, e depois, destituição do líder deste país!!!

Ou você tem armas nucleares e está protegido, ou você não tem armas nucleares e espera ser invadido...

É por isso que em partes eu defendo o Irã, pois este país sofre ataques de todos os lados... E isso bem antes de ter iniciado o seu programa nuclear. E a mesma coisa vale para a Síria e Belarus.

País respeitado no cenário mundial é país que tem bomba nuclear. O resto está sujeito á ser invadido!!!

Essa é a mais pura realidade. E o povo russo deveria dedicar 1 dia por ano em ação de graças ao arsenal nuclear russo, pois se não fosse por ele, hoje a Rússia seria uma Iuguslávia, esfacelada em 1.000 pedaços!!! E o mesmo vale para a China.

Se o Paquistão tem ogivas nucleares, o Irã tem todo o direito de possuir também!!!

PEDRO disse...

Esta UE é cada vez vez mais patética.

Atolados de problemas internos, mas tem sempre tempo para mandar postas sobre o que os outros devem fazer.
Tenho vergonha desta UE, desta bicharada de arrogantes, bárbaros, que exploram-nos a nós todos os dias e ainda se colam aos Americanos para meter as patas sujas em países não-alinhados.

Existe a crise da dívida de alguns países, mas nunca falta dinheiro para apoiar e financiar extremistas islâmicos na Síria e na Líbia.

Dos lideres de países da UE nem um único merece alguma consideração. Nem um Único. Andam todos a pela mesma bitola, pois seguem um determinado modelo que lhes pedem que sigam.

Anónimo disse...

A Bielorrússia é um dos poucos países pós-soviético que anda não se curvou ao ocidente.

Europeísta disse...

Eu acho engraçado o tútilo desse presidente de Belarus como "O Último Ditador da Europa", o último? E os da Ucrania, Azerbaijao, Armenia e, enfim, da própria Rússia são o que? Democratas?