terça-feira, fevereiro 21, 2012

Vladimir Putin irá ser eleito Presidente à primeira volta, sondagem

O dirigente do Centro de Estudo da Opinião Pública da Rússia (VTSIOM), Valeri Fedorov, revelou hoje dados de uma sondagem que dá a vitória ao primeiro-ministro Vladimir Putin na primeira volta das eleições presidenciais.
“Segundo o prognóstico do VTSIOM, as eleições terão apenas uma volta, Putin vencerá com 58,6 por cento dos votos”, declarou Fedorov numa conferência de imprensa.
“Guennadi Ziuganov [líder comunista] ficará em segundo lugar e conquistará apenas 14,8 por cento dos votos; Vladimir Jirinovski [candidato ultranacionalista] conseguirá 9,4; Mikhail Prokhorov [magnata russo] terá 8,7 e Serguei Mironov [dirigente do Partido Rússia Justa] ocupará o último lugar com 7,7 por cento dos votos”, acrescentou.
Valeri Fedorov frisou também que “apenas 18 por cento dos russos não acreditam que as eleições serão limpas”. а

As eleições presidenciais deverão realizar-se a 04 de março.
As várias forças políticas preparam-se já para o dia seguinte ao escrutínio.
As forças da oposição a Vladimir Putin anunciaram ontem que tencionam juntar-se na Praça Lubianka, no centro de Moscovo, para contestar a legalidade das eleições e hoje de manhã tencionavam entregar o pedido de autorização na Câmara de Moscovo.
Porém, quando chegaram ao local, depararam com representantes de organizações pró-Kremlin que pretendiam fazer o mesmo pedido e para o mesmo local a fim de festejar a vitória de Vladimir Putin.
Apoiantes e adversários de Putin envolveram-se em confrontos que obrigaram à intervenção da polícia.
“Na manhã de 20 de fevereiro, as organizações pró-Kremlin foram as primeiras a apresentar às autoridades de Moscovo o pedido de autorização para realizar manifestações nos dias 4 e 5 de março”, declarou Mikhail Dukhovitch, porta- voz da chamada “Oficina de Acção Única”, acusando representantes da oposição de terem perturbado o trabalho da Câmara da capital russa.
Porém, Serguei Udaltsov, um dos dirigentes da oposição, disse que os ativistas pró-Kremlin entraram no edifício de forma ilegal e negou que os opositores tenham provocado incidentes.
“Passei aqui toda a manhã, os nossos apoiantes comportaram-se de forma absolutamente pacífica. Os ativistas pró-Kremlin colaram-se e começaram a empurrar as pessoas, o que provocou pequenas rixas. Mas nós não as provocámos”, defendeu.
Segundo analistas políticos contactados pela Lusa, esta bipolarização poderá provocar uma grave crise política na Rússia depois das eleições presidenciais.

5 comentários:

Anónimo disse...

Grande notícia, muito nova, já vamos todos ficar mais descansados.
A Rússia não tem emenda. Putin só sai de lá morto, daí a pressa em arranjar maneira de não morrer. São assim os loucos. Só que este é louco com um poder nunca visto.Só conseguirão incomodá-lo quando lhe expuserem em público os grandes segredos.
Assim, vai repetir-se a história: porrada com fartura ou fica tudo na mesma.

Anónimo disse...

Com candidatos como Zyuganov e Zhirinovsky, até eu teria grandes chances !

Europeísta disse...

Concordo com o anonimo das 12:56, muma eleição com esses candidatos até o Ocidente está apoiando Putin. Realmente, não existe eleições na Rússia, além da fraude e evidente manipulação ainda tem mais essa!

Anónimo disse...

Ainda bem para a europa e para Portugal que o Putin vai ganhar. isso é sinónimo que a tirania americana vai ser travada, e a nova ordem mundial tem os dias contados. força Russia, Força putin, só Putin nos poderá salvar da escravatura que os falsos democratas de bruxelas nos querem impor a mando dos states.

g_afim disse...

O que acho ridiculo, é gente que apoia Putin porque... são contra os EUA. É verdade que os EUA fazem porcaria, mas não são responsáveis por todo o mal do mundo. Este Putin é um ditador que faz culto da personalidade. Deus queira que não acabe como o da Roménia.