quinta-feira, março 22, 2012

Moscovo transfere fortes reforços militares para Daguestão, imprensa

Pelo menos 30 mil soldados do Ministério do Interior da Rússia foram transferidos nos últimos dias da Chechénia para o Daguestão devido ao agravamento da situação nessa república do Norte do Cáucaso, revelou hoje o diário Nezavissimaia Gazeta.
Segundo este jornal russo, a transferência de efetivos policiais irá continuar porque “no último ano, no Daguestão correm boatos de possíveis operações militares e de quase guerra nessa república depois das eleições do Presidente da Rússia e na véspera dos Jogos Olímpicos de Sochi em 2014”.
O jornal considera que esta deslocação “não é completamente lógica”, pois os militares não são o melhor meio para combater pequenos grupos de terroristas que combatem nas florestas.
“Os guerrilheiros que atuam nessa região são originários das vilas vizinhas, conhecem muito bem o local, enquanto que os efetivos de alguns destacamentos especiais, regra geral, não sabem com quem combatem, não compreendem a situação, para não falar da especificidade religiosa, e por isso podem provocar grandes prejuízos”, sublinha o Nezavissimaia Gazeta.
O jornal russo chama a atenção para o fato de o aumento das atividades da guerrilha separatista no Daguestão ser fomentada por causas económicas, nomeadamente pelo Kremlin não ter feito aí investimentos de vulto nos últimos dez anos.
Além disso, a corrupção é outra chaga que contribui para a deterioração da situação naquela república do Norte do Cáucaso russo.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Cáucaso parece ser um pequeno médio oriente dentro da Rússia. Por lá há uma explosão demográfica (3,5 filhos por mulher) aliada a pobreza e o fundamentalismo religioso...

Pippo disse...

"O jornal russo chama a atenção para o fato"??? Fato??? E esse fato é compostos por quê, por calças e "terno"?

É a moda do "acordo" ortográfico, que faz com que eu escreva "o cagado está de fato na praia"?