terça-feira, abril 24, 2012

Aldeia de Yanukovych contra os ciganos

Texto enviado pelo leitor Jest:

"Na aldeia de Novi Petrivtsi na província de Kyiv, o Conselho municipal da localidade proibiu a entrada dos ciganos no cemitério local durante os dias 22, 23 e 24 de Abril.

A decisão foi tomada na reunião do Comité executivo do Conselho municipal e foi publicada na sua página oficial.

“A questão principal debatida era a ordem da comemoração dos dias em memória dos falecidos, que calham em 22, 23 e 24 de abril de 2012. Na reunião foi acordado, tal, como no ano passado, proibir o acesso às pessoas da etnia roma (ciganos) ao cemitério,” – diz o comunicado.

“Garantir a aplicação da presente decisão irá o agrupamento da polícia de choque “Berkut”, cujos elementos irão patrulhar o cemitério nos dias memoriais entre 10h00 e 18h00, garantindo a ordem pública e permitindo aos moradores de Novi Petrivtsi recordar os seus parentes e familiares falecidos”, acrescentaram os responsáveis municipais.

No território deste Conselho municipal se situa o complexo residencial do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych. O presidente do Conselho, Radion Staretskiy é tido como uma pessoa leal ao Yanukovych. Em 2011 ele recorreu ao tribunal para proibir o piquete jornalístico da residência em Mezhigirja.

Fontes:

14 comentários:

Anónimo disse...

O leitor mais primário gritará "racismo", mas os que sabem mais umas coisas se calhar dirão que é para evitar roubos...

Jest nas Wielu disse...

"os que sabem mais umas coisas" devem ser adeptos do nazismo e do 3o Reich...

Anónimo disse...

Não mais do que os adoradores do Stepan Bandera...

Gilberto disse...

Adeptos do 3º Reich eram/são os khokhol bandeiristas.

--

Mas é uma lei bizarra, claro.

Pippo disse...

Quando viajei pelos Balcãs, as duas únicas vezes que me foram ao bolso (literalmente!) foi com malta cigana...

PS - Jest, como também gostas de defender os georgianos, etc., defende agora os ciganos pois eu chamei-os de "malta". Apresenta outra queixa à PSP sff ;0)

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

De tanto brincares com as queixas, se calhar podes se entregar à PSP voluntariamente, será mais simples e ainda podem ter em consideração o seu arrependimento.

Gilberto Mucio está me surpreender, uma coisa é criticar os nacionalistas ucranianos, outra é ser xenófobo para com a Nação ucraniana... Não é por acaso gostou tanto dos "Protocolos..." Onde está a sua consideração pelos comunistas ucranianos?

Pippo disse...

2 Jest

Olha que essa opção seria engraçada, mas depois tirar-te-ia todo o divertimento. Vá, dá lá corda aos teus sapatinhos e apresenta a queixa à PSP contra o Pippo, que chamou os ucranianos e os ciganos de "malta". :0D

PS- não obstante a queixa, da qual espero ser notificado na esplanada, o facto é que nos Balcãs só fui mesmo incomodado por ciganos. Também deve ser racismo da minha parte, presumo eu...
Quem sabe se esta lei bizarra não teve por móbil o evitar-se os roubos por parte dos ciganos ucranianos?

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo (Filipe e tal...)

Se achas que essa opção seria engraçada, então concretize a, o meu divertimento pode esperar por uma outra altura...

Racismo é uma coisa que nenhuma instituição em Portugal irá tolerar...

Pippo disse...

Tens toda a razão: "Racismo é uma coisa que nenhuma instituição em Portugal irá tolerar". Aliás, em Portugal, Moçambique, Ucrânia ou Rússia.

Só não sei é se ainda não reparaste que o único racista aqui és tu..

Já insultaste por várias vezes os russos em geral e os moscovitas em particular; és tu o único que diz que a expulsão dos polacos de Moscovo em 1612, foi um "acto inconstitucional" de "terrorismo urbano" praticado por "separatistas moscovitas", etc.
És um racista, portanto, xenófobo, russófobo e assim a modos que rutenazi.

PS - Olha, choraste tanto que eu acedi ao teu pedido e fui à PSP dar-me como culpado de ter chamado os ucranianos de "malta". Os agentes riram-se e responderam "deixe estar, essa malta ucraniana fala muito mas não faz nada! São todos mansos, não sei se me está a perceber...". E pronto, com esta resposta, tive de voltar para casa, triste e desiludido por não poder ser preso a ordens do Jest. Agora peço-te que insistas na queixa e faças pressão junto das autoridades tropical-ucranianas. Mas despacha-te, que quero ver se ainda consigo ser notificado antes do Verão acabar. É que isto de não se ser notificado na esplanada não dá gozo nenhum!

Gilberto disse...

Jest,

me referi aos banderistas.

Ou será que todos os ucranianos são banderistas(nazi-fascistas)?

Jest nas Wielu disse...

2 Gilberto Mucio

V. Excia é xenófobo e chauvinista, independentemente da cor política, só os os xenófobos se referem às outras nacionalidades como "tugas", "macarónicos" ou "boches"...

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

A sua inquietação quando ao racismo / PCP me agrada muito bastante…

Não vejo como a minha opinião sobre "acto inconstitucional" datado de 1612 e praticado por "separatistas moscovitas" pode ser considerado de maneira como a consideras (quer os polacos, quer os moscovitas aparentemente são eslavos), agora, a sua opinião sobre os acontecimentos em África, já é uma outra coisa.

Uso do termo “rutenazi” é um exemplo claro da xenofobia e discriminação, pois pretende equiparar um sub-grupo étnico, a uma ideologia, pretende suscitar o ódio contra os naturais da Ucrânia Ocidental, muitos deles residentes em Portugal, bons trabalhadores e contribuintes para o desenvolvimento económico do seu país.

Pippo disse...

2 Jest

Ainda bem que te agrado. Fico à tua espera na esplanada. Traz uma flor do cabelo, para eu te reconhecer. :0D

Quanto ao termo "rutenazi", não poderia utilizar outro. Os únicos nacionalistas "ucranianos" que passam o tempo todo a enxovalhar os seus "irmãos eslavos" russos são os da Ruténia, pois os da Ucrânia Oriental até gostam bastante dos seus irmãos da "Moscóvia". Mas olha, não te preocupes, "rutenazi" equipara-se a outros apodos por ti usados contra os moscovitas, alguns dos quais também vivem e trabalham aqui, sendo bons elementos que contribuem para o desenvolvimento económico do meu país.

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

1) Combinado :-)

2) Gostaria de ver os tais "apodos" por mi usados contra os moscovitas, pagaria para ver :-)